Entendendo os termos do Scrum com La Casa de Papel
O Scrum team de La Casa de Papel
E aí, que tal se especializar com a gente?

Entenda como a metodologia ágile Scrum está presente na série Lá Casa de Papel!

Descubra como a metodologia ágile Scrum foi implementada em uma das séries mais bem sucedidas da Netflix e aproveite para entender melhor sobre o tema!

Matheus Ferreira
Por: Matheus Ferreira
Entenda como a metodologia ágile Scrum está presente na série Lá Casa de Papel!

Com certeza você já ouviu falar da série La Casa de Papel, certo? Mesmo que você ainda não tenha assistido essa série incrível, aposto que já escutou seus amigos fazendo diversos comentários sobre ela.

Não é novidade para ninguém que essa série da Netflix é um sucesso mundial e vem inspirando milhares de fãs, porém, o que quase ninguém sabe é que ela está diretamente relacionada com a metodologia Agile Scrum. É isso mesmo que você ouviu.

Continue lendo esse artigo e vou te provar isso!

Antes de mais nada, precisamos entender o que é e como funciona a metodologia Scrum. Essa metodologia possibilita a otimização no processo de criação e construção de produtos.

Inicialmente o Scrum era ligado de forma exclusiva ao setor de tecnologia, porém, com o passar dos anos, ele vem sendo utilizado para o desenvolvimento de qualquer tipo de produto e se tornou uma das formas mais utilizadas para o gerenciamento de projetos.

A forma como um produto é projetado e construído nessa metodologia é bem diferente da convencional, e no geral, possui grande aplicação em projetos mais complexos, onde se é difícil fazer um planejamento completo mais à frente.

Entendendo os termos do Scrum com La Casa de Papel

Para que você possa utilizar o Scrum no seu dia-a-dia, primeiramente é necessário entender os principais termos dessa metodologia, e nada melhor do que aprender esses termos de uma forma descontraída com La Casa de Papel, vamos nessa?


Essa é a lista de atividades que devem ser realizadas para que os objetivos sejam alcançados. No caso de La Casa de Papel, são as atividades necessárias para que o roubo da Casa da Moeda ocorra de maneira segura.

De acordo com a Sprint Backlog, uma ou mais atividades devem ser realizadas em período de tempo determinado, como por exemplo, efetuar 15 dias de treinamento de tiro ao alvo para efetuar um assalto impecável.

Essa etapa é responsável pelo planejamento da sprint, através dela são discutidos atrasos, pontos de melhoria e as prioridades. Ao longo da série fica claro essa etapa do processo. O "professor", líder da equipe, efetua alinhamento constante com sua equipe, gerindo de maneira muito eficiente todos os processos do roubo.

Apesar da curta duração do roubo da Casa da Moeda, o líder da equipe mantinha um contato diário com todos o demais membros da equipe, e é justamente isso que o conceito de Daily Scrum, efetuar um controle diário de produtividade.

Sprint meeting review: Após todas a ações tomadas pela equipe de La Casa de Papel, sempre havia um análise das ações tomadas e essa é a definição de Sprint meeting review.


Além desses termos, a metodologia Scrum faz distinção entre os cargos desempenhados por cada membro, a seguir iremos mostrar o papel dos personagens de La Casa de Papel no time Scrum. Bora nessa!

O Scrum team de La Casa de Papel

Professor: o Scrum Master

Scrum Master

O Professor, líder dos outros 8 integrantes de La Casa de Papel, é um dos personagens mais icônicos da série. Ele foi responsável por elaborar um plano quase perfeito para um roubo histórico.

Em toda a série é possível observar que ele é o grande responsável por gerenciar as decisões mais importantes, ficando sempre à cargo dele a decisão final. Aliado a isso, ele é o grande responsável pelo treinamento de todo o time, fazendo com que todos comprem suas ideias e estejam motivados a efetuar um bom trabalho.

Uma outra característica muito boa do Professor, e que deve ser seguida por todos Scrum Masters é a capacidade de selecionar um bom time. Na série fica claro que ele efetuou um processo de seleção muito bem feito, onde todas as peças do seu time possuíam um papel fundamental na engrenagem.

Todas essas funções desempenhadas pelo Professor, são justamente funções desempenhadas por um Scrum Master, e por isso, o Professor pode ser considerado a peça mais alto escalão de todo esse time, pois sem ele, nenhuma ideia teria saído do papel.

Berlim: o Product Owner

Product Owner

É inegável que o personagem Berlim possui um papel fundamental no roubo da Casa da Moeda. Sem ele essa ação jamais poderia ocorrer. Através da sua liderança, ele foi responsável por manter os valores e os objetivos do time alinhados com o Professor, o Scrum Master.

Ao longo de toda a série fica claro que Berlim é responsável por fazer o intermédio entre o Professor e os demais membros do time. Além disso, a todo momento, Berlim busca antecipar os problemas, levando hipóteses para possíveis falhas no plano.

Apesar de sua grande inteligência e capacidade de gerenciamento, Berlim apresentou algumas falhas que não são desejáveis em um bom Product Owner, como por exemplo, falta de estabilidade emocional e um ar de superioridade em relação aos demais. Esses defeitos fizeram que em muitos casos Berlim perdesse o respeito perante os demais integrantes.

Portanto, é necessário filtrar os pontos positivos desse personagem e rejeitar o pontos negativos, fica a dica!

O Scrum Team

Scrum Team

Os demais membros da equipe são responsáveis por efetuar as tarefas designadas por Berlim através da sprint. No caso do roubo da Casa da Moeda, é possível observar que as sprints possuem curta duração, devido a pequeno tempo de execução de todo projeto.

O que faz desses integrantes um time de sucesso, é que cada um sabe exatamente qual sua função na operação. Houveram meses de qualificação de todo time e isso explica o entrosamento de todos.

É muito importante tirar essa lição de La Casa de Papel, pois nesse caso a realidade copia a ficção. É fundamental investir em qualificação para os membros de sua equipe, pois além de funcionários mais bem preparados isso mostrará a importância de cada um dentro do planejamento de trabalho.

E aí, que tal se especializar com a gente?

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira

Grad. em Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Atuou como bolsista no PET (Programa de Extenção Tutorial), onde desenvolveu um protótipo para o auxílio da didática de Redes Industriais, além de ministrar minicursos de Arduíno e participar de projetos sociais. Atualmente, ê integrante do projeto de iniciação científica "Sistemas de gestão de micro fontes de energia elétricas em redes BAN" e integrante da área de aerodinâmica da equipe IFly aerodesign. Possui certificação pelo SENAI, no Programa Futuros Engenheiros e também possui curso técnico em Eletromecânica com ênfase em transporte ferroviário. Formação em White Belt Lean Seis Sigma, Master em Excel, VBA Aplicado a Negócios, Gestão do Tempo e Produtividade Pessoal Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Banner do curso "Introdução ao Agile Scrum"

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Introdução Agile Scrum

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.