O Scrum Master é o responsável por transmitir os ensinamentos e valores da metodologia ágil Scrum.
Sendo um dos 3 papéis do Scrum Team, juntamente com o Product Owner e o Time de Desenvolvimento, ele trabalha para facilitar o trabalho de toda a equipe. Principalmente no que diz respeito à compreensão dos conceitos do Scrum.
Ou seja, ele é o especialista do framework Scrum e da gestão ágil de projetos.
Então, para saber mais sobre como o Scrum Master atua e qual sua relação com os outros membros da equipe, continue lendo este artigo. Você vai encontrar por aqui os seguintes tópicos:
O Scrum Master é o membro do Time de Scrum que detém, em geral, maior conhecimento sobre esse framework. Logo, ele é responsável por potencializar o trabalho da equipe e garantir que todos entendam e apliquem os princípios.
É o Scrum Master que facilita diversos processos do Scrum, como as daily meetings, reuniões de planejamento de Sprint, produção de relatórios, review, retrospectiva e refinamento.
Uma das principais características desse profissional são as soft skills, que são habilidades de comunicação, facilitação e política que são extremamente importantes para a ocupação dessa posição.
Um Scrum Master deve possuir uma série de soft skills essenciais para desempenhar efetivamente o seu papel.
Algumas das principais soft skills que um Scrum Master deve possuir são:
Veja algumas das soft skills mais importantes na imagem abaixo:
Além disso, ele precisa ser proativo e disposto a fazer as mudanças necessárias, além de remover os impedimentos levantados pela equipe durante a execução de cada Sprint.
O Scrum Master deve ser neutro, pois tem como objetivo desenvolver a independência do Time de Scrum, para que consigam chegar a soluções sozinhos.
Assim, pode-se dizer que o Scrum Master é o líder técnico da equipe, como um gerente de projetos, o orientador que guia o Product Owner quanto ao Time de Desenvolvimento a trabalhar no projeto nos moldes do Scrum.
A primeira coisa que deve ser dita quanto às funções do Scrum Master é que ele é um facilitador. Isto é, ele busca facilitar e potencializar as habilidades de todos os integrantes da equipe envolvida no projeto Scrum.
Ele trabalha para que tanto o Product Owner quanto o Time de Desenvolvimento consigam se comunicar de forma direta, sem sua interferência.
Dessa forma, o Scrum Master conseguirá atingir um dos objetivos de metodologias ágeis como o Scrum, que é a construção de times auto-organizados, capazes de agirem de forma independente, direcionando o rumo do projeto.
E, então, para exercer esse papel de facilitador, vamos citar a seguir 5 questões que devem ser administradas de perto pelo Scrum Master.
Uma função importante desse membro do Time de Scrum é a de garantir a remoção de impedimentos que surgem durante as Sprints e atrapalham no cumprimento da meta estabelecida para cada uma delas.
Assim que o squad de Desenvolvimento identifica um impedimento, o Scrum Master deve agir para remover esse problema. Para isso, ele pode agir por si mesmo ou mobilizar recursos e pessoas.
Para tratar desses impedimentos, não basta propor soluções temporárias ou que atinjam pequenos pontos do problema.
Pelo contrário, deve-se buscar as causas raízes do problema, que pode ser feito por meio do Diagrama de Ishikawa, para poder eliminar o impedimento de forma conclusiva.
O Scrum Master deve ser capaz tornar o time mais proativo, buscando uma melhoria contínua. Como consequência, é necessário fazer uma análise sobre quais problemas podem surgir.
Por este motivo, o Scrum Master deve ter capacidade analítica para identificar questões que ainda não tenham sido observadas. É fundamental fazer inspeções sobre o Scrum e o progresso da Sprint para prever alterações indesejadas.
Ainda sobre o Time de Desenvolvimento, o Scrum Master deve ajudar e orientar para que consigam cumprir e praticar os eventos Scrum, como a Daily Scrum, reunião diária de 15 minutos onde é feito o alinhamento sobre as atividades do dia anterior e definindo o serviço do dia atual.
Em relação ao Product Owner, o Scrum Master deve orientá-lo de forma que ele consiga montar o Product Backlog de acordo com o Scrum, ou seja, priorizando os requisitos certos para obter o maior valor possível.
Além disso, o Scrum Master deve secertificar de que o Product Owner está mantendo o Product Backlog atualizado, adicionando os incrementos que são verificados como necessários após reuniões com o cliente e com o Time de Desenvolvimento, principalmente após a entrega de cada Sprint.
Lembre-se de que o único que tem o poder decisório no Time de Scrum é o Product Owner, logo o Scrum Master deve ajudá-lo a tomar essa decisão visando sempre o bem maior, que é o desenvolvimento do produto gerando o máximo de valor para o cliente.
Como você já deve imaginar, o Scrum Master tem como função ensinar sua equipe a realizar vários processos até que ela possa se autogerenciar.
Nesse sentido, o profissional precisa se tornar um verdadeiro coach, incentivando toda a equipe e assegurando que as regras sejam seguidas.
Sobretudo, o treinamento também é primordial para melhorar as habilidades do time e gerar um bom trabalho.
A essa altura, já deve ter ficado bem claro que o Scrum Master preza pelo cumprimento do Scrum, agindo como um líder técnico, a voz da sabedoria para todos os envolvidos no projeto.
Para isso, ele trabalha para promover todas as mudanças organizacionaisque sejam necessárias para o bom cumprimento do Scrum. E não somente pelo cumprimento do Scrum, mas também para facilitar o trabalho da equipe, aumentando a efetividade de todo o time.
Por exemplo, se um impedimento identificado pelo Time de Desenvolvimento é causado pela estrutura da empresa, o Scrum Master trabalhará de forma persistente para mudar essa estrutura, independente do quão difícil e lento isso possa parecer.
Essa é uma atribuição importantíssima desse profissional, essa transição entre o Time de Scrum e a organização encarregada do projeto.
É por meio de suas habilidades políticas e de comunicação que ele consegue promover o alinhamento dos objetivos de ambas as partes, assegurando, portanto, o sucesso do projeto.
Além disso, o Scrum Master utiliza técnicas que facilitam a conciliação para a construção de um consenso entre stakeholders, identifica e remove barreiras que afetam a performance do time e promove uma cultura de melhoria contínua. Com incentivo às práticas ágeis que facilitam o desempenho do time e da empresa.
Ele atua como um agente de mudança, capacitando o time a adotar novas formas de trabalho e engajando líderes e equipes para apoiar a visão do projeto e as necessidades do cliente.
Para que o Scrum Master consiga dominar a metodologia e aplicá-la, existem 3 pilares dentro do Scrum que são relevantes e podem ajudá-lo no processo. São eles: a transparência, a inspeção e a adaptação.
É sobre ter uma visão ampla do que está acontecendo. Todos que estão no time devem ter clareza sobre o processo do qual fazem parte. Pouca transparência aumenta o risco das ações.
Todo projeto Scrum deve ser inspecionado com frequência para garantir sua qualidade e impedir problemas. Assim, o Scrum Master poderá corrigir o que for necessário em um curto período de tempo.
O terceiro pilar permite que se façam adaptações dependendo do que for necessário. Dessa maneira, ajustes são feitos para que seja possível chegar no melhor resultado.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre como funciona a metodologia Scrum, entenda agora quais os papeis e eventos do Scrum com o Descomplica Voitto! Assista o vídeo:
Descubra como impulsionar a agilidade e a eficiência dos seus projetos com o curso gratuito de Introdução ao Agile Scrum da Voitto.
Aprenda os fundamentos do framework Scrum, melhore a colaboração da sua equipe, aumente a produtividade e entregue resultados de alto valor aos seus clientes.
Não perca essa oportunidade de se destacar no mercado e alavancar o sucesso dos seus projetos. Matricule-se agora e comece a trilhar o caminho da agilidade!
Ah! E utilize o cupom BLOG100 para garantir esse curso gratuitamente!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!