O que é Semiótica?
O que é uma Análise Semiótica?
Qual a relação da Semiótica com o Marketing Digital?
Casos de sucesso usando a semiótica
Como atrair as pessoas para o meu negócio?

O que é semiótica e como identificar estratégias atrativas para o seu negócio?

Descubra as principais características da semiótica, a sua relação com o marketing digital, a publicidade e os principais casos de sucesso.

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
O que é semiótica e como identificar estratégias atrativas para o seu negócio?

A Semiótica está presente em vários aspectos da nossa vida. Ela é responsável por analisar objetos de estudo distintos para representar significados em fotografias, imagens, marcas, desenhos, gestos e muito mais.

Ela busca entender como o ser humano interpreta a existência desses objetos, passando por todo um processo analítico de relação entre o signo, o que ele representa e quais são os seus intérpretes.

Dessa forma, a Semiótica está diretamente conectada aos nossos sentidos e, por conseguinte, ela deve ser utilizada a seu favor nos negócios. Descubra a importância da Semiótica para sua marca a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é Semiótica?
  • O que é uma Análise Semiótica?
  • Qual a relação da Semiótica com o Marketing Digital? 
  • Casos de sucesso usando a Semiótica
  • Como atrair as pessoas para o meu negócio?

Vamos lá!

O que é Semiótica?

A Semiótica é o estudo da linguagem por meio dos signos, abordando a interpretação de significados que um objeto pode representar. Ela permite a comunicação entre os indivíduos e sua construção de sentidos.

Já o signo é qualquer tipo de representação que leva em conta um contexto sociocultural, podendo ser tanto elementos naturais como culturais. Ele pode ser uma fotografia, uma cor, uma palavra, um sabor, entre outros.

Isto não e um cachimbo - mas sim, a representação de um cachimbo. Foto: G1.

Essa é uma das imagens mais famosas da Semiótica. Isso porque na frase está escrito “Isto não é um cachimbo”, pois se trata de uma representação de um cachimbo, não o cachimbo em si.

Ao contrário dos estudos linguísticos, que ficam responsáveis apenas pela comunicação verbal, a Semiótica está presente também na Comunicação Visual - na fotografia, na música e no cinema, por exemplo.

História e conceitos aprofundados

O termo Semiótica surgiu na Grécia Antiga, mas só se consolidou de fato no século XX com Ferdinand de Saussure (1857-1913) e Charles Peirce (1839-1914).

Para Charles Peirce, os objetos são compostos por uma concepção triádica - primeiridade, secundidade e terceiridade.

A primeiridade está relacionada à consciência imediata e inicial, ou seja, tudo que está imediatamente presente à consciência e em seus pensamentos naquele instante.

A secundidade já representa um estabelecimento de existência cotidiano, como impressões e sensações. Ou seja, a existência materializa o que é estabelecido na primeiridade, aprofundando-se em seu conteúdo.

Por fim, a terceiridade é a mais pura representação e interpretação do mundo. É a conclusão completa em relação ao objeto depois de passar pela primeiridade e pela secundidade.

Dessa forma, a Semiótica estuda as representações do signo. Existem dois tipos de objeto: o objeto imediato  - representação do signo - e o objeto dinâmico - determinação do signo.

Além deles, também existem dois interpretantes: o interpretante imediato - o que o signo pode produzir em uma mente interpretadora - e o interpretante dinâmico - o que o signo efetivamente produz na mente.

Ainda, a relação do signo com o objeto dinâmico é classificada em quali-signo, sin-signo e legi-signo, a sua relação com o objeto dinâmico é composta por ícone, índice e símbolo e a sua relação com o interpretante é dividida em rema, dicente e argumento.

Mas o que é uma Análise Semiótica? Confira a seguir!

O que é uma Análise Semiótica?

A análise semiótica é a utilização dos signos e dos conceitos acima como interpretação dos objetos presentes em nossa sociedade.

Os signos são formados pelo significante - elemento material do signo, a existência - e pelo significado - elemento imaterial do signo, o conceito.

Um objeto pode apresentar uma diversidade de interpretações. Grande parte das pessoas relacionaria a palavra “farol” a um farol marítimo. Entretanto, para os paulistas, o farol faz parte dos sinais de trânsito, como um semáforo.

São utilizados o senso e a experiência comum para realizar tais interpretações, além de analogias históricas e culturais. Esses signos tornam-se símbolos depois dessa interpretação e devem ser utilizados a seu favor na comunicação.

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Qual a relação da Semiótica com o Marketing Digital? 

A Semiótica pode ser fundamental para a utilização do Marketing Digital em sua marca. Isso porque ela é responsável pela maneira como as pessoas interpretam objetos - que podem ser mensagens.

Dessa maneira, o Marketing Digital e a Publicidade devem fazer estudos baseados em análises semióticas para alcançar os efeitos desejados no público-alvo em questão.

Por exemplo, a utilização de cores vivas pode funcionar para um tipo de público, assim como o argumento de autoridade é adequado para públicos mais exigentes. Já outras pessoas vão se emocionar com músicas sentimentais.

Além disso, vale lembrar que palavras também são utilizadas para transmitir essas mensagens ao público. Por isso, o Copywriting e as figuras de linguagem são ótimas técnicas para atrair a atenção das pessoas.

Assim, o Marketing Digital e a Publicidade estarão lá para utilizar essas interpretações como estratégias para os seus produtos, para o relacionamento com o cliente e para a conversão em vendas.

Agora vamos ver na prática como a Semiótica contribui para a transmissão de valores de uma marca! Vamos lá?

Casos de sucesso usando a semiótica

Algumas empresas utilizaram a Semiótica em sua marca e em seus produtos e obtiveram sucesso. Confira a seguir algumas delas:

Seda

A marca de shampoos Seda é uma das mais conhecidas pelo uso da semiótica. A utilização de cores diferentes na embalagem para cada tipo de shampoo revolucionou o mercado de cosméticos no Brasil e no Mundo.

A utilização de cores diferentes para os diferentes tipos de shampoo. Foto: Seda.

Pantene

A Pantene utiliza argumentos de autoridade por meio de celebridades participantes de seus anúncios publicitários. Gisele Bundchen é uma das principais artistas embaixadoras da marca.

Além disso, há toda uma semiótica envolvida nos anúncios publicitários por meio dos efeitos visuais dos cabelos das protagonistas, sempre mostrando fluidez, brilho e força, assim como as características dos produtos Pantene.

Gisele Bundchen para a marca Pantene. Foto: Pantene

Coca Cola

A Coca Cola é uma das marcas mais fortes no mercado mundial. É conhecida pelo seu slogan “Abra a felicidade”, além das campanhas publicitárias comemorativas do Natal.

Os seus comerciais usam e abusam da cor de sua embalagem. Além disso, a Coca Cola também utiliza peças publicitárias e estampas em seus produtos que representam o estilo vintage.

A Coca Cola aposta em embalagens e peças publicitarias vintage. Foto: Unsplash.

LG

A LG é uma das marcas que utilizou a Semiótica para criar a sua logomarca.

Isso acontece porque o seu desenho é formado pelo nome da marca (a junção de Lucky Chemical e Goldstar), por meio de um L e de um G, além de seguir também as iniciais do seu slogan Life’s Good.

Logomarca da LG. Foto: LG

Apple

A logomarca da Apple é completamente semiótica.

Na primeira logo, conseguimos interpretar a maçã como um fruto proibido - principalmente por estar destacada - e uma analogia com a história de Adão e Eva.

Uma outra comparação é com a maçã mordida presente nas logomarcas seguintes. Pode representar tanto o pecado de comer o fruto proibido (no caso, a maçã) como o consumismo atrelado ao capitalismo.

Evolução da logomarca da Apple. Foto: TW Design

Como atrair as pessoas para o meu negócio?

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Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

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