CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é Consultoria Administrativa?
Quais são os serviços de Consultoria Administrativa Empresarial?
Quem precisa de Consultoria?
Como funciona uma Consultoria Empresarial?
[H2] Vantagens da Consultoria Empresarial
Como ser influente e ganhar com Consultoria Empresarial?
Domine os recursos de uma boa gestão!

Descubra como ser influente e ter sucesso na área de Consultoria Empresarial

Aprenda a realizar Consultoria Empresarial e aproveite diversas oportunidades para ganhar dinheiro dentro do mercado! Continue lendo para saber mais.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra como ser influente e ter sucesso na área de Consultoria Empresarial

Consultoria Empresarial é um serviço que oferece soluções para uma empresa, normalmente existe um profissional especializado ou uma equipe que busca auxiliar uma organização para identificar fraquezas e conseguir obter melhores resultados.

Para que esse tipo de serviço seja feito, é preciso ter a ajuda de consultores. Cada vez mais profissionais têm buscado se especializar para exercer a função.

Já teve vontade de ser dono do seu próprio negócio? Provavelmente sim, não é mesmo? O mercado de consultoria é uma ótima escolha para quem busca trabalhar sem rotinas fixas e definindo seus próprios horários! Mas como vender serviços de consultoria empresarial?

A primeira questão é entender que tipo de serviço a sua consultoria pode ofertar e buscar meios de divulgar o seu negócio.

Como todo mercado, é necessário saber se posicionar, saber vender o seu peixe, como diz o ditado. Para isso, existem algumas dicas que podem te ajudar a começar da maneira certa na consultoria empresarial, afinal, o que começa bem, tende a terminar melhor ainda!

Neste artigo vamos te orientar quanto aos seguintes tópicos:

  • O que é Consultoria Administrativa?
  • Quais são os serviços de Consultoria Administrativa Empresarial?
  • Quem precisa de Consultoria?
  • Como funciona uma Consultoria Empresarial?
  • Vantagens da Consultoria Empresarial;
  • Como ser influente e ganhar com Consultoria Empresarial?

Portanto, continue lendo para ver quais dicas são essas e como usá-las para se destacar com os seus serviços de consultoria empresarial.

O que é Consultoria Administrativa?

Consultoria administrativa empresarial é uma análise de gestão e posicionamento de mercado das empresas com foco no seu crescimento sustentável. A contratação de uma consultoria empresarial pode significar um novo alcance dos resultados do negócio pela utilização mais eficiente de todos os recursos que lhe são necessários.

A consultoria administrativa e empresarial compreende as seguintes etapas para realização dos seus objetivos:

  1. Diagnóstico completo das funcionalidades nos diversos setores da empresa;
  2. Mapeamento das forças e fraquezas em cada uma das áreas atuantes;
  3. Análise das oportunidades e ameaças internas e externas que rodeiam o mercado específico da empresa;
  4. Programar metas claras para resolução dos processos de mais necessidade a partir dos objetivos traçados.

Quais são os serviços de Consultoria Administrativa Empresarial?

De acordo com a própria definição do dicionário, o papel do consultor consiste em dar consulta ou aconselhar em assuntos técnicos de sua especialidade. Assim, todo bom serviço de consultoria auxilia com pareceres em conhecimentos específicos relacionados a área de necessidade do cliente.

No entanto, a consultoria empresarial pode compor todos os setores funcionais que podem envolver micro, média ou grandes empresas com foco personalizado aos seus processos.

Os serviços de consultoria empresarial podem envolver:

  • Consultoria em Recursos Humanos;
  • Contabilidade;
  • Gestão de Projetos;
  • Prospecção ativa e passiva;
  • Estratégia, etc.

Aprenda os fundamentos para se tornar consultor!

Se você está pensando em investir na carreira de consultor, não pode deixar de possuir os conhecimentos básicos antes de começar essa trajetória.

Um consultor consegue entender problemas e oferecer as melhores soluções de forma rápida e prática. Não é à toa que esse profissional é requisitado por diversas empresas.

Pensando nisso, a Voitto oferece de forma gratuita o curso Fundamentos Essenciais para Consultores. Com esta capacacitação, você estará preparado para dar os primeiros passos na área de Consultoria.

Aproveite essa oportunidade! Clique no banner e use o cupom BLOG100 para ter acesso ao curso.

Banner Fundamentos essenciais para consultores

Quem precisa de Consultoria?

Essa questão depende muito de cada empresa e quais são seus principais objetivos. Também é importante ter consciência da situação e contexto de cada negócio, entender qual é a capacidade de investimento e o andamento das metas.

As empresas que precisam de consultoria, normalmente são aquelas que:

  • possuem o objetivo de alcançar maiores resultados;
  • querem aumentar suas vendas;
  • estão reestruturando seu organograma e questões internas;
  • estão com algum problema de ineficiência que precisam resolver.

Como funciona uma Consultoria Empresarial?

Em resumo, numa consultoria empresarial, um consultor externo faz diagnósticos relacionados a uma organização e depois auxilia no processo de realizar melhoramentos. Você pode entender melhor as etapas a seguir:

  1. A empresa identifica um problema ou uma questão que deseja aprimorar;
  2. Busca-se uma consultoria que pode contribuir para o objetivo do negócio;
  3. A consultoria faz uma avaliação dos aspectos para ter uma visão ampla do que está ocorrendo;
  4. É feito um roteiro que pode aprimorar as observações apontadas na primeira etapa pela empresa;
  5. A consultoria se reúne com a empresa para apresentar as ideias e, se tudo estiver de acordo, começa a colocar em prática;

[H2] Vantagens da Consultoria Empresarial

Os serviços de consultoria em geral sempre são vantajosos para quem os contrata, afinal, é um tipo de atividade que vai aperfeiçoar sua rotina de alguma maneira.

É importante estar ciente para o fato de quem está na frente da tomada de decisão é você, portanto isso também terá relevância no resultado final. A vantagem ocorre apenas quando você segue o que é recomendado. Veja a seguir alguns dos benefícios da consultoria empresarial:

  • Contribui para o crescimento do negócio;
  • Experiência personalizada e focada no que realmente importa;
  • Abre a empresa para uma perspectiva externa, tornando possível explorar outras áreas que alguém de dentro não conseguiria enxergar;
  • Melhora o planejamento estratégico de uma empresa;
  • Dá acesso a novas técnicas, ferramentas e metodologias.

Como ser influente e ganhar com Consultoria Empresarial?

Para começar a se destacar no mercado e impulsionar de vez suas vendas nos serviços de consultoria administrativa e empresarial, a Voitto preparou um passo a passo com as melhores dicas para manter a rentabilidade do seu negócio ao máximo:

1. Defina sua área de atuação

Para vender seus serviços de consultoria empresarial, primeiro você precisa definir em qual área você irá atuar! Independente de ser apenas uma, ou mais de uma, é importante você ter isso definido, de forma a ficar claro para seus futuros clientes qual é seu segmento de atuação.

Como fazer isso? É bem simples! Existem 4 pontos cruciais a serem considerados na hora de definir as áreas dos serviços de consultoria empresarial, e são eles:

  • Conhecimento: conhecimento teórico e prático que se adquire pelo estudo, experiência e prática é necessário saber fazer aquilo que se propõe;
  • Necessidade do mercado: todo serviço existe para atender às necessidades de determinado consumidor. É importante saber se terá público para o que você busca oferecer;
  • Concorrência: conhecer as empresas que estão no ramo de consultoria em gestão é importante para saber as lacunas que você poderá se diferenciar;
  • Preferência pessoal: buscar entender sua satisfação pessoal trabalhando na área à qual você pretende se dedicar. Gostando do que se faz, seu desempenho será maior.

Se levar esses pontos em consideração na hora de determinar o foco de atuação dos seus serviços de consultoria empresarial, certamente fará uma boa escolha, pois irá conciliar conhecimento, necessidade, concorrência e fazer algo que gosta!

Além do que, soluções generalistas são causas comuns de falhas em consultoria!

2. Monte seu portfólio

Após definir a área de atuação dos seus serviços de consultoria empresarial, você precisa documentá-los. Para isso, você pode montar seu portfólio de serviços.

Esse portfólio pode ser separado por segmentos, como por exemplo: produtos, áreas, resultados e segmento de clientes. Vamos ver cada um deles?

Portfólio de produtos

Consiste dos produtos que serão prestados por sua consultoria. Seu portfólio deve ser organizado de forma a facilitar o entendimento do cliente.

É importante ressaltar que em média 20% dos produtos correspondem a 80% das receitas em consultorias. Logo, é extremamente importante definir os principais grupos de produtos que serão ofertados de acordo com o seu foco de atuação.

Portfólio por áreas de atuação

O foco nesse ponto é segmentar as áreas na qual você prestará seus serviços de consultoria empresarial. Parece algo bem simples, mas muitos consultores falham nesse momento!

Como consequência, pegam projetos que fogem de suas áreas de atuação, não conseguindo bons resultados. Além disso, perdem um tempo que poderia ser investido em um bom projeto dentro do seu foco de atuação.

Tabela de serviços de consultoria empresarial

Portfólio por resultados

Seguindo a mesma ideia do portfólio por áreas, aqui você pode ver um exemplo de portfólio segmentado por resultados. Ao escolher essa opção, você irá passar para o seu cliente quais resultados ele pode esperar ao contratar seus serviços.

Lembre-se sempre de colocar resultados plausíveis, afinal, credibilidade é um ponto fundamental nos serviços de consultoria empresarial. Então, nunca prometa resultados que não possam ser alcançados!

Tabela de serviços de consultoria empresarial

Portfólio por segmentos de clientes

Muitas empresas de consultoria optam por essa opção ao montar seu portfólio. Elas especificam quais nichos de clientes irão atender, e dentro desses nichos, quais serviços de consultoria elas irão prestar.

É uma ótima opção para atrair seu público com propostas concretas do que você irá fazer dentro do que seu cliente quer, tornando a proposta e projeto muito mais efetivos!

Tabela de serviços de consultoria empresarial

3. Defina seu público-alvo

Público-alvo são os segmentos da sociedade pela qual você irá direcionar seus esforços para realizar os projetos de consultoria. É parecido com definir as áreas de atuação, porém, voltado para as pessoas em si!

E por que é tão importante definir o público-alvo dos serviços de consultoria?

Vou te responder essa pergunta com 3 tópicos:

  • Comunicação eficiente: conhecendo o perfil dos seus clientes você será capaz de saber as melhores formas de se comunicar com eles, definindo os melhores canais e estratégias de relacionamentos;
  • Produtos assertivos: a segmentação dos clientes permite conhecer suas características e suas necessidades, dessa forma você consegue desenvolver os produtos que melhor atende às suas demandas;
  • Conversão em vendas: quando você une boas estratégias de marketing com produtos que atende as necessidades dos clientes, você aumenta o número de vendas e, consequentemente, sua receita.

Viu só? Definir o público-alvo é uma ótima estratégia para vender melhor seus serviços de consultoria empresarial, afinal, se você conhece seu público, você sabe como conquistá-lo, não é mesmo?

Porém nesse momento surge outra dúvida:

Como definir meu público-alvo para consultoria empresarial?

Para esclarecer essa dúvida comum entre consultores e profissionais que almejam entrar nesse ramo, vou te mostrar 5 passos que certamente te ajudarão! Vamos lá?

  • Conheça o mercado: Busque informações! Conhecer o mercado onde você vai atuar ou onde atua é importantíssimo. Reúna o máximo de informações sobre a demografia. Mas foque naquilo que tem relação com a sua estratégia, produto ou serviço. Não perca tempo com informações de menor relevância;
  • Segmente seu mercado: Procure criar subgrupos dentro de seu mercado que possam ter comportamentos de compra semelhantes e trabalhe de acordo com estes segmentos. Com foco e ofertas assertivas suas chances de sucesso aumentam;
  • Crie ofertas assertivas: Monte suas ofertas para que atendam aos requerimentos dos segmentos que identificou. Você pode até pensar em algumas necessidades ainda não identificadas pelo seu público, mas cuidado, procure atendê-lo no que ele precisa antes de inovar na oferta;
  • Cuidado com seu gosto pessoal: O que é bom para você não necessariamente é bom para o seu cliente. Não trabalhe suas ofertas baseado no que você acha, mas sim de acordo com o que você aprendeu dos segmentos e comportamentos de seus possíveis clientes, a menos é claro, que esteja trabalhando com segmentos cujos perfis sejam iguais ao seu;
  • Defina uma estratégia de comunicação: Identifique os canais de comunicação mais adequados com os segmentos identificados e procure falar com eles utilizando a linguagem e a forma particular de cada um deles. O uso correto da abordagem e da linguagem vai tornar sua comunicação mais assertiva e despertar mais vontade do seu público de conhecê-lo melhor.

4. Construa sua marca

Sua marca representa sua identidade, portanto deve traduzir a imagem que você passa para o mercado. Nos dias de hoje, mais do que nunca uma boa marca é fundamental para fazer boas vendas.

Basta observar grandes empresas como a Coca-Cola, a Google, o Facebook, dentre outras, as quais se tornaram tão grandes que aos nossos olhos parece impossível que alguém consiga superá-las! Mas então...

Como construir uma marca de sucesso para os meus serviços de consultoria empresarial?

A construção de uma marca requer bastante dedicação, e para te ajudar, separei algumas dicas que podem te auxiliar:

  1. Defina como você quer se posicionar no mercado. Quais são os diferenciais da sua consultoria em relação aos concorrentes?
  2. Realize uma pesquisa de mercado para entender o que é adotado em consultoria;
  3. Crie uma logomarca e um slogan que passa para o mercado o seu posicionamento. É interessante contratar um designer para isso;
  4. Faça uma pesquisa para saber se há alguma marca semelhante e, em seguida, registre-a no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI);
  5. Elabore um manual de uso da sua marca e zele por sua integridade e reputação. Além disso, defina estratégias de marketing. Faça um lançamento marcante da marca!

Domine os recursos de uma boa gestão!

Com o kit de Gestão Estratégica, você receberá 10 materias para gerenciar estratégias na sua empresa. Dentre elas estão: 5 Forças de Porter, Análises de Cenários e Expansão, Análise SWOT, Avaliação de Segmentação de Mercado, Brainstorming e seleção de ideias, Curva de Valor, Diagnóstico Empresarial, Matriz BCG, Planejamento Estratégico, Plano de Negócios.

Ficou interessado? Então, não perca tempo e entenda mais sobre o Gestão Estratégica!


Kit gestao estrategica

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Guia para Consultores de A a Z, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia Para Consultores De A A Z Botão De Ação

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.