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O que é um Sistema de Gestão?
O que é Sistema de Gestão para Resultados?
Características do Sistema de Gestão para Resultados
Quais os benefícios da Gestão para Resultados?
Desvantagens de um Sistema de Gestão para Resultados
Quais são os 3 pilares da Gestão para Resultados?
Como aplicar o Sistema de Gestão para Resultados?
Como garantir uma gestão focada em resultados?

Saiba o que é o Sistema de Gestão para Resultados, como aplicar e os principais benefícios

Veja como o Sistema de Gestão para Resultados pode alcançar de forma assertiva os objetivos de uma empresa e garantir a melhoria contínua da organização.

Leonardo Rodrigues
Por: Leonardo Rodrigues
Saiba o que é o Sistema de Gestão para Resultados, como aplicar e os principais benefícios

A gestão para resultados é uma metodologia empresarial focada em fazer com que a empresa alcance seus objetivos através do trabalho ligado a indicadores e metas. Para contextualizar, vamos começar nosso artigo com uma simples analogia: o corpo dos seres humanos possui inúmeros sistemas que juntos permitem que o organismo funcione de maneira adequada, não é mesmo?

Pode parecer que não, mas uma organização funciona da mesma maneira! Os vários processos fazem com que a empresa se comporte como um sistema, conhecido como “sistema de gestão”.

Implantar um sistema com foco em resultados é de grande valia para a gestão empresarial. Afinal, ele proporciona o controle e a integração entre todos os processos da empresa e ainda auxilia na redução de riscos.

Se está curioso para entender como gerenciar e aplicar esse sistema no seu próprio negócio, além de entender o funcionamento dele e qual a sua importância para o business, confira nossos principais pontos para guiar o seu aprendizado:

  • O que é um Sistema de Gestão?
  • O que é Sistema de Gestão para Resultados?
  • Características do Sistema de Gestão para Resultados;
  • Quais os benefícios da Gestão para Resultados? 
  • Desvantagens de um Sistema de Gestão para Resultados; 
  • Como aplicar o Sistema de Gestão para Resultados?

Vamos lá?

O que é um Sistema de Gestão?

Para explicarmos o que é um sistema de gestão para resultados, primeiramente precisamos entender o que é um sistema.

Sistema é um conjunto de elementos com uma finalidade comum que se relacionam entre si formando um todo.

Um exemplo de sistema com vários processos dentro de uma organização pode ser visto no esquema abaixo:

Exemplificação de um sistema


Nesse modelo, é esquematizado que vários processos unidos formam um sistema. Entendido o significado de sistema, é hora de saber o que é a gestão. Beleza.

Gestão é o alcance de resultados por meio do time e do processo, fazendo a coisa certa. Simples, não é? Então, como já dizia Vicente Falconi, um dos gurus da qualidade, “gestão é alcançar metas com o time fazendo o certo”.

Se eu coloco metas em todas as etapas do processo, eu, como líder, estou fazendo gestão.

E para que se faça gestão nos resultados do processo, é necessário que se tenha metas na entrada, metas nos processos e metas na saída.

Então, compreendido o que é sistema e o que é gestão, vamos conhecer o que é um sistema de gestão para resultados

O que é Sistema de Gestão para Resultados?

Sistema de gestão para resultados (GPR) é uma estrutura utilizada para gerenciar e melhorar os resultados e processos da empresa por meio de comprometimento da equipe com metas definidas no início, meio e fim dos processos.

Além disso, possui ênfase nos indicadores a curto prazo, com objetivo de otimizar o desempenho da empresa.

Para a definição dessas metas, costuma-se utilizar o método de metas SMART. Com essa técnica, é possível definir metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

Um dos grandes pontos de um sistema de gestão para resultados é a melhoria contínua. Dentro desse contexto, existe o Lean Seis Sigma, uma metodologia que aborda por meio de diversas ferramentas essa forma de lidar com os processos nas empresas.

Características do Sistema de Gestão para Resultados

Nesse tópico, vamos responder a seguinte pergunta: como o GPR, sistema de gestão para resultados, têm melhorado as organizações, sejam elas públicas ou privadas? Ou seja, o que o GPR traz para as organizações que as tornam mais competitivas?

1. Cultura fundamentada em valores

Primeiramente, ele gera uma cultura fundamentada em valores compartilhados e vivenciados em todos os níveis hierárquicos, desde o presidente até o operador.

2. Melhoria contínua 

Esse tipo de gestão traz a melhoria contínua, com solução de problemas com método, metas e valorização de pessoas, e não por base no que uma pessoa ou outra acredita ser o certo.

3. Gerenciamento de custos

Também proporciona um gerenciamento inteligente de custos e uma política de aperfeiçoamento da liderança, sendo fundamental para a eficácia do sistema de gestão para resultados.

É necessário também ter um departamento de gestão financeira e um departamento de gestão de pessoas (recrutamento, desenvolvimento, avaliação e reconhecimento) bem estruturados para garantir o sucesso desse sistema de gestão. O aprendizado e o uso efetivo de metas e métodos são essenciais.

4. Foco no cliente

Esse estilo de gestão possui dois focos específicos: o foco no cliente e o foco no resultado. Assim, o resultado financeiro e o resultado de melhoria operacional sempre tem seu foco na satisfação do cliente.

5. Disciplina

Outro fundamento desse sistema é a parceria para implementação e disciplina para melhorar e manter resultados. De pouco adianta conquistar os objetivos e não utilizar de estratégia para que se mantenha o patamar alcançado.

6. Uso de softwares

Softwares de gestão são bem-vindos e são prova de como tudo fica mais fácil de ser gerenciado na era digital em que vivemos, onde podemos utilizar a tecnologia a nosso favor? Um exemplo disso é o Enterprise Resource Planning (ERP), a evolução da planilha de Excel.

7. Gestão integrada

Além disso, um envolvimento das pessoas de diversas áreas e em todos os níveis é de suma importância. Tem que existir um sistema de gestão integrado, porque sem o envolvimento de todos, é impossível se falar de gestão para resultados.

Práticas como o empowerment podem ser aplicadas, a fim de obter a contribuição e a integração dos integrantes da empresa.

Vamos entender agora o que essas características citadas acima geram de benefícios para as empresas.

Quais os benefícios da Gestão para Resultados? 

De forma a facilitar a compreensão do quão importante esses sistemas de gestão para resultados são, criamos uma lista com os tópicos mais relevantes. Os benefícios da gestão para resultados são:

  • Gerencia os riscos sociais, ambientais, operacionais e financeiros;
  • Melhora a eficácia operacional;
  • Promove a inovação;
  • Melhora a comunicação;
  • Melhora a satisfação dos clientes e stakeholders;
  • Protege a marca e a imagem da empresa;
  • Promove a melhoria contínua.

Ou seja, o sistema de gestão de resultados traz para a empresa um nível mais alto de desempenho. Uma vez que começa no gerenciamento estratégico, passa pelo nível tático e vai até o nível operacional da organização.

Desvantagens de um Sistema de Gestão para Resultados 

O sistema de gestão para resultados é muito bom e tem papel fundamental dentro de uma empresa. Porém, existem alguns pontos que devem ser tratados de forma especial. E para te ajudar a não cometer esses equívocos, elaboramos uma lista com as falhas mais comuns:

  • Não colocar as metas certas ou não definir nossos problemas de forma correta;
  • Não fazer bons Planos de Ação, seja porque desconhecemos os métodos de análises ou porque não temos acesso às informações necessárias (falta de conhecimento técnico);
  • Não executar completamente e a tempo os Planos de Ação;
  • Ocorrência de circunstâncias fora de nosso controle.

Não é possível do dia para a noite se elaborar um sistema de gestão. Esse sistema precisa ser conquistado dia a dia de acordo com o processo de produção de cada empresa. Que tal se aprofundar no assunto?

Quais são os 3 pilares da Gestão para Resultados?

Antes de entendermos como implementar o sistema de gestão de resultados em uma empresa, é imprescindível conhecermos os 3 pilares dessa metodologia. São eles:

  • Transparência: uma comunicação transparente é fundamental para permitir que os colaboradores fiquem confortáveis em compartilhar ideias, trazer inovações e exibir comportamentos criativos; 
  • Objetividade: a objetividade é um fator imprescindível na comunicação dos gestores para que a ideia seja compartilhada de forma clara e assertiva;
  • Engajamento: os colaboradores da empresa devem ser engajados na rotina. Para isso, cabe aos gestores o reconhecimento do trabalho bem feito, comunicação assertiva e metas compreensivas e realistas. 

Como aplicar o Sistema de Gestão para Resultados?

Para conseguir uma implementação satisfatória de um sistema de gestão de resultados, é importante que a empresa siga alguns passos. Confira:

  1. Revisar as metas: é importante averiguar os objetivos da empresa a nível estratégico e verificar se são específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. A definição de boas metas é fundamental para o processo;
  2. Traçar metas: a partir da definição em nível estratégico, é necessário traçar as metas em nível tático e operacional, para que se atinja o objetivo comum da empresa por meio de estratégias coerentes;
  3. Avaliação: por fim, é fundamental avaliar e conferir se as metas estão sendo alcançadas para que, se necessário, haja mudanças eficazes sem perder tempo e produtividade.

Para entender na prática como aplicar esse método que é essencial para empresas, confira as 5 etapas demonstradas no vídeo abaixo:

Como garantir uma gestão focada em resultados?

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Leonardo Rodrigues

Leonardo Rodrigues

Possui curso Técnico em Agroindústria pelo IFF (Instituto Federal Fluminense), onde foi o monitor principal da disciplina de matemática. Acumulou por 3 anos, menções honrosas por bom desempenho na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). É graduado em Engenharia Mecânica pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), onde além de continuar lecionando através de monitoria das disciplinas de cálculo 3, resistência dos materiais (I e II), e fundamentos de combustão, participou do movimento empresa júnior. Também foi presidente da equipe universitária de eficiência energética da faculdade, nessa área teve um artigo acadêmico aceito e o apresentou no EMMEC (Encontro Mineiro de Engenharia Mecânica). Leonardo foi estagiário na empresa MRS Logística S.A. onde trabalhou com planilhas gerenciais e liderança de equipes de trabalho a partir da definição de metas. Tem formação complementar Master em MS Excel, Black Belt em Lean Seis Sigma, Análises Estatísticas, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo Web. Atualmente ê Mestrando do programa de pós-graduação em Modelagem Computacional da UFJF e colaborador do Grupo Voitto na área de Pesquisa e Desenvolvimento.

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