Cotidianamente as empresas têm buscado a implementação de algum sistema ou ferramenta que aprimorem seus mecanismos e maximizem a gestão de qualidade, para que os processos sejam cada vez mais efetivos.
E essa busca, tem tornado os sistemas de gestão da qualidade, cada vez mais necessários dentro das organizações! Afinal a procura pela excelência tanto na qualidade dos produtos como também nos serviços tem sido bastante requisitada.
Existe tanta tecnologia disponível no mercado, que muitas vezes acabamos ficando indecisos e confusos, sobre qual alternativa adotar para a implementar em nosso negócio, não é?
Mas hoje, falaremos mais sobre os sistemas de gestão da qualidade! Para você descobrir de uma vez por todas o que são, e quais são as suas características, para que ao final da leitura, identifique se ele pode contribuir na sua empresa!
Para isso, serão abordados os seguintes tópicos:
Os sistemas de gestão da qualidade, reúnem mecanismos que em conjunto trabalham para oferecer uma melhoria/maximização da qualidade dos produtos/serviços, controle e monitoramento dos processos e requisitos de qualidade e padronização.
A ferramenta também é conhecida pela sua abreviação: SGQ, e com ela é possível adequar os processos, e identificar quais são as ações que devem ser tomadas para caminhar de maneira mais produtiva e qualificada.
Mas como isso atua na prática?
Basicamente, ela é composta por diversos itens que trabalham em conjunto e em sinergia para atender as necessidades e políticas de qualidade que são praticadas na empresa, para garantir eficácia das ações com foco na satisfação dos clientes.
E por isso, podemos dizer que ela atua diretamente nos sentidos de qualidade que o cliente identifica! Ela pode interferir na eficácia, e expectativas dos clientes, dessa forma ela deve ser considerada um item muito importante para as instituições.
Você sabe como elas funcionam de fato? Continue a leitura para entender melhor!
As normas da SGQ, são determinadas por uma das instituições mais reconhecidas mundialmente: International Organization for Standardization (ISO), que está situada em Genebra, Suíça.
Ela é responsável por indicar quais são os requisitos como: as boas práticas e condutas que permitam a realização do controle da qualidade, bem como outros controles também, após isso é realizada a avaliação para identificar os parâmetros.
Atualmente, existem sete princípios da qualidade, que são considerados os itens básicos para promover, manter e controlar a qualidade, a fim de solidificar o negócio e maximizar os ganhos, e eles são abordados na norma ISO 9001:2015.
Conheça os sete princípios da qualidade:
O cliente é o alvo principal! O trabalho deve ser elaborado com base nos requisitos necessários para atender e satisfazer as dores dele, e cumprir as necessidades atuais e futuras.
Afinal, o que dá a “vida” ao negócio são os clientes, e por isso a sua confiança e fidelização devem ser conquistadas!
A equipe toda deve trabalhar seguindo as indicações de uma liderança que atue de maneira coerente, e seja fiel à cultura da empresa! Além disso, deve haver o acompanhamento do mercado, para identificar os avanços.
A empresa deve trabalhar de maneira competitiva, e deve preparar seus colaboradores, fornecendo ferramentas de motivação e capacitação se necessário.
Os colaboradores devem ser incentivados a “abraçar a causa” dos problemas e estar de fato vestindo a camisa da empresa, de modo a trabalharem oferecendo o seu melhor a fim de solucionar aquele problema.
Devem ser levados em conta as entradas e saídas do processos, por meio de um estudo, a fim de identificar todo o giro da empresa, para que seja possível definir quais metas e ações devem ser tomadas, na abordagem do processo.
Tratando-se da abordagem sistêmica da gestão, deve haver um entendimento entre as relações que acontecem nos processos para identificar como são obtidos os lucros e os prejuízos com o auxílio das ferramentas de gestão.
A melhoria nos processos resulta na maximização dos ganhos e otimização das perdas, e isso deve ser algo claro para a organização!
O Sistema de gestão da qualidade auxilia oferecendo indicadores para embasar e definir o direcionamento de uma decisão com base em evidências!
A qualidade total dos produtos também está ligada com a qualidade da matéria prima que é oferecida pelos fornecedores, por isso manter um bom relacionamento com eles, atua a curto e longo prazo na organização!
Agora que já sabemos quais são os princípios, vamos entender quais são os benefícios que os sistemas de gestão trazem?
O sistema de gestão da qualidade, é uma ferramenta que tem os benefícios ligados ao controle obtido nos processos, a redução das não conformidades, a realização de metas e indicadores reais, e também a satisfação dos clientes!
Com a implementação da ISO 9001, é possível gerenciar o comprometimento da organização e também os ganhos, com o foco na melhoria contínua que são estabelecidas com práticas otimizadas.
Além disso, há uma redução das perdas no processo e consequentemente uma melhora na eficiência dos produtos e serviços. Outro fator é o diferencial competitivo que você adquire, que te coloca à frente dos concorrentes.
E como você pode obter essa certificação? Veja a seguir!
Você pode obter o selo ISO 9001 de maneira mais rápida, através do serviço de um profissional que presta consultoria. Hoje em dia existem diversas empresas qualificadas para a prestação desse serviço!
Através da consultoria, os profissionais vão te orientar a tomar ações que julgam necessárias para obter a certificação como por exemplo:
Isso vai te auxiliar a entender o que é necessário para obter a certificação, afinal vão existir orientações diretas sobre o seu negócio e sobre os requisitos, para que no momento da auditoria, os processos estejam de acordo com as normas!
Mas é claro, isso não exclui a sua posição em querer adotar as implementações de maneira autônoma, mas o profissional consultor atua maximizando as chances de aquisição da certificação.
Gostou do conteúdo? Agora você pode julgar se é necessário ou não a implementação desse sistema, para alcançar melhores resultados para diferentes ramos de qualquer empresa, e para a sua organização!
Com o kit de Gestão de Qualidade, você receberá 3 ferramentas que vão te auxiliar com planejamento e melhoria contínua da sua empresa.
As planilhas são: Controle de Documentos, FMEA (Análise dos modos de Falha e Seus Efeitos), MASP (Método de Análise e Solução de Problemas).
E aí? Bora baixar essa planilha recheada de conteúdos ricos!
Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.
Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.
Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".
Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.
Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.
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