Para você se especializar!
O que é Slow Content?
Slow Content no dia a dia das pessoas
Slow Content e a revolução nas empresas
Quais os princípios desse manifesto?
3 Dicas de como aplicar o Slow Content!
Se especialize!

Como o Slow Content pode mudar a sua forma de criar conteúdo?

Descubra como uma das estratégias que mais vem ganhando adeptos pode fazer com que os seus conteúdos de destaque e o seu público se fidelizem.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como o Slow Content pode mudar a sua forma de criar conteúdo?

Com certeza você já ouviu várias vezes a expressão "mais vale a qualidade do que a quantidade". E é justamente tendo como base esse conceito, que surge o slow content.

Essa filosofia é aplicada na criação e consumo de conteúdos com propósito. Afinal, muitas pessoas passaram a se questionar se vale mesmo a pena acompanhar diversas páginas e gastar tempo com aquilo que não gera valor.

O slow content traz à tona essa mudança de hábitos. Por isso, instiga as pessoas a saírem do piloto automático e focarem o seu tempo no consumo de conteúdos úteis e interessantes, tomando o lugar de posts rasos e sem finalidade.

Quer conhecer mais sobre esse manifesto? Descubra tudo que você precisa saber sobre slow content a seguir.

●     O que é Slow Content?;

●     Slow Content no dia a dia das pessoas;

●     Slow Content e a revolução nas empresas;

●     Quais os princípios desse manifesto?;

●      3 Dicas de como aplicar o Slow Content!

Para você se especializar! 

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O que é Slow Content?

Slow content é um movimento que busca incentivar criadores de conteúdo a darem mais valor para a essência daquilo que eles produzem. Isso significa que o foco deve estar na qualidade do que é compartilhado e não necessariamente no seu volume.

Tendo como base o slow living, essa filosofia busca transparecer no marketing digital alguns pontos como:

●     Desaceleração no consumo de conteúdo;

●     Foco na simplicidade e autenticidade do que é compartilhado;

●     Propósito naquilo que é produzido.

Para isso, o movimento slow content valoriza o planejamento e o processo criativo de quem trabalha com a produção de conteúdo.

Mas agora é hora de entender na prática o que pode ser considerado slow content e o que foge a essa vertente. Confira a seguir!

Slow Content no dia a dia das pessoas

Quantas vezes você já entrou em suas redes sociais e notou que um influenciador postou muitos stories e posts. Depois de consumir todo aquele conteúdo, pode ter tido a sensação de que nada foi agregado naquele tempo.

Atualmente, esse sentimento é muito comum. E é justamente por isso que cada vez mais pessoas têm optado por escolher melhor os conteúdos e as páginas que seguem.

Ao invés de serem bombardeadas de informações a todo o tempo, preferem meios de comunicação que geram valor. Em termos práticos isso significa focar no tipo de conteúdo que lhe interessa e deixar de lado os que não fornecem informações verídicas ou úteis.

Nesse sentido, o slow content pode ser uma maneira de aumentar a produtividade. Um exemplo prático são as pessoas que optam por não acompanhar páginas de fofocas e buscar empreendedores que produzem conteúdo sobre saúde, educação ou tecnologia.

Mas se as pessoas passaram a mudar seu comportamento, não seria diferente para as empresas. Descubra como o slow content mudou a forma das organizações fazerem marketing de conteúdo.

Slow Content e a revolução nas empresas

Esse novo modo de pensar e consumir fez com que as organizações reavaliem suas formas de estar presente nas plataformas digitais.

O slow content ou conteúdo lento inseriu o conceito de um plano editorial completo e bem trabalhado ao invés de muitos posts com pouco valor agregado.

Pensando nisso, os produtores de conteúdo começaram a se questionar sobre como podem te ajudar com aquilo que estão desenvolvendo. Mesmo que isso impacte em uma redução do volume de publicações.

Mas afinal, todas as estratégias de marketing digital são muito bem pensadas de acordo com os princípios do slow content. Por isso, não deixe de descobrir quais são eles!

Quais os princípios desse manifesto?

A verdade é que o show content é um manifesto criado com base na simplicidade. Por isso, os seus princípios tem pontos de foco características como:

Equilíbrio

Para quem faz o business plan e foca na execução das ações de marketing, é necessário encontrar o ponto de equilíbrio. Para isso, é fundamental um planejamento através do cronograma de postagens que se interligam. Mas que mesmo assim consigam agregar valor individualmente.

Por outro lado, para os consumidores, esse princípio do slow content é voltado para o processo de entender o conteúdo, absorver o que tem nele e depois compartilhar com outras pessoas que se interessam pelo assunto.

Propósito

Um conteúdo precisa ter propósito, não adianta postar por postar! Por isso, para quem produz conteúdo é a hora de entender o que é relevante para a sua audiência, quais informações irão agregar conhecimento.

Já para quem consome o que é produzido, é necessário avaliar se as redes sociais e páginas que a pessoa acompanha oferecem conteúdos que valem a pena o gasto de energia. Afinal, o tempo é escasso e não deve ser desperdiçado.

Adotar o slow content é benéfico para pessoas e empresas. Afinal, otimizam a relação entre as duas partes. Fazendo com que ela seja fortalecida e conectada através de algo que será lembrado e útil.

Mas afinal, como aplicar os conceitos de slow content para os conteúdos que você produz? Descubra a seguir!

3 Dicas de como aplicar o Slow Content!

O mercado de trabalho para quem atua na área de marketing digital tem se tornado cada vez mais exigente. Afinal, o público tem acesso a diversos conteúdos e é preciso se destacar para prender a sua atenção.

Por isso, separamos para você algumas dicas de como aplicar o manifesto slow content. Confira!

1. Apreciar o processo

Atualmente, a qualidade deve ser mais relevante do que a quantidade. Por isso, o processo de produção de conteúdo pode ser mais lento. Não basta apenas criar algo por criar.

Sendo assim, é necessário despender tempo com pesquisas, reflexões e até mesmo discussões com outras pessoas. Dessa forma, o que foi produzido se torna mais completo e até mesmo suficiente.

Vale uma reflexão: quantas vezes você já procurou algo no Google e teve que entrar em diversas páginas até achar a resposta para o que queira de forma clara e didática?

O slow content é justamente focar em satisfazer as necessidades do público-alvo com algo que não seja raso e que seja capaz de satisfazer todas as suas demandas.

2. Pensar fora da caixa

Criar um conteúdo voltado para o slow content exige pensar fora da caixa. O processo deve ser feito através de pesquisas que transcendam os locais mais óbvios.

Além de sites na internet, por que não buscar também referências em livros, filmes, documentários e revistas? Fontes como TED Talks, grupos de estudo e discussões com colegas de trabalho podem ser boas alternativas.

3. Criar cronogramas editoriais

Uma das bases do slow content é a geração de valor para quem está lendo. Pensando nisso e em fidelizar o seu público, criar cronogramas editoriais com postagens que se complementam é uma boa estratégia.

Assim, você se torna capaz de fortalecer a sua marca em determinado nicho e também passa aos consumidores que seu conteúdo irá sempre se atualizar nas vertentes que trabalha.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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