Nos dias de hoje, a tecnologia e a inovação podem ser consideradas características importantes para qualquer negócio. Porém, as experiências de mercado continuam sendo fundamentais. Por isso, ter um investidor smart money pode unir o lado bom dos quesitos.
Muitas pessoas possuem ideias diferenciadas e, com elas, enxergam a oportunidade da criação de uma startup. No entanto, ainda não possuem o conhecimento de mercado e de gestão. Por isso, o auxílio de profissionais na área alavanca a chance de que a empresa tenha sucesso.
Se você ficou curioso sobre como atrair um investidor para a sua startup e quer saber mais sobre o conceito de smart money, confira o conteúdo deste artigo, organizado nos seguintes tópicos:
Preparada(o) para aprender mais do tema? Vamos lá!
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O termo smart money é muito utilizado no mercado financeiro, principalmente quando o foco é em startups. Ele se refere àqueles investidores que não irão apenas contribuir com o capital para o crescimento das organizações.
Segundo o livro “Smart Money”, de João Kepler, o conhecimento que essas pessoas possuem e as vivências profissionais são mais importantes do que o dinheiro nesse momento. Portanto, elas contribuem também para questões estratégicas e para a tomada de decisão.
O grande diferencial de ter um smart money está justamente nesse ponto. Afinal, esses profissionais trazem mais credibilidade às empresas, pois com a sua vivência comprovam o potencial de startups e as chances de sucesso se tornam maiores com o apoio de um expert.
Mas afinal, qual a importância de um investidor smart money? Confira abaixo!
O pode ser o maior diferencial de uma pessoa. Afinal, com sua rede ela é capaz de acessar melhores oportunidades. Entretanto, isso não vale apenas para a carreira pessoal.
Quando uma startup conta com um smart money, é comum que ela consiga alavancar seus resultados por meio de contatos importantes na área. Sendo eles de clientes, fornecedores e, até mesmo, concorrentes.
Além disso, no início de uma empresa as dúvidas são frequentes e o investidor com experiência pode exercer o papel de um mentor. Assim, ele direciona quais são os melhores caminhos a serem tomados para ter uma estratégia vencedora.
Se você está se perguntando se existem diferentes tipos de smart money ou quer saber mais sobre esse tema, não se preocupe! Confira o próximo tópico com ainda mais informações.
No mercado de investimentos, existem diferentes tipos de smart money. Por isso, é fundamental avaliar muito bem a trajetória do possível investidor antes de aceitar o capital e a mentoria oferecida.
O Real Smart Money são aquelas pessoas que têm conhecimento e capacidade técnica que efetivamente irão contribuir para o crescimento de um negócio. No entanto, existem também os Fake Smart Money que podem apenas querer se aproveitar de uma boa ideia.
Nesse contexto, é fundamental saber identificar o perfil de cada um deles.
Pessoas que são Real Smart Money usualmente possuem uma trajetória de sucesso com o investimento em outras empresas do mesmo ramo ou setor. Por isso, as experiências podem ser comprovadas por meio de cases e depoimentos de outras organizações.
Além disso, é comum que elas se preocupem muito mais com a tomada de decisão e o caminho a ser seguido do que efetivamente com ser o sócio majoritário. Afinal, entendem que estão ali como mentoras e confiam que a ideia será bem-sucedida.
No entanto, existem pessoas que possuem capital para investir, mas não são experts ou, até mesmo, nem podem contribuir de forma efetiva para o crescimento de uma startup. Essas são consideradas parte do tipo Fake Smart Money.
É possível identificar esse perfil por meio da não existência de contribuições em outras empresas. Afinal, o Fake Smart Money está em busca de aproveitar boas ideias para usufruir do potencial de sucesso que será buscado exclusivamente pelos idealizadores.
O smart money é um investimento que as pessoas precisam estar preparadas para correr . Por isso, além da experiência na área de atuação da empresa e do capital para o investimento, o investidor deve estar ciente de que o retorno é variável.
Ao contrário de outros , essa forma de aplicação envolve dedicação também de quem injeta dinheiro e não apenas dos gestores do negócio. Por isso, assumir o compromisso de investir o dinheiro inteligente requer tempo e diversos conhecimentos.
Atrair investidores nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, muitos não sabem nem como dar o primeiro passo na procura de quem é a pessoa ideal.
Pensando em te ajudar nesse processo, separamos 5 dicas para atrair investidores smart money para seu negócio.
Por incrível que pareça, uma pessoa considerada smart money em um setor pode não ser a melhor para outro. Afinal, a experiência e a área de atuação podem ser consideradas alguns dos principais pontos para que as contribuições sejam efetivas.
Visto isso, encontrar um investidor é um trabalho minucioso e pode começar por amigos e parentes do seu próprio convívio social. Pessoas que são referências em gestão de negócios ou trabalham em grandes empresas podem ser bons investidores.
Outra opção são os eventos de empreendedorismo. Eles são uma maneira de expor ideias a quem tem experiência no mercado. Alguns exemplos são o Anjos do Brasil e a Curitiba Angels.
Além disso, um programa muito conhecido é o Shark Tank. A apresentação de uma boa ideia pode ser um ponto de virada, até mesmo se os participantes não invistam, devido a divulgação do negócio.
Outro ponto importante ao atrair um investidor é saber exatamente o perfil da pessoa que você irá escolher para contribuir no projeto. Ela precisa entender que existem outras opções de aplicação disponíveis no mercado, que não exigirão tanto esforço. Um exemplo são os produtos de renda fixa.
Por isso, se mesmo com esse entendimento, elas enxerguem que essa pode ser uma oportunidade de sucesso para o negócio e até mesmo tornar uma renda ativa em uma passiva no longo prazo.
Assim, saber as características de quem você busca pode ser um ponto para atrair e convencer as pessoas certas, mostrando a contribuição mútua dessa parceria.
O pitch é a etapa em que você já encontrou um potencial investidor e você deve apresentar a ele o negócio. Por isso, é fundamental que a descrição do modelo de negócio seja clara. O livro Smart Money traz alguns pontos essenciais:
A relação depois de fechar a parceria é um ponto muito importante para conseguir um smart money. Afinal, as decisões passarão a ser tomadas em conjunto e é preciso entender qual a melhor forma para que isso aconteça.
Então, deixe muito bem alinhado os melhores meios de contato e formas de transparência já durante o processo de negociação. Assim, as chances de que o sucesso da organização venha de um trabalho construído são muito maiores.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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