CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é um sound designer?
Qual a importância do sound designer?
Quanto ganha um sound designer?
Como se tornar sound designer?

Impactar com efeitos sonoros? Essa é a missão do Sound Designer!

Saiba como o profissional de Sound Designer atua no mercado de trabalho e qual a sua importância nas produções audiovisuais

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Impactar com efeitos sonoros? Essa é a missão do Sound Designer!

Os seres humanos possuem cinco sentidos que norteiam como elas vão reagir a qualquer situação. Tendo como base isso, as campanhas publicitárias, a produção de filmes e o mercado de audiovisual estão atentos a como melhorar a experiência dos clientes. Nesse sentido, a profissão sound designer ganha visibilidade.

Com o intuito de complementar aspectos visuais, o sound designer profissional trabalha com o alinhamento dos efeitos sonoros às imagens e sensações. Buscando impactar o cliente final, os artifícios utilizados vão desde trilhas sonoras até a escolha do melhor som ambiente para cada cenário.

Se você gosta do mundo das artes e quer entender mais a fundo como funciona a profissão e o mercado de trabalho para sound designers, acompanhe este artigo até o fim. Aqui você encontrará respostas para as seguintes questões:

  • O que é um sound designer?
  • Qual a importância do sound designer?
  • Quanto ganha um sound designer?
  • Como se tornar um sound designer? 

O que é um sound designer? 

Um sound designer é um profissional que cria e produz elementos ligados aos sons. Esses trabalhos podem se relacionar a trilhas sonoras, efeitos ou ruídos para produções audiovisuais. Entre elas estão:

  • Vídeo animação;
  • Conteúdos para internet;
  • Documentários;
  • Novelas;
  • Cinema;
  • Jogos digitais;
  • Séries;
  • Propagandas. 

O som dá mais vida às cenas que vemos em qualquer um desses canais, trazendo mais a sensação de realidade, ritmo e movimento. Por isso, as produções de sucesso contam com alguém especializado no tema.

Sendo assim, os sound designers passam a ser requisitados para entender a composição de uma produção visual. Por isso, eles vão além da utilização dos bancos de sons já existentes, podendo até mesmo criar novos e únicos efeitos sonoros.

Para isso, espera-se de um sound designer algumas atividades principais:

  • Organizar e executar o sistema de sonorização e gravação;
  • Trabalhar em equipe;
  • Operar sistemas de gravação e sonorização;
  • Montar e manusear equipamentos relacionados a sons;
  • Tratar e compilar registros sonoros;
  • Paciência para aperfeiçoamento das técnicas;
  • Planejar infraestrutura de gravações;
  • Domínio de edição sonora;
  • Comunicação assertiva para conclusão do trabalho com áreas de interface;
  • Criatividade e ouvido aguçado;
  • Acompanhamento de tendências musicais e sonoras;
  • Adaptabilidade para conduzir diferentes tipos de projeto sem perder a qualidade.

Agora que você já sabe o que é um sound designer e quais são as habilidades mais importantes na profissão, é hora de conferir a sua importância para as produções audiovisuais. Para isso, confira o próximo tópico!

Qual a importância do sound designer? 

Se você já foi ao cinema alguma vez, com certeza se sentiu mais imerso nas histórias dos filmes por causa dos sons.

Harry Potter, Senhor dos Anéis e até mesmo os filmes de heróis são grandes exemplos do quanto os sons afloram ainda mais as sensações dos telespectadores.

Para isso, os sound designers são essenciais. Além de criar efeitos sonoros perfeitos para cada cena, eles também são responsáveis por dar vida ao projeto final de filmes, novelas, séries e até jogos virtuais.

Um grande exemplo da importância desse profissional, é a empresa Wildlife Studio. Fernando Pepe, sound designer da marca, se tornou grande referência na profissão pela atuação ímpar no mercado de jogos.

A organização ganhou visibilidade no mercado devido à qualidade do vídeo e também impressionou pela abordagem inovadora na produção de áudio, trazendo mais realidade para os seus produtos.

Você tem dúvidas sobre qual carreira seguir?

Faça o nosso teste IKIGAI e descubra qual o seu propósito.

O teste IKIGAI é uma ferramenta na qual você responderá algumas questões que te levarão a refletir sobre o seu propósito de vida. Você pode ter mais de um IKIGAI, alguns com propósitos e impactos menores mas que te motivam e te dão prazer a curto prazo e outros maiores, relacionados a sua carreira.

Faça o download e monte VOCÊ mesmo o seu próprio IKIGAI.

E aí, já sabe qual o seu propósito de vida? Se a resposta for não, faça agora o nosso teste! Se a reposta for sim, você tem certeza? Faça também para garantir rs!

Teste Ikigai Descubra seu propósito de Vida

Mas e aí, está curioso para saber qual o retorno financeiro de quem atua na área de sound designer? Descubra mais detalhes sobre a faixa salarial de um sound designer e as possibilidades de trabalho que a profissão possibilita.

Quanto ganha um sound designer? 

A média salarial de um profissional da área de Sound Designer é de R$2.400,00. Conforme os dados levantados pelas empresas parceiras que anunciam suas vagas.

O teto do cargo é de R$4.857,71. Além disso, os dados mostram que as vagas no Brasil não exigem nível de graduação.

No entanto, existem possibilidades de trabalho por contrato de prestação de serviços que podem exceder esse valor. Além de ultrapassar barreiras geográficas com trabalhos de freelancer para empresas de todo o mundo.

Agora chegou a hora de entender o que você precisa fazer para se tornar um sound designer. Vamos lá?

Como se tornar sound designer? 

Para se preparar para o mercado de trabalho e exercer a profissão de sound designer será necessário dedicação. Afinal, essa profissão ainda não é comum, apesar de estar ganhando cada vez mais espaço nas criações audiovisuais.

Além do desenvolvimentos de soft skills específicas para o campo de atuação, será necessário aprimorar habilidades de escuta e percepção. Para isso, existem alguns caminhos.

O primeiro deles é a busca por cursos online com certificados. Essa alternativa é ideal para quem quer experimentar um pouco desse ramo de atuação. Com eles, você ganhará experiência com o desenvolvimento de experiências para o usuário. 

Mais uma opção é a escolha por uma graduação na área. Ela pode ser em cinema, multimídia, design, ou até mesmo publicidade e propaganda. Independente da escolha, o ideal é buscar se aprofundar na área de produção sonora.

Para isso, algumas dicas são:

  • Busca por projetos de pesquisa e extensão voltados para a área;
  • Entendimento do e-commerce musical para abrir o leque de possibilidades de interação entre áudios não óbvios e o seu trabalho, levando sempre em consideração a política de privacidade e direitos autorais;
  • Estágios na área para trabalhar habilidades técnicas, fazer networking e melhorar habilidades interpessoais;
  • Conhecimento sobre novos gêneros e tendências musicais, bem como práticas características de épocas e movimentos, como lo-fi ou arranjos latino-americanos. 

Caso você já seja formado em qualquer área de conhecimento, uma ótima alternativa para se profissionalizar ainda mais na área é a pós-graduação. O curso é ideal para quem busca aprofundar seus conhecimentos ou mudar de campo de atuação.

E para te ajudar caso você decida seguir esse caminho, separamos nosso curso de estruturação de trabalhos acadêmicos para você! Com ele, realizar as tarefas acadêmicas será muito mais fácil.

Amplie o seu conhecimento!

Conheça o nosso curso de Estruturação de Trabalhos Acadêmicos!

Você sabe o que é a Metodologia Científica e como usá-la para elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso ou um artigo científico? O TCC, artigo e Metodologia Científica são áreas do conhecimento que caminham de mãos dadas. Afinal, para elaborar uma pesquisa científica é necessário que você siga um conjunto de orientações.

Em um TCC ou artigo científico, não poderia ser diferente, de acordo com a ABNT (Associação Brasileira das Normas Técnicas), o Trabalho de Conclusão de Curso precisa cumprir determinados requisitos. Desenvolvemos esse curso para que você aprenda o que é a Metodologia Científica e como usá-la em seus trabalhos acadêmicos.

Não perca tempo e inscreva-se agora!

estruturação de trabalhao academicos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Estruturação de Trabalhos Acadêmicos

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Estruturação De Trabalhos Acadêmicos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.