O que é Sprint Backlog?
Como elaborar?
Quais são os passos para implementação?
Qual a diferença de Sprint Backlog e o Product Backlog?
Quais são os benefícios da implantação da Sprint Backlog?

Veja quais são as características da Sprint Backlog e entenda como pôr em prática!

Entenda o conceito de uma Sprint Backlog, suas características, e aprenda o passo a passo para fazer, e colocar em prática essa metodologia

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Veja quais são as características da Sprint Backlog e entenda como pôr em prática!

Definir quais são os objetivos a serem conquistados, muitas vezes, soa como algo natural e fácil de se resolver, a questão geralmente está no processo que você adotará para conquistar essas metas e objetivos.

Mas é aí, que a Sprint backlog entra! Essa metodologia é um dos principais fatores para qualquer sprint, e com certeza guiará a equipe para o entendimento e discernimento das atividades que cada um deve exercer.

Se você deseja implementar essa metodologia, mas não sabe por onde começar… É só continuar sua leitura para aprender:

  • O que é uma sprint Backlog?
  • Como elaborar uma Sprint Backlog?
  • Quais são os passos para implementação?
  • Qual a diferença de Sprint Backlog e o Product Backlog?

O que é Sprint Backlog?

Dentro do do Scrum, que é uma das metodologias ágeis que vem tendo sucesso no mercado, e está sendo bastante adotada, há também outras três subáreas/níveis como a: Sprint Backlog.

Resumidamente a Sprint Backlog, nada mais é do que a lista das atividades que deverão ser executadas durante a Sprint. E ele é criado dentro da Sprint Planning (Reunião de planejamento da Sprint) que é o primeiro item a ser criado na Sprint.

A Sprint Backlog reúne todos os itens a seguir:

  • Devem baseiam na estimativa do trabalho e desenvolvimento do produto, e consideram a capacidade de desenvolvimento, além disso,essa parte está no topo do Backlog do Produto
  • Sprint Goal, que define quais são os itens que devem existir e quais são os esforços para realizá-los, a fim de direcionar as pessoas e suas ações.
  • Documento detalhado que contenha todo o plano de entrega dos itens de realização da Sprint.

Esses são os itens do Sprint Backlog, e com a implementação deles, vemos a sequência das atividades que deverão ser executadas, e assim, é realizada a divisão, acompanhamento e controle dos mesmos.

Simples assim! Continue a leitura e descubra como elaborar uma Sprint Backlog.

Confira o eBook Scrum para Gestão ágil de Projetos e se especialize ainda mais na área!

Você vai conhecer todos os eventos, artefatos, papéis desempenhados e as barreiras encontradas na implementação da Metodologia Scrum, utilizada como forma de gerenciamento de projetos em 58% das maiores referências ágeis do mundo todo.

Metodologia Ágil vem sendo cada vez mais essencial para o mercado de trabalho, já que devemos estar preparados para nos adaptar às mudanças de forma rápida, sem desperdiçar tempo e agregando o maior valor possível ao cliente.

Não perca tempo! Baixe o seu agora!

Ebook Scrum para Gestão ágil de Projetos , baixe agora!

Como elaborar?

Com a Sprint Backlog você é capaz de organizar as atividades que devem ser realizadas, é muito mais visível os processos, e também é mais simples e ágil o controle dessas ações. Mas como elaborar uma Sprint Backlog?

Antes de tudo, é necessário que você tenha em mãos as tarefas, e elas estão anexadas no Product Backlog, que é elaborado pelo Time de desenvolvimento e o Product Owner (PO).

No início, de uma forma geral, o projeto se inicia com algumas demandas e daí surgem as listas das atividades e tarefas, mas você deve ter em mente que ao longo do processo isso pode mudar.

Não é possível saber sobre tudo no início do processo, algumas necessidades vem surgindo conforme as atividades são executadas, por isso é necessário algumas atualizações dessas atividades ao longo do tempo.

Depois de definidas as atividades “iniciais”, basta definirem quais serão as responsabilidades de cada membro do time de desenvolvimento, bem como os prazos.

Lembrando que isso deve ser decidido em conjunto com a equipe, alinhando tudo com o time de desenvolvimento e o scrum master, para que todos sintam-se confortáveis e confiáveis para em dar o melhor de si.

Outro fato a ser levado em consideração, deve ser a realização das atividades com ordem de prioridade. O esforço para a execução delas deve ser completo, pois é essencial que os prazos quanto ao tempo e demandas estejam alinhados.

Não se subestime, nem se frustre com o volume das atividades! O mais importante é que os membros da equipe não se sintam sobrecarregados, para que dessa forma cumpram suas atividades.

Vamos agora partir para o próximo passo: implementação, então se você quer aprender como implementar, continue lendo o tópico a seguir:

Quais são os passos para implementação?

A Sprint é calculada diariamente e não deve se manter estática. É necessário que haja atualizações, afinal, como já mencionamos anteriormente, o projeto passa por diversas atualizações pois não sabemos quais são todos os requisitos e demandas desde o início, mas sim ao longo da vivência do projeto.

Além disso alguns pontos devem ser levados em consideração em relação a lista de tarefas:

  • Organização: para não ter dispersão e manter a ordem das entregas e cumprimento dos prazos!
  • Priorizar: as atividades devem seguir a ordem de prioridade, essa estratégia torna o trabalho mais efetivo!
  • Atualização: fique ligado às questões internas e externas para que caso precise, haja tempo para uma nova tomada de decisão

A responsabilidade da manutenção da Sprint Backlog, é do time de desenvolvimento. Eles possuem o domínio e a autoridade para isso.

Essa manutenção pode ser realizada através do Quadro de Tarefas, e isso torna as informações visíveis de todo o trabalho que o Time de Desenvolvimento identifica como necessário para atingir o objetivo da Sprint.

No mais, caso haja uma lotação sobre a quantidade de mudanças ou mesmo algo que  torne impossível a sua realização, é um indicativo de falhas no planejamento da Sprint.

A estimativa de trabalho restante na Sprint é calculada diariamente como já mencionado, e pode ser representada graficamente um Gráfico de Burnup.

Qual a diferença de Sprint Backlog e o Product Backlog?

Os itens do Product Backlog relacionam-se com as características e funcionalidades que deseja-se obter no produto, todas elas são listadas para fácil visualização e acompanhamento.

Agora, tratando-se da Sprint Backlog, podemos elencar como a lista das atividades que devem ser feitas pelo Scrum Team, e passam por atualizações e validações da sprint review para concluírem cada Sprint.

Quais são os benefícios da implantação da Sprint Backlog?

A base dessas duas metodologias, reúnem maneiras de organizar e gerenciar o fluxo de trabalho com alta performance, dessa forma podem aproveitar melhor os recursos, otimizarem o tempo e obterem bom desempenho.

Dessa forma, consequentemente há a melhoria nos produtos/serviços, maximizando assim, a experiência e satisfação dos clientes.

Os benefícios de utilizar alguma ferramenta de metodologia ágil, está totalmente direcionada na relação da transparência, objetividade e ações direcionadas para o alcance da meta, e nesse caso, a meta Sprint.

Com isso, há também o estímulo no relacionamento do time todo, favorecendo a união.

Nessa abordagem o time consegue visualizar e distribuir as atividades conforme a quantidade de itens, habilidade e consenso da equipe toda, e isso estimula o senso de cooperação e ativa o senso ágil de cada um.

Tudo isso, caminham para um só lugar: o desenvolvimento pessoal e profissional daqueles que atuam sob essa metodologia, e tendem a melhorarem cada vez mais os seus resultados.

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar a Voitto aqui no Blog!

Por fim, se liga nessa super dica!

Vivemos um mundo marcado pelo dinamismo, em que mudanças rápidas e constantes, com novas tecnologias e novos modos de gerenciamento surgindo a todo tempo.

Tendo em vista esse cenário,  é necessário desenvolver adaptabilidade e agilidade, que são trazidas pelo Scrum. Um framework simples e interativo que possibilita a otimização do desenvolvimento de qualquer projeto, dos mais simples aos mais complexos.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Preparatório para Certificação Agile Scrum EXIN , que aborda os fundamentos essenciais e ensina a lidar com as mudanças a fim de alcançar sucesso em seus projetos.

Além disso, te preparamos para ser um profissional certificado Agile Scrum Foundation (ASF) pela EXIN, com renome internacional. O que é realizado através de simulados e questões exclusivas.

Portanto, se você deseja se certificar, se inscreva agora no nosso curso Preparatório para Certificação Agile Scrum EXIN!

Preparatório para Certificação Agile Scrum EXIN

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

Planilha de cronograma, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Cronograma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.