Você sabe como o mercado de ações funciona? Sabe o que significa IPO? Ou o que significa ICO? É importante conhecer tudo isso para entender o que é STO e qual a necessidade desse tipo de oferta de token.
Se ainda não sabe responder alguma das três perguntas do início fique tranquilo, pois nesse artigo você encontrará a resposta delas e de outras perguntas:
Pode fechar as outras abas do navegador, porque aqui você lerá um conteúdo completo sobre STO. Vamos lá?
STO é a sigla para Security Token Offering ou, em português, Oferta de Token Segura.
A STO une os conceitos de uma ICO e uma IPO:o que significa que o detentor de uma STO possui um token (um ativo digital como uma criptomoeda) que representa, por exemplo, ações, títulos de dívida, fundos ou fundos de investimento imobiliário.
O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?
Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.
Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!
E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!
Agora que sabe o que é STO e até recebeu um curso de gestão financeira, vamos seguir na leitura. No próximo tópico, você entenderá melhor o que significa a ICO e a IPO e como elas se diferenciam da oferta segura de token.
Primeiramente, você precisa entender...
IPO é um mecanismo de Ofertas Públicas de ações de uma empresa que está entrando no mercado financeiro pela primeira vez. Depois da IPO, a empresa se torna uma organização de capital aberto.
Depois da aquisição da IPO, é necessário que o investidor pague taxas a corretora e ao banco de investimento, suporte jurídico para legalização da ação e tantos documentos que não vale a pena falar aqui, mas saiba que a burocracia pós aquisição é grande.
Para facilitar a operação de registro e validação dos proprietários das ações após a aquisição das IPOs, surgiu a oportunidade de se aplicar as tecnologias de blockchain com seu mecanismo de consenso descentralizado, agilizado por contratos inteligentes e seguros.
Por meio da blockchain, é possível registrar as ações com alto nível de segurança e diminuir as taxas cobradas pelos serviços tradicionais.
Então, a diferença entre a STO e a IPO é a utilização da tecnologia da cadeia de blocos nas operações.
A ICO, muitas vezes, é interpretada erroneamente, pois as pessoas acreditam que ela é como as ações do mercado financeiro, só que dentro de redes blockchain.
As ICOs são Utility Tokens, ou seja, tokens que podem ser usados para garantir o direito a um serviço ou produto oferecido pela Organização Descentralizada ou Aplicativo Descentralizado, que lançou a ICO.
Então, a diferença entre STO e ICO é que a primeira dá direito a ações ou a títulos de uma empresa e a segunda, a serviços ou a produtos.
Claro que tem!
Imagine que uma companhia está ofertando ações de um parque de diversão. Se você comprar uma ação desse parque, você se torna um investidor proprietário de certa parte da empresa. Isso é uma aquisição de IPO.
Imagine também alguém que adquire bilhetes para brincar no parque. Essa pessoa não é proprietária, mas tem direito aos serviços que o local oferece. Isso é uma aquisição de ICO.
No primeiro caso, se você comprou a ação e o mecanismo por trás de todas as operações utiliza blockchain, significa que você adquiriu uma STO.
Pronto, certeza que tudo está claro agora!
A STO é uma oferta criada para melhorar a experiência de compra de ações aplicando a blockchain e aproximar do mercado tradicional as empresas e as startups que usam a cadeia de blocos como modelo de negócios.
No tópico a seguir, você verá pontualmente quais são as vantagens que os security tokens podem trazer para os investidores e para o mercado. Fique ligado!
Alguns países baniram as STOs, podemos citar a China, Coreia do Sul, Índia, Marrocos, Bolívia, entre outros. Além disso, há casos de países como a Tailândia onde as regulamentações não são bem definidas, pois os governos mantêm uma postura de indecisão com relação ao assunto.
As STOs são definidas e regulamentadas através de comissões e regulamentações bastante complexas.
Podemos analisar as vantagens de uma STO tendo como base as ICOs e IPOs, desta maneira é possível visualizar melhor todos os fatores.
Quando comparamos a STO com a ICO, as vantagens são:
Quando comparamos a STO com a IPO, as vantagens são:
Mesmo com tantas vantagens, ainda existem algumas barreiras para a implantação e a aceitação das ofertas seguras de token no mercado. Conheça essas barreiras a seguir!
Como tudo que envolve blockchain, o principal desafio a ser enfrentado é a confiança.
Geralmente, quando uma iniciativa envolve a cadeia de blocos, é difícil atrair investidores ou usuários, apesar das inúmeras vantagens que possam ser oferecidas.
Além do mais, existe um grande impasse para a regulamentação das plataformas que oferecem STOs. No momento, elas são regulamentadas pelas mesmas leis que as IPOs, porém o funcionamento das duas ofertas é diferente e precisam de legislações diferentes.
Outro desafio é relacionado à descentralização. A responsabilidade de oferta, de negociação e de registro recai sobre as empresas ofertantes, o que antes era função dos bancos e corretoras.
Sendo assim, empresas não querem gastar tempo e dinheiro com a oferta de STOs e, ainda por cima, não confiam completamente na cadeia de blocos.
Você confia?
A tecnologia Blockchain é considerada uma revolução, pois desafia paradigmas em processos relacionados a transações financeiras, de informações e documentos, de armazenamento de dados e de movimentação de ativos, nos permitindo a descentralização de monopólios de ampla duração de alguns setores.
Pensando nessa revolução, criamos o curso Fundamentos Essenciais para Blockchain. Esse treinamento introdutório prepara você para compreender os princípios, conceitos e aplicações da tecnologia Blockchain. Além disso, apresenta os comentários sobre o artigo publicado por Satoshi Nakamoto e várias questões comentadas para você se preparar para exames de certificação e se destacar no mercado de trabalho!
Tem interesse em dar os primeiros passos nessa nova tecnologia? Então, clique na imagem abaixo, utilize o cupom BLOG100 e tenha acesso gratuito ao nosso curso Fundamentos Essenciais para Blockchain.
Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!