Como funciona o Stock Option?
A influência do Stock Option no índice de turnover
Benefícios em aderir ao Stock Option
Aprenda novas técnicas de gestão!

Incentive os seus colaboradores usando a técnica do Stock Option!

Saiba como o Stock Option funciona e aprenda mais sobre a estratégia de gestão que incentiva, motiva e engaja funcionários.

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Incentive os seus colaboradores usando a técnica do Stock Option!

Um dos problemas mais recorrentes das corporações no que se diz respeito a gestão é a alta taxa de rotatividade, muitas vezes, ocasionada pela desmotivação dos colaboradores e novas ofertas do mercado de trabalho para os funcionários em questão.

O índice de Turnover de uma empresa diz muito sobre a sua cultura e confiabilidade, e para manter os funcionários dentro de uma corporação, é necessário um conjunto de estratégias para mantê-los motivados e engajados em um mesmo objetivo.

Em contrapartida a este problema, surgiu a ideia do Stock Option, uma técnica eficaz que promove incentivos a longo prazo, dando aos funcionários de uma empresa o direito de comprar ações da corporação e fazer parte da mesma.

Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura conosco nos seguintes tópicos?

  • Como funciona o Stock Option?
  • A influência do Stock Option no índice de turnover 
  • Benefícios em aderir ao Stock Option
  • Aprenda novas técnicas de gestão!

Vamos lá?

Como funciona o Stock Option?

A prática de Stock Option surgiu nos Estados Unidos em meados do século XX, mas no Brasil, ficou conhecida apenas na década de 90. No início, as ações disponibilizadas pelas empresas eram exclusivas apenas para grandes executivos.

Com o passar do tempo essa prática passou a ser vista como uma forma de fidelizar colaboradores. Dessa forma, o Stock Option é um benefício dado aos funcionários que permite que os mesmos tenham a possibilidade de participar de um plano de opção de compra de ações da empresa.

Esse plano de opção de compra de ação, por sua vez, funciona da seguinte forma: a empresa disponibiliza uma porcentagem das suas ações para os seus colaboradores e dá a eles a possibilidade de adquiri-las a um valor pré-determinado a preço de exercício (um valor abaixo do mercado).

Ao adquirir as ações, caso o colaborador queira entrar nesse benefício, ele passa a ter direito a uma porcentagem do lucro da empresa. Legal, não é? Mas vale ressaltar que geralmente o Stock Option têm períodos determinados para ficar disponível aos colaboradores, então é preciso ficar de olho para ter acesso às opções de compra.

Mas calma lá, pode ficar tranquilo! Esse tempo é determinado subjetivamente por cada empresa.

A influência do Stock Option no índice de turnover 

O plano de Stock Option, além de ser um modelo de remuneração e benefício um pouco diferente do que costumamos ver nas empresas, é um fator de grande influência para os indicadores de RH.

Já ouviu falar sobre os Indicadores de Recursos Humanos? Eles são métricas que ajudam a medir o desempenho da área de recursos humanosdurante um determinado período de tempo.

Os dados neste setor estão se tornando cada vez mais importantes, por isso montamos a planilha de Indicadores de Recursos Humanos para te ajudar.

Faça o download agora da nossa planilha de Indicadores de Recursos Humanos! Com ela, realizar a gestão de pessoas da sua organização vai se tornar muito fácil!

Clique no botão abaixo e faça o download

No índice de turnover, por exemplo, o stock option pode exercer uma função motivacional que permite que o colaborador queira ficar mais tempo na empresa, já que com as ações da companhia, ele passa a fazer parte da mesma, criando um senso de pertencimento com a corporação.

Visto que o maior GAP do turnover é a alta rotatividade, isto é, a entrada e a saída de colaboradores em um determinado tempo, o stock options é uma boa forma de cativar esses funcionários que pretendem sair e mantê-los dentro da equipe.

Benefícios em aderir ao Stock Option

Toda estratégia tem seus benefícios, e por isso, resolvemos te mostrar quais são os maiores benefícios em aderir ao Stock Option dentro de uma empresa. Fique ligado!

1. Incita a produtividade

Dado que o Stock Option dá ao colaborador o direito de fazer parte das ações da companhia, essa atitude produz o gatilho da reciprocidade, quando algo ou alguém te beneficia e você se sente na obrigação de devolver o favor, voluntariamente.

Essa técnica de gestão faz com que os aderentes ao plano de opção de compra de ações se sintam mais motivados e conectados com a empresa após o benefício ser concedido a eles, principalmente pelo baixo preço das ações ofertadas.

2. Aumenta o lucro da empresa

Com a alta da produtividade influenciada pelo gatilho da reciprocidade, o lucro da empresa tende a aumentar visto que, com o senso de pertencimento do colaborador (após a compra das ações) ele se sente mais à vontade para dar o melhor de si já que no final ele também será recompensado por isso.

3. Torna a equipe focada

Alinhado com o senso de pertencimento, o foco surge como uma consequência dos tópicos anteriores. Com a produtividade em alta, e a possibilidade de obter lucros com as ações, a equipe se torna intrinsecamente focada e unificada em busca do mesmo objetivo.

4. Forma novos investidores

Com a oportunidade de entrar nas ações da empresa o colaborador passa a se tornar também um investidor, visto que terá de analisar e entender o papel das suas ações dentro do mercado. O Stock Option pode ser a porta de entrada para o mundo da bolsa de valores, por exemplo.

Apesar de não ser uma estratégia muito conhecida, o Stock Option vem ganhando cada vez mais força e empresas que você com certeza já ouviu falar aderem a essa prática. Veja alguma delas!

  • Nubank;
  • Natura;
  • Pão de açúcar;
  • Banco do Brasil;
  • Hering;
  • Azul.

Aprenda novas técnicas de gestão!

Assim como o Stock Option, existem outras formas de beneficiar um colaborador e incentivá-lo dentro da empresa. Para saber mais sobre como ter uma estratégia eficiente de acordo com o seu contexto empresarial, conheça o nosso “Curso de Gestão para Resultados.”

A primeira competência que um empresário, empreendedor ou consultor deve possuir é a capacidade de pensar estrategicamente. Além de atenuar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.

Neste curso de Gestão para Resultados, você aprenderá na prática a elaboração de um planejamento estratégico, além de como conduzir o processo de comunicação dessa estratégia para a equipe.

Você será capaz de analisar o ambiente empresarial de diferentes frentes a fim de se antecipar a dificuldades futuras, definindo onde se quer chegar e o que fazer para chegar lá!

Incrível, né? Então não perde tempo e garanta já a sua inscrição!

Gestão para Resultados, garanta sua inscrição!

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Introdução Ao Wcm

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.