O que é sustentabilidade empresarial?
Práticas de sustentabilidade empresarial
Vantagens de se implementar a sustentabilidade empresarial
5 passos para implementar a sustentabilidade empresarial
Como me capacitar?

O que é a sustentabilidade empresarial e quais são os desafios da sua implementação?

A sustentabilidade empresarial é uma grande aliada para o desenvolvimento da sua organização, se implantada como cultura organizacional.

Pâmela Souza
Por: Pâmela Souza
O que é a sustentabilidade empresarial e quais são os desafios da sua implementação?

A sustentabilidade empresarial auxilia na criação de uma imagem positiva para a sua empresa perante os seus clientes, além de fazer com que ela se torne mais competitiva.

Algumas estratégias que podem ser colocadas em prática para que a sua empresa seja sustentável são a reciclagem, o reaproveitamento de água e de matérias primas.

Quer saber mais sobre sustentabilidade empresarial? Então veja o que vamos abordar ao longo deste artigo:

  • O que é sustentabilidade empresarial?
  • Práticas de sustentabilidade empresarial
  • Vantagens de se implementar a sustentabilidade empresarial
  • 5 passos para implementar a sustentabilidade empresarial.

Pegue um bloquinho de notas e acompanhe esse artigo até o final. Veja também, como a sustentabilidade empresarial pode beneficiar a sua empresa e impactar direta e indiretamente aqueles que têm contato com ela.

Vamos começar pela definição desse conceito.

O que é sustentabilidade empresarial?

Sustentabilidade empresarial é o conjunto de ações que objetivam a redução do impacto ambiental da organização e incentivam o desenvolvimento da sociedade.

A sua implementação faz parte do planejamento estratégico das empresas, visando o seu crescimento sustentável.

Para avaliar o desempenho das economias considerando os aspectos sustentáveis, surgiram os indicadores sustentáveis. Um exemplo deles é o ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial. Ele compara a performance das empresas listadas na Bolsa de Valores sob o aspecto da sustentabilidade corporativa.

Segundo Christiane Veloso e Ana Agustinho, autoras do livro Sustentabilidade empresarial: estratégia das empresas inteligentes:

"Uma organização empresarial é reconhecida como ecoeficiente quando fornece produtos e serviços a preços competitivos, que satisfaçam as necessidades humanas, trazendo qualidade de vida, enquanto reduz progressivamente os impactos ecológicos e a intensidade do uso de recursos naturais."

Para que a sustentabilidade empresarial seja efetiva é necessário uma gestão sustentável baseada no tripé da sustentabilidade empresarial.

Se você quer fazer um balanço de responsabilidade social e ambiental da sua empresa clique no botão abaixo e garanta a sua Planilha de Balanço Socioambiental.

Planilha de Balanço Socioambiental. Baixe gratuitamente!


Além de reduzir os custos de produção por meio de práticas sustentáveis, a sustentabilidade empresarial também contribui para a motivação e produtividade de seus colaboradores.

Vamos conhecer agora algumas práticas de sustentabilidade empresarial.

Práticas de sustentabilidade empresarial

A sustentabilidade empresarial pode ser aplicada em todos os processos de uma organização.

Vamos destacar aqui três setores, sendo eles o de produção, o de escritório e o do produto entregue ao consumidor.

Na produção, a reciclagem de materiais, a reutilização de sobras de matéria-prima, o uso de materiais ecológicos, o uso adequado de água e de energia elétrica, a utilização de filtros que diminuem a eliminação de poluentes no meio ambiente e o descarte adequado de resíduos são exemplos de medidas que podem ser tomadas.

Em ambientes de escritório, podemos citar o exemplo de práticas simples, como a utilização de copos reaproveitáveis, lixos de coleta seletiva, utilização de iluminação em LED, uso de documentos online, evitando o consumo de papel, e o incentivo a utilização de transportes públicos.

Já no produto que será entregue ao cliente, a utilização de embalagens feitas com materiais recicláveis e biodegradáveis mostra para o consumidor a preocupação da empresa com o ambiente.

No entanto, quais são as vantagens de aderir à práticas sustentáveis?

Vantagens de se implementar a sustentabilidade empresarial

No livro Empresas Humanizadas, os autores Raj Sisodia, David B. Wolfe e Jag Sheth trazem a definição de empresas humanizadas como sendo aquelas que procuram entregar cada vez mais valor para a sociedade como um todo.

Conceito que está muito relacionado com a sustentabilidade empresarial.

Então, por que estamos falando de empresas humanizadas?

A humanização das empresas faz com que elas se importem cada vez mais com os impactos, tanto positivos quanto negativos, que suas ações causam no ambiente.

Sendo assim, as vantagens de se implementar a sustentabilidade empresarial são:

  • Aumento da vantagem competitiva da organização
  • incentivo à inovação
  • acesso aos incentivos financeiros governamentais
  • redução dos custos de produção
  • auxílio no desenvolvimento sustentável da sociedade
  • satisfação do cliente
  • atratividade para stakeholders e
  • motivação e engajamento dos colaboradores.

Diante de todas essas vantagens, você deve estar interessado(a) em como implementar a sustentabilidade empresarial na sua empresa, não é mesmo?

Sendo assim, separamos 5 dicas para te auxiliar nesse processo. Veja o próximo tópico!

5 passos para implementar a sustentabilidade empresarial

Para que a sustentabilidade empresarial seja efetiva em sua empresa é necessário que ela esteja na essência da organização, que ela seja parte da cultura.

Confira as dicas que separamos para você!

1. Tenha um envolvimento com os stakeholders

Para implementar a sustentabilidade empresarial é necessário que você conheça àqueles que a sua empresa impacta, seja direta ou indiretamente. Isso inclui pessoas e empresas.

Com esse envolvimento, é possível identificar onde é necessário investir energia para impulsionar a estratégia de sustentabilidade.

2. Elabore um planejamento estratégico

Com a elaboração de um planejamento estratégico, é possível definir quais ações e políticas sustentáveis serão implementadas na sua organização.

Identifique qual é o potencial, o impacto e os custos de cada projeto, o nível de dificuldade e os recursos que serão necessários para executá-los.

3. Tenha uma equipe

Para que a sustentabilidade empresarial seja implementada, é necessário o envolvimento dos funcionários, incluindo o líder, que será responsável por tomar as decisões.

Sendo assim, ter uma equipe multidisciplinar, com funcionários de diferentes áreas, é importante para a definição de metas, para a promoção do engajamento e para a definição de processos até o alcance dos resultados.

4. Promova treinamentos

Para que os colaboradores se engajem com os projetos relacionados à sustentabilidade, é importante a promoção de treinamentos que os levem a entender a importância da separação dos diferentes tipos de resíduos.

5. Faça análises periódicas

Não basta apenas ter um projeto, implementá-lo e ensinar aos colaboradores como praticá-lo. É necessário avaliar o funcionamento das estratégias desenvolvidas, sempre visando a melhoria contínua.

Isso auxilia no ajuste das estratégias e no alcance de resultados cada vez melhores.

Como me capacitar?

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Pâmela Souza

Pâmela Souza

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Fundamentos Essenciais para Consultores

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Consultores

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.