O que é a Técnica Pomodoro?
Como surgiu a Técnica Pomodoro?
Quais as principais vantagens da Técnica Pomodoro?
5 passos para aplicar a Técnica Pomodoro!
Venha aprender ainda mais com a Voitto!

Você conhece a Técnica Pomodoro? Saiba como ela aumenta sua produtividade!

A gestão do tempo e a produtividade são fatores determinantes para o seu desenvolvimento. Por isso, conheça a técnica pomodoro!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você conhece a Técnica Pomodoro? Saiba como ela aumenta sua produtividade!

O gerenciamento de tarefas e de tempo é essencial para obter sucesso no cumprimento das mesmas. Dessa forma, o uso de técnicas como o pomodoro é muito eficiente para implementar essa gestão.

Você sabe o que é a técnica pomodoro? Muito além de apenas uma ferramenta para te auxiliar na organização e conclusão de tarefas, o pomodoro pode ser o que faltava para melhorar sua produtividade cada vez mais! 

Ficou curioso para saber mais sobre isso? Não se preocupe, pois o objetivo deste artigo é esclarecer as principais informações sobre o pomodoro. Para isso, acompanhe os seguintes tópicos:

  • O que é a técnica pomodoro? 
  • Como surgiu a técnica pomodoro?
  • Quais as vantagens da técnica pomodoro? 
  • 5 passos para aplicar a técnica pomodoro! 

Vamos à leitura?

O que é a Técnica Pomodoro? 

De maneira objetiva: é o método pomodoro que te oferece uma maneira simples de organizar suas tarefas em determinado período de tempo visando a concentração total e os descansos em intervalos.

Dessa forma, ela promete aumentar a sua produtividade e te ajudar a cumprir os prazos de conclusão das tarefas, tais que podem estar relacionadas aos estudos, ao fluxo de trabalho, a um projeto pessoal, entre inúmeras outras possibilidades.

Além disso, a aplicação dessa técnica é feita de forma bem acessível, afinal, dispondo de apenas um bloco de anotações e um cronômetro já é possível colocar o pomodoro em ação e ver seus resultados acontecerem no dia a dia.

Muito interessante, não é mesmo? Para complementar sua compreensão sobre essa técnica, que tal saber como ela surgiu? Confira o próximo tópico!

Como surgiu a Técnica Pomodoro?

Se você é estudante, é provável que esteja sempre procurando meios de se concentrar nos estudos e ter um maior rendimento para obter os melhores resultados possíveis, certo?

Partindo disso, o estudante italiano Francesco Cirillo, na década de 1980, inventou a “the pomodoro technique”, quando buscava formas de melhorar seu desempenho acadêmico e otimizar tempo. 

Francesco percebeu que ele conseguia manter a concentração absoluta por  períodos de 25 minutos. Mas, que, após esse intenso uso intelectual, precisava de um descanso para retornar à concentração.

Dessa forma, ele usou um timer de cozinha para cronometrar o tempo em que se concentrava em suas tarefas e intercalou pausas curtas de 5 minutos a cada ciclo de concentração concluído.

Uma curiosidade é que o timer usado por Francesco tinha o formato de tomate, que posteriormente ficou conhecido como o símbolo representativo da técnica de produtividade.

Além disso, após a conclusão de 4 ciclos, Cirillo percebeu que era necessário um descanso maior, por isso a pausa estabelecida foi de 15 a 30 minutos. Por fim, comprovou-se a eficiência da técnica e ela foi divulgada em 1992.

Agora que você já sabe o conceito de pomodoro e como ele surgiu, é o momento ideal para conhecer as vantagens dessa técnica que vem ajudando muitas pessoas a atingirem seus objetivos. Veja no tópico a seguir! 

Quais as principais vantagens da Técnica Pomodoro?

Amenização da sensação de ansiedade

A ansiedade está muito presente na nossa sociedade! E é muito comum que as pessoas se sintam ansiosas ao pensarem nas tarefas que devem desempenhar ao longo do dia.

Por isso, o pomodoro ajuda a amenizar essa sensação negativa, pois proporciona uma organização de tarefas e maior gestão do tempo. Dessa maneira, o planejamento e execução geram menos ansiedade.

Proporciona autoconhecimento 

O autoconhecimento é muito importante para o desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, estimulá-lo é essencial para que possamos estar em constante crescimento.

Com a técnica pomodoro é possível que você entenda como funcionam seus mecanismos de concentração, quais são as suas principais distrações e ainda, como você pode contorná-los!

Alta versatilidade 

A técnica pomodoro não é exclusiva para estudantes! Ela pode ser usada no trabalho, no desenvolvimento de um projeto, na organização de atividades de um grupo e entre muitas outras possibilidades!

Assim, essa técnica é muito versátil e pode fazer uma diferença positiva em diversas áreas da sua vida! 

Depois de conhecer mais sobre as vantagens da utilização da técnica pomodoro, você já não vê a hora de poder colocá-la em prática, não é mesmo? Pensando nisso, separamos um passo a passo para te ajudar, confira! 

5 passos para aplicar a Técnica Pomodoro!  

1.Gerencie suas tarefas 

A gestão de tarefas é muito importante para ter consciência do que precisa ser feito e organizar da melhor forma possível sua execução.

Por isso, faça uma lista de tarefas e classifique qual é o grau de prioridade de cada uma. Dessa forma, ficará muito mais claro qual é a melhor forma de organizá-las e ainda, por onde você deve começar!

2.Estabeleça metas 

Ter metas é essencial para a orientação das suas ações e para a sua motivação, afinal, ter um propósito bem definido é muito estimulador.

Assim, determine metas de progresso (quanto de determinada atividade você quer concluir por dia) e metas de prazos (qual será o dia de conclusão). Com isso, você se sentirá mais confiante e motivado.

3.Não se esqueça do descanso 

O descanso não é apenas uma sugestão do método pomodoro, mas sim uma parte importante que auxilia no alcance de resultados. Por isso, faça uma pausa! 

Durante o período de descanso, procure minimizar o uso intelectual e se distrair de forma que sua mente foque em algo que possa proporcionar o relaxamento para começar o ciclo seguinte com mais energia. Ou mesmo, aproveite para ir ao banheiro ou se alimentar nesse período.

4.Entenda suas distrações 

A distração pode acontecer e ela não deve ser vista como um motivo de frustração e desistência da técnica, pois, é uma oportunidade de autoconhecimento. 

Então, anote todos os fatores que te distraem durante a execução do ciclo pomodoro e trace estratégias para evitá-los. 

5.Utilize ferramentas para te ajudar 

Existem diversos aplicativos com a técnica pomodoro! 

Além do tradicional cronômetro, você pode usar aplicativos que bloqueiam sua atividade no celular enquanto o ciclo acontece ou até mesmo que te oferecem recompensas pela conclusão de cada pomodoro.

Agora que você já sabe de tudo isso, chegou o momento de pôr em prática! 

E não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para continuar aprendendo técnicas que vão te ajudar no seu dia a dia e muito mais!

Venha aprender ainda mais com a Voitto! 

Você tem uma ótima gestão de tempo e de produtividade? Não? Vem que nós podemos te ajudar:

O maior desafio de hoje é fazer a gestão de negócios pessoais paralelamente a projetos profissionais.

No contexto atual, quem desenvolve métodos e controles que possibilitem conciliar interesses profissionais e viabilizar a execução de seus planos está sempre a muitos passos à frente da concorrência.

Por isso, e a partir de lições que tratam desde fundamentos básicos e da importância do autoconhecimento até ferramentas práticas para você gerenciar melhor o seu tempo, o curso de Produtividade e Gestão do Tempo te capacitará a tornar seu ambiente de trabalho muito mais produtivo, delegando tarefas e lidando com imprevistos de maneira eficiente e ágil!

Além disso, com o cupom BLOG50 você tem 50% de desconto no curso!

Corre a aproveita!

Clique e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique e adquira o curso Produtividade e Gestão do Tempo com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Produtividade E Gestão Do Tempo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.