Procrastinar é um hábito que em algum momento da vida, todos nós realizaremos. No TED de Tim Urban, você entenderá o porquê de termos tendência a procrastinar tarefas.
Tim Urban é proprietário do blog Wait but Why. Dentro do blog, ele aborda diversas temáticas que misturam humor e inteligência. Ademais, Urban também é speaker de um dos TED’s mais vistos no mundo: Por dentro da mente de um procrastinador.
Apesar de na maioria das vezes não assumirmos o ato de procrastinar, somos todos reféns disso. Quer saber por quê? Dê sequência nesse artigo, ele contará com os seguintes tópicos:
Tim Urban é proprietário do blog Wait but Why, e dentro dele, o speaker do TED revela que não quer ser especialista naquilo que escreve.
Apesar de se considerar procrastinador, Tim Urban consegue trazer em seu blog assuntos importantes, mas de uma forma leve e descontraída.
No TED Por dentro da mente de um procrastinador, Tim Urban utiliza analogias com um macaco e seu vilão para associar tais personagens com a procrastinação.
Tim Urban conta que todos os indivíduos são procrastinadores, em pelo menos uma das ações rotineiras do cotidiano.
Durante o TED, Tim Urban usa o exemplo da execução do TCC para mostrar como o ato de procrastinar está presente na nossa vida em diversos momentos.
O ideal é que o tempo de escrita de um artigo de final da graduação seja igualmente dividido, assim, evita sobrecarga. Mas, para um procrastinador, não é bem assim que funciona…
Então, o procrastinador pensa no plano B: dividir o tempo de forma crescente. Após procrastinar a atividade, a mesma é realizada nos últimos segundos permitidos, resultando em uma má qualidade de entrega.
Tim Urban comenta no TED que é óbvio que ele não receberia elogios com um artigo feito em 72 horas, seria impossível. Então, entra na pauta de cérebro de um procrastinador e de um não procrastinador.
Comparando o cérebro de um não procrastinador com um desenho de palito e o cérebro de um procrastinador com um macaco, Tim Urban avalia que todos nós temos um pouco de racionalidade e também, “macaquices” em nossos cérebros.
Com diversas desculpas, o macaco não faz as tarefas quando solicitadas, buscando sempre por superfluidades para não realizar as demandas.
Já o ser racional, representado pelo homem palito, procura realizar as demandas quando solicitado, mas não vê problema em de vez em quando, fazer coisas que são cômodas e divertidas.
Às vezes há uma concordância entre o ser racional e o macaco, apesar de ser necessário fazer coisas que são menos prazerosas.
Então, o indivíduo procrastinador passa muito mais tempo na zona da diversão do que nas demandas necessárias.
A Zona Laranja é também associada por Tim Urban como Parque Obscuro, pois mostra a predominância de momentos livres na vida do procrastinador. Tim considera esse lazer imerecido, pois é repleto de culpa.
Já na Zona Azul, encontra-se o não procrastinador e seu anjo da guarda: o Monstro do Pânico. Esse Monstro geralmente está hibernando, mas acorda quando os prazos apertam.
O Monstro do Pânico causa muito mais impacto no procrastinador do que em seres não procrastinadores. É assim que Tim Urban relata que, em seu blog, muitas pessoas se identificaram e constataram que possuem esse problema também.
Tim Urban, após mostrar em seu blog o ciclo da procrastinação, recebeu diversas mensagens de seus leitores dizendo que se identificavam com a mente de um procrastinador.
O speaker conta que os e-mails eram todos com tom de frustração, justamente por conta dessa identificação com o ciclo,
Se o procrastinador atua somente sob pressão do Monstro do Pânico, poderá desencadear diversos problemas psicológicos, o que é grave. Por isso, Tim Urban cita que há dois tipos de procrastinação.
A procrastinação possui duas vertentes: a que é angustiada por prazos e a que não possui prazos.
Quando o procrastinador é tentado pelo Monstro, a procrastinação entra em um looping infinito com as demandas. Já o não procrastinador, quando o Monstro começa a chegar perto, sofre em silêncio e de forma rápida.
Pessoas procuram por felicidade. A procrastinação faz as pessoas se sentirem espectadoras das próprias vidas. Por isso, em algum momento nos tornamos procrastinadores.
Tim Urban finaliza o TED afirmando que todos nós somos procrastinadores. Isso acontece porque apesar de existirem pessoas que lidam bem com prazos, quando não há prazos o Macaco da procrastinação atua em nós.
No Calendário da Vida, é preciso alinhar e questionar “onde sou um procrastinador?”, pois todos nós procrastinamos algo na vida.
Tim conclui que esse é um trabalho para sempre praticarmos, mas talvez não hoje, nem amanhã, mas em breve.
Já se sentiu ansioso e indeciso na hora de tomar uma decisão, tem medo de arriscar ou onde suas ações podem te levar?!
Com o Curso voltado para o Pensamento Crítico você se tornará capaz de resolver os problemas com mais eficiência e assertividade!
Ao acessar esse material você vai ter a chance de identificar o quanto você precisa desenvolver para se tornar o profissional capaz de resolver problemas de maneira eficaz!
Está esperando o que? Garanta sua inscrição gratuita por tempo Limitado, basta clicar no botão abaixo.
Quando se trata da procrastinação, você, como um bom procrastinador em alguma coisa na sua vida, adia esse assunto. Mas, Tim Urban com certeza fará você se sentir mais leve assistindo o TED Por dentro da mente de um procrastinador.
Todos nós procrastinamos, por isso o insight de destaque é:
“O que me espanta é o contraste entre o tom leve da minha postagem e o peso daqueles e-mails. Essas pessoas estavam escrevendo com uma frustração intensa sobre o que a procrastinação tinha feito em suas vidas.”
Prepare-se para descobrir seu “eu” procrastinador. Serão 14 minutos de muita diversão e aprendizado. Assista aqui!
Grad. em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atuou como Diretora de Marketing na UTPrimers iGem Team e Assessora de Eventos no Projeto Vivenciando Engenharia no Ensino Médio - VEEM. Foi bolsista na DIREC-PG no projeto "Cabine Sanitizante no combate a Covid-19". Atua como Presidente no Centro Acadêmico de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!