Sobre a speaker Pamela Meyer
Sobre o TED “Como detectar um mentiroso”
Ideias principais do TED “Como detectar um mentiroso"
Insight de destaque

Como Pamela Meyer aprendeu a detectar mentirosos e como podemos aprender com ela?

Entenda como funciona a mente mentirosa e o porquê das pessoas contarem mentiras umas às outras, a partir do TED de Pamela Mayer.

Victória Gonçalves
Por: Victória Gonçalves
Como Pamela Meyer aprendeu a detectar mentirosos e como podemos aprender com ela?

Para iniciar esse artigo sobre o TED em que Pamela Meyer nos ensina a como detectar um mentiroso, vou lhe fazer uma pergunta impactante:

Você se considera um mentiroso?

A maioria das pessoas responderiam essa pergunta com um “NÃO” bem explícito, o que, segundo a  palestrante deste TED, é uma característica de quem está mentindo.

Ficou curioso sobre os demais métodos para desvendar as mentiras alheias? Então, leia cada tópico dele:

  • Sobre a speaker Pamela Meyer;
  • Sobre o TED  “Como detectar um mentiroso”;
  • Ideias principais do TED “Como detectar um mentiroso";
  • Insight de destaque.

Sobre a speaker Pamela Meyer 

“A mais conhecida especialista em mentiras dos Estados Unidos”. É assim que Pamela Meyer foi descrita pela revista americana Reader 's Digest.

Ela nasceu em Washington, onde se formou em ciências políticas e psicologia pela Washington University. Logo após, fez mestrado na Claremont Graduate University e MBA em Harvard.

Com todo esse currículo de peso, ela sabe bem como detectar um mentiroso, além de empreender, o que se configura como mais um de seus talentos.

No entanto, não se engane! Para desempenhar ambas funções, Pamela teve que estudar muito e se destacar em sua carreira de detecção de mentiras.

Sua desenvoltura no palco, criando conexão com a plateia a partir da abordagem desse assunto, deixa isso bem claro.

Quer saber mais sobre esse TED? Então, corra para o próximo tópico.

Sobre o TED “Como detectar um mentiroso”

No TED “Como detectar um mentiroso”, Pamela Meyer apresenta algumas situações da história em que pessoas públicas mentiram em entrevistas.

Um exemplo bem claro, mostrado no TED, foi quando um dos ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, teve seu nome envolvido em um escândalo de traição.

No momento do ocorrido, ele deu uma entrevista, que é um dos objeto de análise de Pamela nesse TED, dentre outros ao longo do vídeo.

Ela ainda afirma que:

“Pessoas treinadas para detectar mentiras chegam à verdade 90% das vezes. O resto de nós tem uma precisão de 54%.”

Impressionante, não é mesmo? Então, espere até ver a prévia comentada de cada exemplo que ela abordou ao longo do TED. Quer saber como? É só ler abaixo!

Ideias principais do TED “Como detectar um mentiroso"

  • A gorila Koko; 
  • Bill Clinton;
  • Candidato a presidente John Edwards;
  • Diane Downs e Erin Runnion?

A gorila Koko

Segundo Pamela Meyer, a mentira é algo inerente à comunicação e para justificar sua afirmação, ela dá o exemplo de Koko.

Koko era uma gorila que aprendeu a linguagem de sinais e tinha um gato de estimação. Porém, uma vez, a gorila culpou o próprio gato por ter arrancado a pia da parede do ambiente onde eles viviam.

Assim, percebe-se como é possível que até um animal minta, se for ensinada a se comunicar, de alguma maneira, como nós humanos, o que confirma que todos estamos propensos a mentir.

Bill Clinton

Esse é, com certeza, um dos melhores exemplos que Pamela Meyer podia ter separado para comentar em seu TED.

Nesse exemplo, podemos identificar padrões na fala humana que nos revelam mentiras não tão explícitas, se fossemos desatentos.

Desse modo, Pamela Meyer nos lembra o caso extraconjugal de Bill Clinton e sua afirmação controversa para os jornais de que não tinha traído a esposa.

Somente observando o vídeo, junto às observações da palestrante, é que conseguimos perceber um padrão na negação do ex-presidente.

Candidato a presidente John Edwards 

Nesse novo exemplo, Pamela Meyer nos mostra mais um conceito da detecção de mentiras:

“Ensaiamos nossas palavras, mas raramente ensaiamos nossos gestos.”

Essa conceituação é muito perceptível no caso do candidato a presidente John Edwards, que após ter um filho fora do casamento, é confrontado em uma entrevista de televisão sobre o exame de paternidade.

Nessa ocasião, ele diz ao entrevistador que ficaria feliz em fazer o exame de paternidade e esclarecer a situação.

Desse modo, observa-se no vídeo um sorriso discreto dele, o que, na técnica de detecção, é chamado de deleite do enganador.

Esse método recebe esse nome por ser a expressão feita por alguém que acha que está conseguindo enganar os outros com a mentira contada.

Diane Downs e Erin Runnion

No exemplo mais chocante desse TED, Pamela mostra a comparação de expressões faciais entre uma mãe que acaba de perder a filha em um crime horrível e outra que matou os filhos.

Diane Downs protagonizou a segunda situação, afirmando que um estranho havia feito isso com suas crianças. Porém, sua frieza em contar o caso para um entrevistadora, é algo que alarma.

Além disso, após contar sua mentira de que havia tentado salvar os filhos, levando-os ao hospital, ela sorri.

Insight de destaque

Ficou curioso (a) para ver todas as entrevistas citadas ao longo deste artigo? Basta ver esse TED e começar a compactuar do mesmo insight de Pamela.

“E nós não vamos nos tornar especialistas em expressões faciais da noite para o dia, mas tem uma que posso ensinar e que é muito perigosa, porém fácil de aprender.”

E eu não vou te dar o spoiler de qual é! Então, assista esse TED por inteiro:

Victória Gonçalves

Victória Gonçalves

Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto

Clique aqui e faça o download do material!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

50 Livros Que Toda Mulher De Negócios Deveria Ler

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.