Elon Musk é uma das pessoas mais ricas do mundo e muito se deve à sua criatividade e busca incessante por inovações que podem mudar totalmente a nossa sociedade.
Um dos TED Talks mais assistidos no YouTube é um episódio em que ele detalha a sua visão de futuro, falando sobre túneis subterrâneos, carros elétricos, fábricas de baterias, espaçonaves e muito mais.
Nessa verdadeira viagem ao Mundo do Futuro na visão do empresário, você verá:
Elon Musk é um grande empresário sul africano, muito conhecido pela sua visão de futuro, desenvolvendo ideias inovadores em suas empresas nas áreas de energia limpa, espaçonaves, carros elétricos e inteligência artificial.
A sua primeira empresa se chamava Zip2 e era focada na produção de conteúdo para veículos de informação.
Após a venda da Zip2, ele fundou a X.com, que mais tarde também foi vendida e passou a se chamar Paypal.
Com a venda da X.com, ele investiu nas empresas SpaceX, a primeira empresa de capital privado a fazer um lançamento espacial, e a Tesla, pioneira na área de carros elétricos, mostrando a grande visão de futuro que o empresário possui.
Além dessas duas empresas, ele também divide o seu tempo com alguns outros projetos, como a The Boring Company, uma empresa que, segundo Musk, é composta basicamente por estagiários e que vem tendo grandes avanços.
Atualmente, Elon Musk é uma das pessoas mais ricas do mundo, com uma fortuna avaliada em 180 bilhões de dólares.
Em uma tradução literal, o título do vídeo é “o futuro que estamos construindo - e cavando”.
Ele é uma referência à empresa The Boring Company, que é um trocadilho em inglês que pode significar “Companhia de perfuração” ou “Companhia chata”.
Nesse TED é abordada a visão de futuro que Elon Musk tem sobre o mundo como um todo e como ele, juntamente das suas equipes, está tentando construir um futuro mais sustentável para a humanidade.
O TED se baseia na visão de futuro de Elon Musk sobre vários temas, como túneis subterrâneos, carros elétricos e tetos solares:
Elon inicia essa pauta falando sobre o quão angustiante é o trânsito para ele. Na sua visão de futuro, as cidades terão redes de túneis onde os carros poderão ser transportados a altas velocidades por meio de trilhos.
Em outras palavras, ele pretende criar ruas “3D”. Os túneis serão construídos pela The Boring Company, mas a ideia não se resume apenas em túneis.
Ele afirma que é possível também transportar os carros em alta velocidade acima do nível do solo.
Segundo o empresário, é possível chegar a velocidades de até 200 km/h, permitindo que alguém saia das zonas de maior congestionamento de Los Angeles em 6 minutos.
Elon Musk também se mostra extremamente confiante em sua visão de futuro com relação ao trânsito.
Segundo ele, a Tesla já está bem adiantada com viagens feitas exclusivamente por piloto automático.
O objetivo da Tesla é que o motorista possa se sentir confortável para poder entrar no seu carro e “tirar um cochilo” até que ele chegue ao seu destino final.
Para que esse objetivo seja atingido, todos os carros da Tesla coletam informações sobre as rodovias, criando uma grande rede neural capaz de dirigir os carros por estradas que já são conhecidas.
Ele ainda afirma que em um futuro não muito distante, os carros serão muito mais flexíveis.
Poderemos deixá-los disponíveis apenas para membros da nossa família ou apenas para que uma gama bem avaliada de motoristas os dirijam (muito semelhante ao Uber, mas sem o motorista).
Uma outra visão de futuro muito interessante de Elon Musk é como ele vê as casas futuramente.
Para ele, todas as casas terão células de bateria para recarregar os carros elétricos. Além disso, ele ainda imagina que elas terão os seus telhados feitos de painéis solares.
Em sua visão de futuro, a tecnologia de painéis solares irá evoluir muito, a ponto de termos telhas feitas de vidro solar (que já são produzidas pela Tesla, mas em uma escala ainda pequena).
Além disso, ele crê que a tecnologia de energia solar fotovoltaica venha a ser muito barateada devido a estudos na área.
Com isso, a economia gerada com eletricidade acabará suprindo o custo mais alto da implementação de painéis solares nos telhados, que dificilmente serão mais baratos que uma telha comum.
Ele ainda fala que essas telhas de vidro possuem uma “garantia infinita”. Isso devido ao fato de que elas são feitas de vidro temperado, o que lhes confere uma resistência e durabilidade muito maior que a maioria dos outros materiais.
Para que a sua visão de futuro sobre carros elétricos e casas com painéis solares se concretize, é necessário um elemento chave: um grande abastecimento de baterias de íon-lítio e a sua consequente queda de preço.
Foi pensando nisso que Elon Musk resolveu criar a Gigafactory, a maior fábrica de baterias de íon-lítio do mundo.
O objetivo desse negócio é muito simples: dobrar a capacidade de produção desse tipo de bateria no mundo.
Nesse sentido, ele indica que essa fábrica será capaz de produzir mais de 100 gigawatt-hora de bateria por ano (para se ter noção da grandeza desse número, em 2019 a usina de Itaipu produziu cerca de 79,4 megawatt-hora).
Ele ainda diz que sua visão de futuro é de um mundo em que não nos sentimos culpados por usar energia elétrica, pois ela será majoritariamente proveniente do sol, sem agredir a natureza como as termelétricas, por exemplo.
Ou seja, o seu maior objetivo é fazer um mundo tecnologicamente sustentável.
Elon Musk é muito categórico ao falar sobre a sua visão de futuro com relação às naves espaciais: os foguetes que temos hoje irão parecer barcos a remo se comparados aos foguetes do futuro.
A comparação dele é tanto sobre o tamanho quanto sobre o nível de tecnologia. Assim, os foguetes do futuro terão uma grande capacidade de carregar cargas e tripulação, além de serem reutilizáveis.
Ele ainda afirma que, quando em terra, os foguetes serão verdadeiros arranha-céus. Segundo Musk, em um de seus protótipos, o foguete tem a altura aproximada de um prédio de 40 andares.
Elon Musk tem uma visão de futuro muito clara: precisamos ter um futuro inspirador e atraente, onde as pessoas se sintam motivadas a levantar da cama todos os dias e fazer as coisas acontecerem.
Na sua opinião, a ideia de não explorarmos o universo é extremamente desanimadora. Ele não quer imaginar um futuro onde os seres humanos não sejam uma espécie multi planetária.
Ainda assim, o empresário acredita que a vida é feita de probabilidades e que as ações feitas no presente alteram as probabilidades dos acontecimentos do futuro.
Diante desse cenário, Elon afirma que algumas coisas são inevitáveis no futuro, como a criação de uma empresa como a Tesla.
O que ele fez foi apenas subir esse degrau e trazer essa tecnologia para o nosso presente, mas ela iria acabar acontecendo em algum outro momento. Na sua visão, a Tesla “acelerou as coisas” em uma década ou duas.
Porém, da mesma forma que a energia renovável é uma realidade que iria acontecer de qualquer maneira, a exploração do universo não é algo inevitável, mas sim opcional para a humanidade.
Assim, ele acredita que conseguiu atuar nas duas frentes, trazendo inovações tanto em áreas essenciais como nas “opcionais”.
Você pode assistir o TED completo de Elon Musk e saber cada detalhe de sua visão de futuro abaixo.
Grad. em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Maria. Participou do Movimento Empresa Júnior atuando em consultorias, gerenciamento de equipes e no setor de marketing pela ITEP Jr. Bolsista de iniciação científica na área de eficiência energética. Possui formação em Excel avançado, Gerenciamento de Projetos, Fundamentos de Scrum, Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!