Quem é Bráulio Bessa?
Sobre o TEDx “Poesia que Transforma”
Ideias principais do TEDx “Poesia que Transforma”
Insight de destaque

Como Bráulio Bessa, no TEDx Fortaleza, mostra o poder da poesia para transformar vidas

Saiba o porquê da poesia ser tão importante na vida das pessoas e entenda seu poder transformador com a palestra de Bráulio Bessa.

Gabriela Batista
Por: Gabriela Batista
Como Bráulio Bessa, no TEDx Fortaleza, mostra o poder da poesia para transformar vidas

Bráulio Bessa, inspirado por Patativa do Assaré, um dos principais representantes da arte popular do Nordeste do século XX, leva a poesia de Cordel ao público de maneira simples, mas com um poder gigante de transformar corações.

Em sua apresentação para o TEDx Fortaleza, ele conta como surgiu a vontade de levar a cultura do Nordeste para o mundo e como, por meio da poesia, é possível ver resultados engrandecedores na vida das pessoas.

Os poemas de Bráulio possuem um estilo e uma delicadeza inconfundíveis, conversando profundamente com a mente e o coração de quem os escuta ou lê. Não é por acaso que suas produções têm conquistado espaços cada vez maiores.

Ficou curioso(a) para saber um pouco mais sobre essa apresentação? Então continue com a gente, porque vamos abordar os seguintes tópicos:

  • Quem é Bráulio Bessa?
  • Sobre o TEDx “Poesia que Transforma”;
  • Ideias principais do TEDx “Poesia que Transforma”;
  • Insight de destaque;

Quem é Bráulio Bessa?

Bráulio Bessa é poeta, cordelista, declamador, palestrante e escritor de livros. Nasceu em em 23 de Julho de 1985, é natural de Alto Santo, uma cidadezinha do interior do Ceará e, desde os 14 anos, escreve poesia popular.

Como conta em sua apresentação, Bráulio, em 2011 decidiu utilizar as redes sociais e a internet para levar a cultura popular nordestina e a poesia para milhões de pessoas. Em um ano o projeto já havia alcançado 20 milhões de pessoas.

Com a grande repercussão do projeto, Bráulio foi chamado para participar do programa Encontro, na Rede Globo de Televisão, onde atua desde 2015, declamando poemas semanalmente em rede nacional.

Bráulio possui uma vasta produção, e dentre elas, estão A Mão de Um Amigo e Sempre Haverá Esperança. Dentre seus livros podemos citar Poesia com Rapadura (2017), Poesia que Transforma (2018), Recomece (2018) e Um Carinho na Alma (2019).

Sobre o TEDx “Poesia que Transforma”

Bráulio Bessa tem um sonho: transformar vidas por meio da poesia. Quando começou a ser reconhecido na rua e na internet, pela sua presença em rede nacional, passou a receber relatos de pessoas que mudaram atitudes ou começaram a enxergar a vida de outra forma.

Essas histórias de vida chegam cada vez mais até ele e é o que o move a nunca desistir e fazer sempre mais.

A apresentação conta brevemente algumas dessas histórias, que trazem concepções valiosas sobre vida, família, sociedade e relacionamentos de uma forma muito bem humorada.

Vamos abordá-las com mais detalhes nos tópicos abaixo.

Ideias principais do TEDx “Poesia que Transforma”

Agora, vamos apresentar algumas das ideias que podemos extrair da apresentação, nos ítens abaixo:

  • Somos todos iguais;
  • A poesia tem o poder de quebrar paradigmas e transformar corações;
  • É possível ser poeta em um país desestimulado à leitura.

Todos somos iguais

Infelizmente, o povo e a cultura nordestina ainda sofrem muitos preconceitos vindos do resto do país. Bráulio trabalha, todos os dias, para mudar essa realidade.

Ele conta que quando se viu sentado no sofá de um programa de televisão em rede nacional e se deparou com diversos atores consagrados e ícones da televisão, pensou:

“Aqui não sou melhor que ninguém, nem inferior a ninguém, nós somos iguais!”

Para Bráulio, é por esse motivo que tudo deu certo em sua vida e em seus propósitos. É porque ele não tem medo de ser ele mesmo.

A poesia tem o poder de quebrar paradigmas e transformar corações

Bráulio já escreveu sobre homofobia, racismo, depressão, suicídio, transfobia e muitos outros temas. Tudo em forma de poesia e cordel, quebrando o mito de que essa não é a maneira ideal de se escrever sobre esses assuntos.

Recebeu relatos de pessoas que estavam sofrendo depressão profunda e que, decididas a tirarem a própria vida, viram uma declamação ou leram algum poema e desistiram.

Houve também pessoas que ouviram um poema sobre o orgulho de ser nordestino, e quebraram o preconceito.

Assim como, pessoas que se tornaram menos agressivas e indivíduos muito melhores nos relacionamentos.

Bráulio também se recorda de um caso específico em que uma mulher não via sua mãe há 27 anos e que, após ter contato com sua poesia, buscou a reconciliação.

E em meio a tantas histórias, Bráulio reforça:

"A minha luta é essa, a de usar a poesia e a cultura para transformar vidas! E isso tem feito resultado!”

É possível ser poeta em um país desestimulado à leitura

Os vídeos de poesia declamada de Bráulio são os vídeos mais assistidos da plataforma online do GShow. Um deles é um dos vídeos mais assistidos da história da plataforma.

Bráulio conta da experiência de estar em uma fila de autógrafos enquanto um pai leva o filho para conhecê-lo. A criança tinha os poemas decorados e disse que aquele seria seu primeiro livro.

Da mesma forma, um filho levou seu pai, de 80 anos de idade, e sua mãe de 90, que faz muitos anos que não lê, mas que quer voltar a partir daquele livro.

Insight de destaque

O TEDx de Bráulio Bessa é muito inspirador e nos permite tirar vários insights, um deles é que o Nordeste tem muito a ensinar e está presente em um trecho de uma de suas poesias, chamada Prefiro a Simplicidade, que diz o seguinte:

“Eu sou de uma terra que o povo padece

Mas não esmorece e procura vencer.

Da terra querida, que a linda cabocla

De riso na boca zomba no sofrer

Não nego meu sangue, não nego meu nome

Olho para a fome, pergunto o que há?

Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,

Sou cabra da Peste, sou do Ceará.”

Gostou desse conteúdo? Assista a palestra completa abaixo:

Gabriela Batista

Gabriela Batista

Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique e adquira o curso Inteligência Emocional com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Inteligência Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.