Quem é Lígia Zotini?
Sobre o TEDx “O Futuro do Mundo ou o Mundo do Futuro?”
Ideias principais do TEDx “O Futuro do Mundo ou o Mundo do Futuro?”
Insight de destaque

O que esperar do futuro das relações, dinheiro, infraestrutura e conhecimento?

Saiba com Ligia Zotini, em seu TEDx, qual é a tendência de futuro da humanidade a partir de suas pesquisas e visões de mundo.

Gabriela Batista
Por: Gabriela Batista
O que esperar do futuro das relações, dinheiro, infraestrutura e conhecimento?

Você já deve ter ouvido, alguma vez na vida, que é necessário “sair da caixa” se quiser se desenvolver e conquistar novas oportunidades.

Para Lígia Zotini, a “caixa” só possui dois lados: a esquerda e a direita. Ou, em cima e em baixo. Dois extremos que estão sempre se combatendo: ricos e pobres, solteiros e casados, carnes e vegetais, além de muitas outras definições.

Mas o que essa “caixa” nos diz sobre nós mesmos enquanto seres humanos que possuem uma tecnologia cada vez mais abrangente em mãos? E, pensando nisso, como será o futuro?

Para a Speaker, a resposta a essas perguntas tem tudo a ver com medo.

Ficou curioso(a)? Então continue com a gente, porque vamos abordar os seguintes tópicos:

  • Quem é Lígia Zotini?
  • Sobre o TEDx “O Futuro do Mundo ou o Mundo do Futuro?”;
  • Ideias principais do TEDx “O Futuro do Mundo ou o Mundo do Futuro?”;
  • Insight de destaque.

Quem é Lígia Zotini?

Lígia Zotini Mazurkiewicz é pesquisadora e empresária, com uma carreira de mais de 15 anos entre a tecnologia e a educação.

É formada em administração pela FGV/ESAGS, Mestre Global Talent Management pela PUC-SP com extensão na universidade de Wuhan, na China. E também liderou projetos globais em Nova York e Índia.

Em 2016 Ligia fundou a Voicers, cuja missão é democratizar o acesso às tecnologias e tendências do mundo, para que as pessoas possam utilizá-las de forma positiva e agregadora.

Sobre o TEDx “O Futuro do Mundo ou o Mundo do Futuro?”

Ligia Zotini sempre teve muito acesso à tecnologia e às visões de futuro. Mas, durante muito tempo só conseguiu ver o mundo segundo aquilo que ela era ou de acordo com o lugar em que estava. Ou seja, ela estava presa em sua própria “caixa”.

Quando começou a se aprofundar nas pesquisas a respeito de “por que sair da caixa?” percebeu que tinha a ver com medo.

Isso porque, assim que um lado da caixa era classificado, determinava que aquele que não tinha sido escolhido, era algo a ser combatido.

Então, Lígia decidiu fazer diferente. Quando mudou de trabalho em 2016, ela também mudou sua vida, porque além de acessar todos os lados tecnológicos como pesquisadora, também teve acesso às pessoas.

A partir desse momento começou a entender as definições de Futuro do mundo e o Mundo do futuro.

Nesta apresentação você vai entender a diferença das duas colocações e as visões de Lígia como pesquisadora e ser humano a respeito do assunto.

Ideias principais do TEDx “O Futuro do Mundo ou o Mundo do Futuro?”

O Futuro do Mundo é a definição que parte do pressuposto de que o melhor da tecnologia encontrará o pior do Humano.

E, o Mundo do Futuro é justamente o contrário, em que o melhor da tecnologia vai encontrar o melhor do Humano.

Mas, para qual futuro estamos caminhando enquanto sociedade?

O Futuro do Mundo

Ligia acrescenta a tecnologia em quatro grandes movimentos fundamentais: infraestrutura, dinheiro, conhecimento e relações. E nos faz pensar em qual será o futuro da humanidade de acordo com dados reais.

O futuro da infraestrutura

Dentro deste tema, Lígia traz o dado de que cerca de ⅓ das terras que são livres de gelo glacial é usado para o gado.

E que 50% dos grãos produzidos hoje, que são usados para alimentar o gado, já poderiam alimentar a fome do mundo. E também, que 90% da devastação da Amazônia tem a ver com produção agropecuária.

O futuro do dinheiro

Neste ponto, Lígia conta que 42 dos bilionários do mundo têm dinheiro equivalente a 50% da população mundial mais pobre.

E, no Brasil, 6 bilionários possuem o mesmo valor que os 50% da população mais pobre possui.

O futuro do conhecimento

Aqui, Lígia chama a atenção para a cultura de dados. O que a Cambridge Analytics fez nos processos de política nos últimos anos tem a ver com 50 milhões de perfis sendo hackeados.

Os dados acessados são referentes a como as pessoas são, seus comportamentos e medos. E foram nesses medos que foi trabalhada a influência nas eleições ao redor do planeta.

Assustador, não é mesmo?

O futuro das relações 

Mulheres ganharão como homens apenas em 2047, e negros ganharão como brancos só a partir de 2089.

Neste mundo onde a máquina é protagonista, vemos muitas “caixas”, diferenças e falhas, o que nos faz entrar em pânico, muitas vezes. Mas, o que acontece quando o há o protagonismo do humano neste processo?

O mundo do Futuro

Como pesquisadora Lígia consegue ver movimentos mundiais acontecendo. Movimentos de pessoas mais leves e migradas para novos paradigmas.

Nesta versão, é possível ver que o protagonismo humano traz resultados muito diferentes. Por exemplo: 5% da população mundial já é vegetariana. No Brasil são 14%, o que significa que quase 30 milhões de brasileiros se declaram vegetarianos.

É importante citar que o número de vegetarianos no Brasil dobrou de 2012 para 2018, e o Brasil ficou apenas atrás da Índia, que historicamente mantém sua amigável relação com os animais.

E quando pensamos em dinheiro, temos que há grandes bilionários doando parte de suas fortunas.

Existe um movimento para doar mais de 90% de suas fortunas em vida, e grandes nomes como Mark Zuckerberg estão fundando ONGs para resolver grandes problemas da humanidade.

Assim como existem alianças com a Europa para realmente combater o uso indevido de dados por meio de um código de ética.

É possível ver também muitas outras formas de organizações afetivas e movimentos de minorias ganhando cada vez mais espaço. As pessoas estão saindo de suas caixas.

Lígia encontrou muitos humanos que não querem se encaixar, porque querem trabalhar seu ineditismo. E esse é o mundo do futuro.

Insight de destaque

O principal insight desta palestra vem de uma frase dita por Lígia, que diz o seguinte:

O mundo do futuro é aquele em que os “dois lados da caixa” se entendem. E ele é construído a partir de agora, por meio do conjunto de muitos mundos, onde o melhor da tecnologia não só encontra o melhor do humano, mas encontra muitos humanos inéditos”.


Gostou desse conteúdo? Você pode assistir a palestra completa abaixo:

Gabriela Batista

Gabriela Batista

Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Fundamentos Essenciais para Python, Se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Para Python

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.