Sobre a speaker Mariana Atencio
Sobre o TEDx “O que faz você especial?”
Ideias principais do TEDx “O que faz você especial?”
Insight de destaque

O que te faz ser especial? Descubra quais são os motivos no TEDx de Mariana Atencio

Mariana Atencio no TEDx “O que faz você especial?” aborda os motivos que te fazem ser especial e único, e o porquê disso ser importante

Carolina Crissafe
Por: Carolina Crissafe
O que te faz ser especial? Descubra quais são os motivos no TEDx de Mariana Atencio

Todos nós temos características que nos tornam únicos. Desde as características físicas, como cor e tipo do cabelo, até as características psicológicas, como a personalidade.

Mas eu te pergunto: Você sabe o que realmente te faz ser especial?

No TEDx “O que faz você especial?” a speaker Mariana Atencio explica os motivos que fazem uma pessoa ser especial e como você pode descobrir isso.

Ficou curioso para descobrir? Continue lendo esse artigo para  aprender:

  • Sobre a speaker Mariana Atencio;
  • Sobre o TEDx “O que faz você especial?”;
  • Ideias principais do TEDx “O que faz você especial?”;
  • Insight de destaque.

Sobre a speaker Mariana Atencio

Mariana Atencio é formada em Comunicação e mestre em Jornalismo. Nascida na Venezuela, emigrou para os Estados Unidos após receber uma bolsa de mestrado da Escola de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade de Columbia.

Atualmente trabalha como apresentadora de televisão americana, além de ser escritora e palestrante motivacional.

Sua história é apresentada na famosa série Habla Now da HBO, como sendo uma das latinas que marcaram a década na América. Além disso, já recebeu diversos prêmios pelo seu trabalho como jornalista.

Sobre o TEDx “O que faz você especial?”

O TED é um modelo de conferência que tem o intuito de compartilhar ideias e histórias, inspirando pessoas. O TEDx é um programa regional de aplicação de palestras do modelo TED.

No TEDx de Mariana Atencio, ela explica os motivos que a fizeram escolher ser jornalista e como as pessoas que ela conheceu durante seu caminho auxiliaram nesse processo.

Além disso, ela conta a sua experiência como imigrante em outro país e como as suas experiências pessoais lhe ensinaram o que realmente é ser especial.

Ideias principais do TEDx “O que faz você especial?”

No decorrer do TEDx, Mariana Atencio aborda alguns pontos importantes sobre o que é ser especial. Descubra a seguir quais são eles:

  • Pertencer dá trabalho;
  • Ser diferente é uma vantagem;
  • Não deixe as diferenças ruins definirem você;
  • O que te torna especial é o que você tem de diferente.

Pertencer dá trabalho

Mariana começa a conversa contando uma experiência da sua infância. Quando ela era criança, com apenas 7 anos de idade, seu pai a enviou junto com sua irmã mais nova, de 6 anos, para um acampamento de férias em Minnesota, EUA.

Eram apenas duas crianças venezuelanas, mas seus pais desejavam que elas tivessem uma visão mais ampla do mundo e que experimentassem culturas diferentes.

Para isso, nada melhor do que mandá-las para um lugar onde ninguém falava espanhol. Essa experiência, por mais empolgante que fosse, também era muito desafiadora.

As meninas tiveram dificuldades em se adaptar e precisaram se esforçar para fazer parte do ambiente.

Tentavam ser prestativas, espertas, engraçadas, ou qualquer outra coisa para se sentirem descoladas e pertencentes ao grupo que queriam integrar.

Mas é aí que devemos nos atentar. À medida que tentamos nos encaixar no padrão dos outros, moldando a nossa personalidade, gostos e até mesmo características pessoais, perdemos a nossa individualidade.

“⁠Em alguns momentos, nosso empenho por sermos todos iguais e semelhantes pode nos deixar despidos de nossas próprias características. Isso não acontece com as pessoas que são autênticas e sabem que ser diferente é ser especial.” (Aldemi Alves)

Ser diferente é uma vantagem

A jornalista afirma que entender as nossas diferenças e particularidades é o primeiro passo para reconhecer e apreciar as diferenças das outras pessoas.

O exercício de olhar para si mesmo reflete a importância da empatia e de se colocar no lugar do outro.

O ponto mais importante nisso é entender que ser diferente é uma coisa boa, é o que faz cada um de nós ser especial e tão único.

“Não importa o que você seja, quem você seja, ou que deseja na vida, a ousadia em ser diferente reflete na sua personalidade, no seu caráter, naquilo que você é. E é assim que as pessoas lembrarão de você um dia.” (Ayrton Senna)

A partir do momento que você consegue enxergar as características pessoais que te fazem ser especial e único, você passa a valorizá-las e a consequência disso é reconhecer e valorizar as diferenças dos outros também.

Não deixe as diferenças ruins definirem você

No decorrer da palestra, Mariana conta a experiência mais desafiadora que passou até então.

Um dia, quando estava a caminho do trabalho, recebeu uma ligação de seus pais dizendo que sua irmã havia sofrido um acidente e que provavelmente não voltaria a andar novamente.

Após o acidente, sua irmã teve que ser submetida a pelo menos 15 cirurgias e, em um período de dois anos, precisou se locomover por meio  de uma cadeira de rodas.

Porém, essa não foi a pior parte para ela. O mais difícil e doloroso de toda essa situação foi ter que ver o jeito que as pessoas olhavam para sua irmã, julgando-a e rotulando-a como “diferente”.

As pessoas não conseguiam olhar para ela e enxergar a pessoa inteligente, a advogada bem-sucedida ou a jovem com perspicácia afiada e um coração gentil que ela era. Viam apenas uma garota em uma cadeira de rodas.

Hoje, apesar de todas as circunstâncias contrárias, sua irmã se recuperou e está andando novamente. A partir desse acontecimento, Mariana afirma que pôde aprender a seguinte lição:

“Não se pode deixar que as diferenças definam você. Ser capaz de se reimaginar além do que as pessoas veem é a tarefa mais dura de todas, mas também a mais bela.” 

O que te torna especial é o que você tem de diferente

Atencio finaliza a conversa concluindo que o motivo que te faz ser diferente é também o que te faz ser especial, se destacar e ter sucesso.

Nenhum de nós é igual, seja nas características físicas ou nas psicológicas. Mas uma coisa que certamente temos em comum é sermos humanos, e isso é o mais incrível de tudo! É realmente o que nos faz ser especiais!

Insight de destaque

O insight principal da palestra é saber que ser diferente é o que te faz ser especial. Mariana afirma ainda que:

“A palavra “normal” não define ninguém. Somos todos diferentes. Somos todos originais e únicos, e isso é o que nos faz maravilhosamente humanos.”


Gostou desse assunto e quer assistir ao TEDx na íntegra?

Carolina Crissafe

Carolina Crissafe

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou como Gerente de Projetos e Conselheira Fiscal na empresa júnior Edifica Consultoria. Trabalhou como estagiária no Laboratório de Mecânica das Rochas da UFV. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq na área de Mecânica das Rochas. Atuou como monitora da disciplina de "Fundamentos das estruturas" e atua como monitora da disciplina de “Teoria das estruturas I" da UFV. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Formação De Soft Skills

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.