Se tem uma coisa que é fascinante para nós que somos profissionais de marketing, é ver como este mercado é dinâmico e se reinventa constantemente, acompanhando a evolução das tecnologias e da própria sociedade.
Mapeamos tudo que está prometendo movimentar o mundo do marketing nos próximos anos. Você precisa estar preparado para o futuro, mas lembre-se de que nem todas as empresas estão prontas para implementar tudo isso que vamos te apresentar. Ok?
Bom aprendizado!
Não dá para falar sobre tendências de marketing sem analisar o comportamento do consumidor, com toda evolução tecnológica e o crescimento das redes sociais, as empresas precisam compreender cada vez mais o que o consumidor quer e onde ele está.
Não é novidade para ninguém que o mundo digital veio com força e mudou completamente a forma que nos relacionamos como indivíduos, e consequentemente a forma de se relacionar com as marcas.
Segundo o e-book da HubSpot com as tendências de marketing digital para 2023, 42% das vendas do varejo no Brasil, até 2025, virão de empresas com algum tipo de presença online. Além disso, 72% dos brasileiros pesquisam online antes de realizar uma compra, seja física ou online.
O consumidor atual não quer mais saber se fronteiras entre o digital e o físico, as empresas precisam estar preparadas para manter a mesma experiência do usuário de seu produto ou serviço seja em suas lojas, no site, nas redes sociais ou no atendimento virtual.
Para isso, é necessário que os profissionais de marketing estejam cada vez mais preparados para usar as ferramentas de marketing digital de forma integrada com os demais canais de comunicação da empresa.
O conceito omnichannel deve ser o foco da estratégia para manter uma unicidade em todos os pontos de contato do consumidor com a marca.
Outra tendência que se vê como algo sem volta é que cada vez mais o consumidor está rejeitando aquele modelo tradicional de marketing e vendas onde a empresa decide o que quer produzir e vender, compre quem quiser!
Segundo o relatório da Mintel sobre as Tendências Globais de Consumo 2023: “as marcas precisam abrir espaço para um novo “c” e, seu c-suíte, pois os consumidores estão investindo, co-criando e votando em mudanças ao lado das marcas.”
Hoje em dia o consumidor gosta de participar do processo criativo, tanto de conteúdo quanto na idealização de novos produtos. O marketing interativo tem se tornado uma excelente ferramenta para aumentar a fidelização dos clientes e aumentar o seu engajamento com a marca.
É mais ou menos assim, ao invés de você fazer pesquisas de marketing para imaginar o que o cliente quer que você melhore no seu produto, é muito mais fácil você dar voz aos clientes e observar!
Redes sociais como o TikTok, por exemplo, democratizaram a produção de conteúdo oferecendo uma forma auto-expressão sem o compromisso de ser uma super produção.
Tradicionalmente as empresas buscam melhorar seus resultados através de campanhas para aumentar suas vendas, é claro que isso é importante e não pode ser deixado de lado. Se é disso que sua empresa precisa neste momento, dá uma conferida no artigo: 7 dicas para impulsionar suas vendas.
Mas o que se percebe atualmente, é que a venda é uma consequência de um processo mais complexo chamado marketing de influência. Em resumo, o consumidor lê e assiste diariamente conteúdos de diversos influenciadores nas redes sociais e isso influencia boa parte de suas decisões de compra.
Segundo o relatório da OpinioBox Consumer Trends 2023, um estudo da Nielsen mostra que o Brasil, em 2022, chegou à marca de 500 mil influenciadores com no mínimo 10 mil seguidores cada.
Se você quiser conhecer melhor como isso funciona, ou deseja usar isso a seu favor para vender seu produto ou serviço, confira os detalhes no artigo sobre social selling e veja as dicas de como aplicar em seu negócio.
Existem alguns temas que estão em alta que os profissionais de marketing precisam monitorar de perto, para identificar as melhores formas de aplicar em suas empresas.
Leia com moderação e reflita sempre se sua empresa está preparada para isso!
Parece coisa do “recém ressuscitado” Orkut, mas em 2023 percebe-se que talvez o futuro da segmentação das empresas esteja nas comunidades.
Muito mais do que atuar em um nicho de mercado, as marcas precisarão compreender bem as dores e demandas específicas de cada comunidade, e falar a mesma linguagem daquele grupo de pessoas (consumidores ou não).
Alguns insights do relatório da Wunderman Thompson The Future100 : Trends and Change to Watch in 2023 apontam que as marcas e produtores de conteúdo estão trazendo valores de inclusão para o metaverso para fortalecer ainda mais este conceito de comunidade.
Parte do sucesso de alguns influenciadores nas diversas redes sociais está apoiado exatamente neste ponto, saber se comunicar de forma simples e direta com um público específico. O consumidor moderno quer comprar de marcas que se posicionam, não ficam em cima do muro!
Quase que diariamente surgem novas tecnologias, robôs e inteligência artificial. Mas como isso vai impactar a relação das empresas com o consumidor?
Assistentes virtuais e gadgets são exemplos de como melhorar a rotina diária do cliente, enquanto que inteligência artificial e chatbot podem ajudar a ampliar a capacidade de atendimento personalizado em escala.
Assim como realidade aumentada e realidade virtual podem contribuir para melhorar a experiência do shopper!
Os chatbots ajudam principalmente negócios que não operam todas as horas do dia, ou seja, a responder perguntas e se envolver com clientes que possam precisar de assistência fora do horário de trabalho.
Será que a próxima era do varejo poderá ter consumidores co-criando produtos e vitrines virtuais das marcas?
Estamos vivendo uma era de excesso de informações e um ritmo excessivamente acelerado, muitas pessoas já estão mudando seu comportamento de compra para itens que ajudem a se desconectar, para relxar ou aproveitar a “vida off-line”.
Um dos fenômenos que se percebe com as novas gerações de consumidores, é que cada vez mais rejeita-se aquela tradicional propaganda que interrompe o entretenimento para apresentar um produto ou serviço. Ninguém aguenta mais aquelas cenas perfeitas de comercial, com um sorrisos inesplicáveis e um diálogo fake!
Campanhas que trazem consumidores reais dando seu depoimento sobre produtos costumam ter mais aceitação por que se conectam melhor com o consumidor, que se identifica mais naquela situação.
Se você ainda não atua na área de marketing e está lendo este conteúdo para aprender e conhecer mais, sugiro use esse conteúdo apenas para te inspirar na caminhada.
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Professor do curso de Administração do CEFET-RJ, professor conselheiro da IETEC (Incubadora Tecnológica do CEFET) e da empresa júnior CEFET-Jr, e pesquisador nas áreas de: Marketing e Ensino baseado em Jogos de Negócios. Doutorando no programa de Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET-RJ, Mestre em Economia e Gestão Empresarial, administrador com ênfase em Marketing (ESPM), com MBA em Gestão de Projetos.
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