O mundo está cada vez mais inovador, e isso pode ser considerado algo impressionante, mas ao mesmo tempo algo muito desafiador! Por isso, o assunto que abordaremos hoje são as tendências para 2022.
Você sabe o que são tendências? Apesar de que é muito imprevisível como os consumidores vão se comportar, quais são as novas demandas e como utilizar essas informações estrategicamente, as tendências ajudam muito!
Se você é um empreendedor, quer começar um novo negócio ou ainda, quer se inserir no mercado de trabalho no ano de 2022, esse artigo tem informações preciosas para você. Confira os tópicos:
Vamos lá?
As tendências podem ser definidas como projeções de como o mercado vai se comportar em relação às novas demandas que vão surgir no futuro.
Diante da constante inovação em que o mundo está inserido, estar atualizado de quais serão as principais tendências é essencial para ter sucesso no mercado e evitar investimentos que irão fracassar.
Vale ressaltar que uma tendência é diferente de um modismo. Esse primeiro se refere a uma grande transformação que durará por determinado período, enquanto o segundo diz respeito a algo passageiro, de duração curta.
A análise de tendências é muito útil para o seu negócio, pois, com base nela você poderá entender como é melhor investir nos recursos e inovações do mesmo, e ainda, se planejar com mais eficiência.
Mas, você deve estar se perguntando, como fazer uma análise de tendências? Esse é justamente o assunto do próximo tópico, confira!
O primeiro passo para analisar uma tendência é ter o conhecimento de qual é a mesma. E para isso, você pode usar algumas ferramentas para obter essa informação, tais como:
Que a Pesquisa de Mercado é uma estratégia importante para que se obtenha informações valiosas sobre o mercado em que atua ou pretende atuar você já sabe. Mas você sabe como organizar uma Planilha de Pesquisa de Mercado?
Se a sua resposta a pergunta anterior foi não, nós temos a solução para você: Download gratuito da Planilha de Pesquisa de Mercado!
Não perca tempo, afinal quanto maior o conhecimento sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes, melhor será o desempenho do empreendimento.
Aproveite essa oportunidade e baixe agora mesmo sua Planilha de Pesquisa de Mercado!
Depois de identificadas, é hora de analisar a viabilidade de aplicação de uma tendência em seu negócio. E como fazer isso?
Primeiramente, é necessário alinhar as expectativas internas acerca da implementação dessa novidade. Para isso, você pode fazer uma análise da matriz SWOT do seu negócio!
Depois disso, é necessário entender como o contexto externo influencia e lida com essa implementação, dessa forma, cabe listar e correlacionar todos os fatores externos que podem interferir na tendência que se quer implementar.
Muito interessante, não é mesmo? E não acaba por aqui: no próximo tópico, conheça algumas das tendências mais fortes para o ano de 2022 no mercado de trabalho, não deixe de conferir!
As promessas para 2022 são muitas, afinal, é o ano que promete ser o cenário do pós-pandemia, depois de passar por dois anos em pandemia e com uma quebra do estilo de vida até então vigente.
Por isso, conheça as tendências que mais prometem para esse ano:
A saúde mental foi um dos assuntos mais abordados durante a pandemia, afinal, passar por um momento em que um vírus desconhecido forçou as pessoas a entrar em lockdown mexe com o psicológico de qualquer pessoa!
Logo, as empresas também se mostraram sensíveis com seus colaboradores nesse momento, que em sua maioria adotaram a modalidade de trabalho em home office.
Assim, empresas como a Nike promoveram medidas que prezassem pela saúde mental de seus funcionários, como é possível ler o artigo completo clicando aqui.
E essa é uma das grandes tendências para 2022, onde a força de trabalho se torna cada vez mais valorizada e medidas de saúde mental dos mesmo é cada vez mais comum.
Isso, por sua vez, é muito pertinente, ainda mais com a doença de Burnout se tornando uma doença associada ao trabalho no próximo ano!
Assim, o cuidado com a saúde mental entrou para o para o pacote de benefícios das empresas, o que contribui muito para a atração e retenção de talentos.
O home office foi uma medida emergencial adotada pelas empresas para que as mesmas conseguissem sobreviver à pandemia.
Desafiando a mentalidade até então estabelecida de que não se podia levar o trabalho para casa, o escritório das pessoas acabou se tornando um pedaço do seu lar, e o home office foi cada vez mais aperfeiçoado e veio para ficar.
Diante disso, muitas empresas manifestaram satisfação com os resultados gerados pelo trabalho remoto e apostam nessa modalidade para 2022.
Além disso, o trabalho híbrido é uma grande aposta para aumentar as fronteiras físicas do trabalho e garantir flexibilidade para os funcionários de qualquer lugar, fazendo com que o ambiente de trabalho seja em outra cidade.
No modelo híbrido, o trabalho presencial é feito de acordo com a necessidade, garantindo assim, uma gestão estratégica de atividades.
Antes da pandemia, o mundo já era muito exigente em relação à mão de obra qualificada. E essa tendência de mercado sempre é uma forte promessa na lista das principais tendências.
As habilidades técnicas e comportamentaisdo futuro exigem que profissionais qualificados e com sede de conhecimento sejam inseridos no mercado de trabalho de forma mais natural e valorizada.
Por isso, o investimento em qualificação não é apenas um diferencial, está cada vez mais sendo considerado um pré-requisito.
E você, em qual dessas tendências pretende investir para ter sucesso em seu 2022?
Esperamos que esse conteúdo tenha sido proveitoso, e ainda, que você continue acompanhando o Blog Voitto para estar sempre atualizado das principais informações pertinentes para agregar seus conhecimentos!
O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!
Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.
Clique na imagem abaixo e inscreva-se!
Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!