O que é um texto âncora?
Por que usar textos âncoras na estratégia de SEO?
Quais são os 5 principais tipos de textos âncoras?
O que evitar na hora de criar textos âncoras?
Por que investir em marketing de conteúdo para vendas?

Como utilizar o texto âncora para impulsionar sua estratégia de SEO?

Descubra o que são textos âncoras, quais os erros mais comuns na hora de criar um e aprenda a impulsionar seu site com este recurso de SEO!

Amanda Tartarotti
Por: Amanda Tartarotti
Como utilizar o texto âncora para impulsionar sua estratégia de SEO?

Os profissionais de SEO sabem da importância de desenvolver uma boa estratégia de link building para aumentar o ranqueamento de um site. Mas para impulsionar os resultados usando essa tática, é preciso também conhecer o conceito de texto âncora.

Aos olhos dos mecanismos de pesquisa, quanto mais citações de outros domínios uma página recebe, mais relevante é aquele conteúdo para os usuários.

Assim, saber como otimizar essas referências por meio de textos âncoras é um requisito fundamental. Você está ansioso para entender o que é um texto âncora e qual o passo a passo para criar um? Então confira os seguintes tópicos:

  • O que é um texto âncora?
  • Por que usar textos âncoras na estratégia de SEO?
  • Quais são os 5 principais tipos de textos âncoras?
  • O que evitar na hora de criar textos âncoras?
  • Por que investir em marketing de conteúdo para vendas?

Vamos lá?

O que é um texto âncora?

Texto âncora são os termos que contém backlinks em uma redação, ou seja, os textos cicláveis dentro de um artigo, contendo links de direcionamento a outras URL’s.

Eles podem ser identificados pelos usuários passando-se o cursor em cima do texto, que deve mudar para o ícone de uma mão em cima dos textos âncoras. Além disso, muitos sites adotam fontes em cores diferentes ou deixam as palavras em negrito para facilitar a escaneabilidade do leitor e dar destaque a esses termos.

Você percebeu que no primeiro parágrafo a expressão “links de direcionamento” é um texto âncora? Você pode conferir outros exemplos ao longo deste artigo!

Embora muitas pessoas entendam a importância de inserir backlinks em suas redações, ainda existem dúvidas sobre qual a relevância do texto âncora como um fator de ranqueamento de SEO.

Por que usar textos âncoras na estratégia de SEO?

É preciso usar textos âncoras na estratégia de SEO porque o Google, assim como outros motores de busca, levam em consideração quais as palavras usadas em um backlink para determinar a relevância daquela citação.

A lógica funciona assim: quanto mais alinhado for o um texto âncora com o conteúdo da URL linkada, mais link juice receberá aquela página e mais relevante será essa referência.

Desta forma é muito importante valorizar a criação de bons textos âncoras nas suas redações e estar atento à qualidade das citações externas, que direcionam backlinks ao seu site.

Afinal, para conseguir bons resultados utilizando o marketing de conteúdo é preciso acompanhar de perto o desempenho de cada estratégia utilizada, não é?

Como acompanhar os resultados da minha estratégia de marketing?

Os indicadores de marketing digital são os números que você deve acompanhar para comprovar se as estratégias adotadas estão funcionando corretamente. Porém, é preciso escolher bem cada um deles de acordo com os objetivos centrais do seu negócio.

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Quais são os 5 principais tipos de textos âncoras?

Os textos âncoras podem assumir diferentes formas, que são avaliadas e ranqueadas segundo os critérios do Google. Quanto mais formatos forem utilizados, mais natural e relevante serão as citações aos olhos dos mecanismos de busca.

Por isso, o segredo para conseguir maior vantagem na sua estratégia de link building é diversificar, e para te ajudar nessa tarefa nós separamos abaixo uma lista com os cinco principais tipos de texto âncora, confira!

1. Correspondência exata

É o uso exato das palavras chave da página de destino, ou seja, utilizar como texto âncora os exatos termos para qual a página que está sendo linkada quer ranquear. Vamos entender na prática?

Exemplo: veja esse texto sobre as principais ferramentas de SEO para otimizar seu site.

Você percebeu que a linkagem foi feita exatamente com o título do artigo? Isso inclui as palavras chave que queremos ranquear, no nosso caso o termo “ferramentas de SEO”.

2. Correspondência parcial

Utilizar em excesso a correspondência exata é ruim, porque pode ser classificada como uma prática de Black Hat pelo Google. Assim, utilizar a correspondência parcial é uma boa alternativa.

Exemplo: confira aqui as melhores ferramentas para gerenciamento de SEO.

Viu como agora mudamos um pouco os termos no nosso texto âncora? Dessa forma a linkagem fica ainda mais natural.

3. Cauda longa

Os termos long tails ajudam o Google a entender de forma mais específica qual o conteúdo da página que está sendo direcionada pelo backlink.

Exemplo: descubra quais são as ferramentas indispensáveis para a sua estratégia de SEO.

Bem específico, não é mesmo? Não se preocupe em escrever demais, foque em uma frase que esteja alinhada com o conteúdo do texto e desperte a curiosidade do leitor!

4. Semântico

Incluir sinônimos das palavras chave exatas é outra forma relevante de criar textos âncoras e, assim como no tipo cauda longa, também ajuda os mecanismos de busca a identificarem com mais precisão o assunto da página.

Exemplo: veja os principais mecanismos de gerenciamento de SEO para seu site.

O Google considera esse é o tipo de citação ideal, porque agrega valor ao conteúdo de forma bem natural e dificilmente será visto como um spam.

5. URL

Utilizar a própria URL da página de destino como a citação é uma estratégia adotada em alguns websites, mas antes de fazer isso certifique-se de usar uma URL amigável.

Exemplo: Aprofunde seus conhecimentos de SEO em https://www.voitto.com.br/blog/artigo/ferramentas-de-seo

Esse modelo pode mais facilmente ser considerado como um spam pelos motores de busca, por isso essa prática deve ser preferencialmente evitada.

O que evitar na hora de criar textos âncoras?

Na hora de criar textos âncoras você deve evitar os erros mais comuns, que podem inclusive levar a alguma penalização da sua página pelo Google.

Para você ficar de olho e não cometer esses deslizes, separamos aqui os três principais erros que devem ser evitados!

1. Utilizar textos âncoras de correspondência exata na linkagem interna

Os mecanismos de busca entendem que links internos são adicionados pelo próprio site, para aumentar o tráfego de usuários entre suas páginas. Mas embora essa seja uma das principais regras do SEO, deve ser feita com cuidado.

Criar um link interno com texto âncora de correspondência exata pode ser visto como uma estratégia de Black Hat, uma forma de driblar os motores de busca que pode ser penalizada.

Afinal uma página não tem controle sobre as citações que recebe de outros sites, mas tem total autonomia para fazer sua linkagem interna, por isso dê preferência a outros tipos de texto âncora.

2. Textos âncoras genéricos

Sabe aqueles links que vem direcionados com uma mensagem como “clique aqui”? Esses são termos genéricos, que não agregam tanto valor para a página citada.

Embora essa não seja uma ação com risco de ser penalizada, optar por outros tipos de texto âncora é considerado uma forma mais inteligente de inserir backlinks e distribuir link juice.

3. Receber links de sites tóxicos

Outra página, com uma autoridade de domínio muito baixa, pode te prejudicar inserindo backlinks que direcionam ao seu site, por serem considerados domínios tóxicos.

Nem sempre tratam-se de páginas ruins, mas muitas vezes estamos falando de websites que não adotam boas práticas de SEO, assim, se o Google entender que o seu site está se associando a esse domínio tóxico, sua página também pode sofrer penalizações.

Entender mais sobre as práticas de SEO Off Pagee monitorar quem são os sites que criam links citando o seu domínio são formas de evitar possíveis problemas.

Você pode usar todas essas dicas para impulsionar sua estratégia de marketing e, caso o seu interesse seja alavancar vendas, com certeza nosso próximo tópico é relevante para você!

Por que investir em marketing de conteúdo para vendas?

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Amanda Tartarotti

Amanda Tartarotti

Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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