O que é um Time Multifuncional Scrum?
Quais são as funções do Time Multifuncional Scrum?
Qual é a importância de Equipes Multifuncionais?
Como ter um Time Multifuncional com o Scrum?

Entenda o que é um Time Multifuncional Scrum e por que ele é importante!

Descubra qual é o conceito de Time Multifuncional Scrum, suas principais funcionalidades e a sua importância para aplicação da metodologia ágil.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é um Time Multifuncional Scrum e por que ele é importante!

Ter membros da equipe que trabalham em prol de um mesmo objetivo pode não ser uma tarefa fácil. Afinal, envolve um ambiente de cooperação e um clima organizacional favorável. Mas, mesmo com os desafios, é possível alcançar alinhamento com um Time Multifuncional Scrum.

Com pessoas auto-organizadas, esse modelo de trabalho favorece a autonomia e autogerenciamento. Por isso, caracteriza-se por pessoas que se dirigem e definem suas entregas de acordo com os prazos estipulados em conjunto.

Além disso, um Time Multifuncional Scrum é composto por membros da equipe capazes de completar todo o trabalho sem depender de outras pessoas. Afinal, possuem todas as competências necessárias para isso. Tendo assim toda a responsabilidade do processo.

Quer saber mais sobre Time Multifuncional Scrum e suas características? Acompanhe esse conteúdo até o final e confira os tópicos a seguir:

  • O que é um Time Multifuncional Scrum?
  • Quais são as funções do Time Multifuncional Scrum?
  • Qual é a importância de Equipes Multifuncionais?

O que é um Time Multifuncional Scrum? 

Um Time Multifuncional Scrum é composto por um Product Owner, uma equipe de desenvolvimento e um Scrum Master. Essa é a base para todos os times Scrum. No entanto, o que diferencia essas duas vertentes é justamente o foco nas competências dos membros da equipe.

Durante o manifesto ágil e no aumento de empresas que usam essa metodologia de trabalho, é possível notar que o desenvolvimento de um bom projeto está altamente ligado ao sentimento de responsabilidade.

Por isso, a equipe Scrum Multifuncional passa a compartilhar os desafios. Ou seja, os resultados individuais fazem parte do projeto global e impactam no alcance de metas e objetivos de todos, favorecendo o trabalho em equipe.

No entanto, todo o time de desenvolvimento possui competências para iniciar e finalizar um projeto completo, sem depender da contribuição das demais pessoas. Tornando o processo mais ágil e assertivo.

Mas vale ressaltar também que caso um desenvolvedor inicie um projeto, qualquer outro será capaz de assumir essa posição e finalizá-lo, se for necessário. Sempre potencializando a produtividade, criatividade e flexibilidade do processo.

Como você viu acima, existem três papéis em um Time Multifuncional Scrum. Para que você entenda melhor as características de cada um deles, confira o tópico a seguir!

Quais são as funções do Time Multifuncional Scrum? 

O desenvolvimento ágil tem como premissa características como: organização, responsabilidade e autonomia. Por isso, as funções de um Time Multifuncional Scrum estão altamente alinhadas a isso.

Mas para que você conheça quais são essas atribuições, separamos no detalhe para cada um dos papéis de uma equipe que trabalha nesse modelo:

Product Owner

O Product Owner é responsável pelo planejamento e preparação de cada sprint. É comum que essa responsabilidade também fique em linha com a definição de prioridades dentro das entregas e dos seus requisitos.

Diante disso, pode-se elencar como atividades do escopo de trabalho do Product Owner:

  • Mapear e definir as funcionalidades de produto desenvolvido (backlog do produto);
  • Priorizar as execuções do próximo sprint e avaliar o que foi entregue em relação ao anterior;
  • Ajustar prioridades dentro das discussões das sprints;
  • Garantir que as funcionalidades do produto estejam claras para toda a equipe;
  • Aprovar ou reprovar os resultados das entregas da equipe;
  • Detalhar os requisitos do projeto em nível suficiente para o time de desenvolvimento;
  • Definir datas e cronogramas de sprints, releases e entregas;
  • Participar da Daily Scrum e identificar oportunidades de aprimorar a metodologia, como a aplicação framework scrum ou de Scrum de Scrumsem projetos de grande escala.

Scrum Master

Outro papel importante dentro de um Time Multifuncional Scrum é o chamado Scrum Master. Ele é responsável por tornar o dia a dia da equipe mais fácil, aumentando a autonomia individual e favorecendo uma comunicação integrada. 

Em outras palavras, pode-se dizer que o Scrum Master é focado na gestão do projeto, mas não com um papel de gerente. Ou seja, é ele quem irá motivar a produtividade, buscar a melhoria contínua dos processos e averiguar a qualidade do que é desenvolvido.

Com esse papel de liderança facilitadora, o Scrum Master é responsável por:

  • Difundir práticas e valores da metodologia Scrum;
  • Dividir responsabilidades e ser apoio para todo o time;
  • Ser o ponto focal de reuniões individuais e feedbacks;
  • Gerenciar riscos e mitigar situações que impeçam a execução dos trabalhos;
  • Monitorar o desenvolvimento das tarefas das sprints e como o Scrum funciona, bem como e assegurar o seu sucesso;
  • Possibilitar a cooperação entre o time e como a equipe deve trocar conhecimentos.

Em um Time Multifuncional Scrum, o Scrum Master também precisa ser neutro, buscando sempre aumentar a responsabilidade de cada membro da equipe. Isso faz com que eles tenham maior capacidade de resolver problemas sozinhos.

Time de Desenvolvimento

Apesar da equipe possuir outras funções, o maior diferencial de um Time Multifuncional Scrum está nos desenvolvedores. Afinal, essas são as pessoas que terão as características imprescindíveis para realizar um projeto de ponta a ponta.

Por isso, para montar um equipe de desenvolvimento, é preciso de atentar a algumas habilidades, como:

  • Multidisciplinaridade: conhecimento necessário para gerar melhorias contínuas em cada uma das sprints; 
  • Auto-gerenciamento: a fim de que seja capaz de planejar e executar tarefas de maneira autônoma;
  • Orientação para resultados: foco em melhorias e aprendizados contínuos, com execução assertiva e tempestiva das atividades.

Esses três pilares são essenciais para garantir que as responsabilidades do time de desenvolvimento sejam cumpridas com alto nível de qualidade e agilidade.

Alinhado a isso, cabe ao time de desenvolvimento desempenhar as seguintes funções:

  • Preparação do trabalho que deve ser realizado na sprint, sempre levando em consideração a meta definida junto ao Product Owner;
  • Retrospectiva da sprint, focando no que foi entregue e nas potenciais melhorias;
  • Interface com o Product Owner durante a sprint a fim de uma tomada de decisão assertiva e do rápido esclarecimento de dúvidas;
  • Alinhamento com o Scrum Master sobre eventuais empecilhos para o desenvolvimento do trabalho;
  • Proximidade com o cliente para obter feedbacks, apresentar desenvolvimentos e proporcionar melhorias contínuas;
  • Aplicação do Scrum no dia a dia de trabalho e como base para a execução de todas as tarefas. 

Agora que você já conhece a fundo quais são os papéis e funções dentro de um Time Multifuncional Scrum, é hora de entender mais sobre a importância dessa estrutura na metodologia ágil e no gerenciamento de projetos com o Scrum.

Qual é a importância de Equipes Multifuncionais?

As equipes multifuncionais são consideradas como a base de uma metodologia ágil bem aplicada. Isso acontece porque elas possuem todas as competências e habilidades necessárias para desenvolver um trabalho de ponta a ponta, sem depender de mais pessoas.

Mas isso não significa que o trabalho em equipe será menos importante. Muito pelo contrário! Como todos possuem responsabilidades iguais para executar tarefas que irão juntas formar as entregas do projeto, é preciso que todos se comprometam e colaborem.

Sendo assim, uma equipe multifuncional tende a aumentar a sua efetividade, devido ao sentimento de pertencimento e ao ambiente que maximiza as oportunidades de feedbacks.

Como ter um Time Multifuncional com o Scrum?

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Ebook Scrum para Gestão ágil de Projetos, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Scrum Para Gestão áGil De Projetos Botão De Ação

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.