As técnicas de vendas estão em constante discussão e atualização no mercado. É essencial que as empresas busquem as que mais se adequem ao seu modelo de negócio.
Para isso, é imprescindível conhecer os tipos de vendas, suas principais características, implementações e como elas impactam os seus clientes.
Continue neste artigo e aprenda mais sobre vendas por meio dos seguintes tópicos:
Vamos lá!
Existem diferentes tipos de vendas para o seu negócio. Assim, o empresário deve identificar o modelo de venda ideal para o seu empreendimento e para a satisfação de seu cliente. Confira a seguir os principais:
Na venda direta, os produtos ou serviços são oferecidos do fornecedor para o consumidor final sem qualquer intermediação. A venda direta é a chamada Business to Consumer (B2C).
Os produtos podem ser divulgados por meio de catálogos, anúncios em redes sociais e exposições.
Na venda consultiva, o vendedor realiza uma consultoria imparcial sobre os benefícios do cliente ao adquirir o produto.
O principal objetivo é a aproximação com o lead e a criação de vínculos que contribuam para as vendas e para a fidelização do cliente.
Na venda por intermediação, não há contato entre o produtor e o consumidor final: a indústria conta com intermediários para a distribuição ao cliente.
Nesse caso, consultores, revendedores e distribuidores são os responsáveis pelo oferecimento de produtos ou serviços aos potenciais clientes.
A divulgação dos produtos é realizada da mesma maneira da venda direta: por meio de catálogos, anúncios e eventos.
A venda corporativa é realizada entre uma empresa e outra, no formato Business to Business (B2B).
Dessa forma, o produto da venda tem como principal objetivo a solução das dores de seus clientes, mesmo que seja de forma indireta.
A venda casada é aquela em que há a imposição da compra de um produto de forma forçada juntamente com o produto de seu interesse.
Essa prática é considerada crime e é extremamente vedada pelo artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor.
A venda consignada é aquela realizada para terceiros comercializarem o produto e, caso não consigam sucesso, não precisem pagar as mercadorias que forem devolvidas ao fornecedor.
É uma venda que não oferece riscos ao vendedor, levando em conta que não terá que fazer nenhum investimento nas mercadorias para o seu negócio.
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As vendas simples são aquelas realizadas por vendedores de varejo em loja, já as vendas complexas são aquelas realizadas por consultores para o convencimento e a fidelização do cliente.
Enquanto as vendas simples buscam a compra pelo cliente para cumprimento de metas, as vendas complexas se importam com a real resolução de sua dor, resultando em confiança na empresa e em um pós venda com fidelização.
A venda simples acontece em lojas de varejo com um cliente que já possui um interesse prévio em determinado produto. Assim, o vendedor utiliza de gatilhos mentais menos elaborados para convencê-lo a adquirir a mercadoria.
Alguns dos gatilhos utilizados são os sensos de urgência e de escassez.
Além disso, esse modelo também utiliza duas técnicas de fechamento do negócio: o fechamento de suposição e a técnica do ou/ou.
No fechamento de suposição, o vendedor supõe quais são as preferências do cliente após observação e contato e busca vender o produto rapidamente.
Já a técnica do ou/ou consiste na apresentação de várias possibilidades para a criação de urgências ao comprador.
Quanto menos tempo o vendedor permanece com o cliente, mais clientes ele poderá atender e, consequentemente, efetuar mais vendas e cumprir metas.
Por outro lado, a venda complexa requer todo um processo para a sua realização. O vendedor/consultor busca encontrar e solucionar a dor do cliente.
Para isso, é necessário mais tempo de pesquisa para o vendedor agregar valor à proposta e para o cliente identificar sua dor e buscar pela solução.
Dessa maneira, o vendedor complexo utiliza gatilhos mentais mais elaborados com o objetivo de fidelizar o cliente à empresa.
Alguns dos exemplos de gatilhos são a confiança, a exclusividade, a autoridade e o amor/conexão com a marca.
Além desses gatilhos, o vendedor também utiliza o SPIN Selling, que consiste nas perguntas Situação, Problema, Implicação e Necessidade para identificar as dores do cliente e qualificá-lo no funil de vendas.
Geralmente, as vendas complexas são compostas por mercadorias de alto valor e duráveis, como negócios imobiliários.
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No mundo atual estamos negociando a todo momento! Seja com clientes, fornecedores, colegas de trabalho ou até mesmo amigos e familiares.
Em decorrência disso, o domínio das Técnicas de Negociação é uma demanda comum entre as empresas. Principalmente aquelas que possuem processos de compra e venda para atingir seus objetivos e alavancar seus resultados.
Logo, saber identificar oportunidades e ter uma abordagem dinâmica em relações interpessoais são características fundamentais para concluir com sucesso uma negociação.
Afinal, as Técnicas de Negociação são o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas que podem ser aprendidas e devem ser usadas para atingir o melhor resultado possível.
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Para identificar o tipo de venda mais adequado para o seu negócio, é necessário entender qual o objetivo principal de venda da sua empresa.
Esse objetivo também inclui o processo de vendas, ou seja, como o processo comercial acontece para identificar o modelo mais adequado.
Além disso, é fundamental que se identifique a persona do seu negócio, ou seja, o cliente ideal para os seus produtos ou serviços.
A persona sintetiza as principais características do cliente em potencial, alinhando suas informações e comportamentos aos produtos ou serviços a serem comercializados.
Com essa segmentação, é possível uma melhor formulação da estratégia de vendas, escolhendo os tipos de vendas mais adequados à sua empresa e à busca pela satisfação do seu cliente.
Agora que você já aprendeu sobre os principais tipos de vendas e como escolher a mais adequada para o seu negócio, é hora de se capacitar para tornar as negociações mais simples por meio de gatilhos mentais.
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Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.
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