A saúde emocional no trabalho
Qual a importância de manter uma relação equilibrada entre trabalho e saúde emocional?
Quais os benefícios de ter um ambiente com colaboradores emocionalmente saudáveis?
Como contribuir com a saúde emocional dos colaboradores dentro das organizações?
Quer priorizar a sua saúde mental dentro do trabalho?

Entenda qual é a relação entre trabalho e saúde emocional

Saiba qual é a relação entre trabalho e saúde emocional e descubra a importância de ter colaboradores emocionalmente saudáveis em sua empresa.

Parceiro
Por: Parceiro
Entenda qual é a relação entre trabalho e saúde emocional

Você sabia que problemas emocionais, como a depressão, estão entre as principais causas de incapacitação no trabalho? A saúde emocional é um dos componentes do bem-estar e deve ser considerada também no ambiente corporativo, onde as pessoas passam grande parte do seu tempo na vida adulta.

Portanto, buscar uma relação equilibrada entre trabalho e saúde emocional é fundamental para viver bem.

Quer saber mais sobre a importância da saúde psíquica no trabalho e como esse ambiente pode afetar o emocional? Acompanhe este artigo produzido pelo Blog Fepo e fique atento nos seguintes tópicos:

  • A saúde emocional no trabalho
  • Qual a importância de manter uma relação equilibrada entre trabalho e saúde emocional?
  • Quais os benefícios de ter um ambiente com colaboradores saudáveis?
  • Como contribuir com a saúde emocional dos colaboradores dentro das organizações? 

A saúde emocional no trabalho

A saúde emocional tem a ver com o controle que cada pessoa tem sobre suas emoções e sentimentos. É a capacidade de lidar com diferentes sentimentos sem deixar que eles tragam grandes prejuízos para o bem-estar.

Para entender como funciona a saúde emocional, é importante compreender que a mente também pode adoecer, assim como o corpo físico. Se não há o controle das próprias emoções e a pessoa é fortemente afetada por elas, a mente fica mais vulnerável e isso pode levar a transtornos de humor, como depressão e ansiedade, ou desordens psicológicas, como a Síndrome do Impostor.

No ambiente empresarial, a saúde emocional tem o poder de "filtrar" as emoções para lidar de forma resolutiva com as diferentes situações que surgem. É importante lembrar que no trabalho podem haver fatores de risco para a saúde, como o estresse, por exemplo — por isso, a necessidade de atenção e cuidados.

Qual a importância de manter uma relação equilibrada entre trabalho e saúde emocional?

A importância da relação entre trabalho e saúde emocional não é difícil de compreender. Sem boa disposição física e psíquica, não há motivação, bom desempenho, confiança, proatividade, liderança, convívio agradável e, principalmente, bem-estar — atributos necessários para uma rotina de trabalho de qualidade.

A verdade é que todos precisamos estar saudáveis para lidar com diversas situações e garantir nosso próprio equilíbrio.

Portanto, cuidar do emocional é essencial para que a equipe de trabalho esteja focada, empenhada, comprometida e motivada a conquistar os objetivos pessoais, aliados aos da empresa. O emocional da equipe é de grande importância não só para cada um, individualmente, mas para o próprio desempenho das tarefas.

É por isso que, atualmente, muitos empreendedores e donos de negócios têm investido em garantir um ambiente organizacional saudável que estimule o desenvolvimento da equipe e reforce a importância de cada um para a empresa.

Para isso, há práticas benéficas que desenvolvem a saúde emocional no dia a dia — e que refletem diretamente na qualidade do trabalho.

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

Quais os benefícios de ter um ambiente com colaboradores emocionalmente saudáveis?

O cuidado com a saúde emocional é vantajoso para todos, já que o objetivo é desenvolver os seguintes aspectos:

  • Estimular o cultivo do controle em situações de estresse; 
  • Ensinar a lidar com emoções inesperadas que possam surgir; 
  • Propiciar mais equilíbrio ao escolher o que faz bem ou mal para si mesmo e autoconfiança para arriscar; 
  • Promover mais flexibilidade para aceitar mudanças e novidades. 

Nas organizações, ter colaboradores emocionalmente saudáveis significa contar com um time mais preparado, equilibrado, que sabe trabalhar em equipe e está pronto para alcançar os objetivos, fortalecendo o desejo de evoluir sempre mais.

Como contribuir com a saúde emocional dos colaboradores dentro das organizações? 

Todos devemos cuidar da saúde emocional para lidar da melhor forma possível com as emoções que podem surgir em nosso cotidiano. Mas isso não significa que os colaboradores devam fazer isso sozinhos.

O empregador pode ajudar a promover cuidados com a saúde emocional ao inserir práticas simples dentro do ambiente de trabalho.

Confira, a seguir, dicas para auxiliar na saúde emocional dos colaboradores:

Análise dos fatores internos e externos

O primeiro passo é analisar os fatores internos e externos que podem contribuir ou prejudicar a saúde emocional do seu time. Faça uma lista com influências positivas e negativas para saber quais fatores devem ser evitados em sua empresa e quais devem ser estimulados.

Neste momento, é importante que haja participação de todos os colaboradores, para que eles sejam verdadeiramente ouvidos e suas impressões consideradas na hora de planejar as melhorias. A partir deste diagnóstico, fica mais fácil encontrar soluções e tomar decisões que sejam positivas para todos.

O estresse, por exemplo, é um fator que pode vir de dentro e de fora da empresa, mas que deve ser evitado. Para combatê-lo, a empresa pode aderir a métodos que aliviam este sentimento dentro do trabalho. Vamos sugerir alguns no próximo tópico.

Atividades que propiciam e reforçam o bem-estar dos colaboradores

O ambiente de trabalho quase sempre é o local onde as pessoas passam mais tempo em seu dia. Logo, é preciso que a empresa forneça atividades que promovam o bem-estar dos colaboradores: esta é uma preocupação que envolve a saúde mental, física e emocional.

Algumas práticas que podem ser desenvolvidas para reforçar o bem-estar dentro da empresa são ações de motivação ou de conscientização, que permitem cuidar da equipe como um todo e trazem ótimos resultados para o desempenho de cada um.

Abaixo, confira sugestões que podem ser implementadas para melhorar o convívio e estimular a saúde emocional:

  • Prática de meditação ou exercícios de respiração; 
  • Intervalos para alongamento; 
  • Palestras ou jornadas de promoção à saúde;
  • Oficinas de ginástica laboral;
  • Criação de um ambiente recreativo para os colaboradores utilizarem nos intervalos e horário de almoço.

Apoio psicológico 

Por fim, uma ótima estratégia é oferecer apoio psicológico para os colaboradores. Se o objetivo é cuidar da saúde emocional de todos, nada melhor que contar com profissionais para esse tipo de acompanhamento.

Neste caso, a empresa pode oferecer esse apoio por meio de parcerias com consultórios e plataformas de terapia online, como a Fepo. Assim, os funcionários podem contar com psicólogos preparados para auxiliar em sua jornada de autoconhecimento, desenvolvimento e cuidado com a saúde emocional.

A relação entre trabalho e saúde emocional exige atenção e cuidados permanentes para ser produtiva e gerar bons resultados. Por isso, convidamos você a conhecer a Fepo, uma plataforma que possibilita realizar terapia online com psicólogos qualificados. É uma forma rápida, fácil e funcional para desenvolver a saúde emocional de toda a equipe.

Quer priorizar a sua saúde mental dentro do trabalho?

Conheça o curso da Voitto de Gestão de Conflitos.

Você já se perguntou como lida com a Gestão no Conflitos no seu ambiente de trabalho? Bem, atualmente, é comum percebermos que existem atritos entre as pessoas de uma mesma equipe, o que interfere no desempenho de todos.

Portanto, saber lidar com situações adversas é essencial para a construção de uma boa imagem profissional.


Pensando nisso, criamos o curso de Gestão de Conflitos que aborda diversos métodos e ferramentas para solucionar conflitos tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

Este treinamento tem como objetivo te transformar em um profissional resiliente, focado em resultados, com as competências necessárias para criar um ambiente de trabalho propício para o crescimento organizacional.

Gostou de saber mais sobre o curso e não quer parar por ai? Então use o cupom BLOG50 e tenha 50% de desconto! Não perca a oportunidade e se inscreva agora mesmo no curso Gestão de Conflitos!

Gestão de Conflitos, garanta sua vaga!

Clique e adquira o curso Gestão de Conflitos com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestão De Conflitos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.