Para o sucesso de qualquer empresa é fundamental que haja uma boa estratégia de marketing e uma ótima relação entre a organização e o seu canal de vendas, que são lugares físicos ou digitais que fazem a distribuição dos produtos.
Nesse sentido, é justamente dessa necessidade que surge o trade marketing, que faz parte do plano de marketing de uma empresa.
Trata-se de um grupo de estratégias B2B (Business to Business), que se baseiam em negócios realizados por duas empresas em uma relação de cliente e fornecedor.
Então, o principal objetivo do Trade Marketing é melhorar a relação entre o fabricante e o seu canal de venda para otimizar, assim, os resultados obtidos pela empresa.
Quer aprender mais sobre o assunto? Então permaneça conosco, porque vamos aprender os seguintes tópicos:
● O que é trade marketing?
● Quais são os objetivos e benefícios do trade marketing?
● Quais são as melhores estratégias do trade marketing?
● Como planejar e executar um plano de trade marketing?
Trade marketing são estratégias que partem do fabricante para o distribuidor com o intuito de melhorar as vendas e a relação da empresa com os clientes.
Portanto, as estratégias de trade marketing garantem justamente que os centros de distribuição (como varejos ou supermercados) estejam expondo a sua marca de forma alinhada com o planejamento da sua empresa.
Assim, o trade marketing não só desenvolve o desempenho absoluto, mas também o desempenho relativo em comparação com o mercado (uma vez que cria-se mais demanda pelo seu produto, e preferência em relação aos demais).
Falaremos mais sobre isso no próximo tópico!
O Trade Marketing funciona como uma ponte que ajuda a impulsionar ambas as equipes, tanto o marketing quanto as vendas.
Dessa forma, ele engloba diversas ferramentas, como o merchandising e o branding, que, juntas, estabelecem indiretamente uma relação muito melhor com o consumidor, aumentando as chances de fidelização e de preferência da marca.
As técnicas de trade marketing, quando aliadas ao Inbound Marketing e ao Outbond Marketing possuem o potencial de garantir um melhor posicionamento da empresa no mercado, fazendo com que os clientes busquem especificamente pelos produtos da sua marca.
Por isso, ao estabelecer uma relação de parceria entre os fabricantes e o distribuidor, aumenta-se consideravelmente a capacidade de crescimento de uma empresa.
E, acompanhando as mudanças e preferências do mercado, aumenta-se, consequentemente, o número de vendas.
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Agora vamos entender um pouco mais sobre as ferramentas do Trade Marketing e como construir um plano efetivo! Vamos lá?
Como foi dito anteriormente, o trade marketing se constitui como um conjunto de estratégias. Assim, para se obter sucesso é necessário antes realizar um planejamento estratégico, que utilizam diferentes estratégias de comunicação integradas.
Além disso, é importante aliar essas técnicas com outras estratégias como o marketing one to one, que possui um foco direto no consumidor final.
Dentre as estratégias do trade marketing, a mais famosa (e muitas vezes até confundida como trade marketing) é o branding.
Nessa estratégia, o objetivo é chamar a atenção do consumidor para que ele vire cliente e tenha preferência pelos seus produtos, trabalhando, assim, no reconhecimento da sua marca.
Outra estratégia de trade marketing bastante famosa é o merchandising, na qual há atuação direta nos canais de distribuição, de modo a tentar atrair a atenção do cliente com ferramentas como banners, panfletos entre outros diversos elementos.
Um dos pilares do trade marketing consiste em uma equipe de campo bem qualificada. O papel do vendedor ainda é fundamental nas estratégias de trade marketing.
Afinal, os primeiros passos para alcançar os clientes são o planejamento estratégico e a capacitação dos profissionais (promotores e vendedores), para que esses possam demonstrar domínio sobre o produto que vendem.
Como esperado, essa estratégia também se apresenta como uma base no trade marketing. Afinal, cada vez mais o comércio digital vem tomando espaço no mercado.
Com isso, as empresas precisam estar constantemente se adaptando às novas ferramentas, como ao processo de automação de marketing digital, por exemplo.
É possível, muitas vezes, fidelizar os clientes com gestos simples, como ao estabelecer postos para amostra grátis nos supermercados, ou com programas de fidelidade.
Atos como esses, que melhoram a experiência de compra, são ferramentas poderosas de trade marketing que podem contribuir efetivamente com as outras estratégias citadas.
Como mencionado neste artigo, um plano de trade marketing necessita de um bom planejamento. E, de nada adianta planejar e não executar, não é mesmo?
Dessa forma, é necessário estar bem preparado e também estar disposto a mudar conforme a necessidade e eficácia das estratégias.
Para planejar bem sua estratégia de trade marketing, é importante entender os princípios do marketing como um todo. Assim, será possível estabelecer estratégias mais especializadas e adequadas que conquistem o cliente.
Você pode aprender mais sobre o tema lendo os 13 melhores livros de marketing, além de acompanhar os diversos artigos publicados pelo nosso site.
Após estabelecer uma boa base de entendimento geral de marketing, a etapa do planejamento deve englobar temas que abrangem a distribuição e logística dos produtos, atrelado às estratégias citadas anteriormente.
Deste modo, será possível otimizar os resultados das vendas e fortalecer os aspectos mencionados anteriormente, como o branding.
Uma estratégia de trade marketing efetiva não funciona como um processo estático, na qual, uma vez planejado, o projeto não necessita de mudanças. Pelo contrário!
É necessário que haja o acompanhamento constante da estratégia, atrelado a disposição para melhorar no que for necessário.
Nesse ponto, além de acompanhar os resultados da própria empresa, como volume de vendas e controle de reposição, vale a pena também acompanhar os resultados das empresas concorrentes, para entender melhor o desempenho em relação ao setor, e quais pontos são passíveis de melhoria.
Essa etapa anda em conjunto com todas as outras. Uma análise efetiva dos dados obtidos é a chave para fechar o ciclo de desenvolvimento do trade marketing.
É a partir da mensuração que as equipes, tanto de vendas quanto de marketing, vão entender em que pontos há a necessidade de melhoria e quais devem ser mantidos.
Neste momento, é preciso entender como analisar os indicadores de marketing digital. E, novamente, de nada adianta um planejamento e mensuração ideal de uma estratégia de trade marketing se não forem colocados em prática.
Assim, é de extrema importância que os insights obtidos pela mensuração sejam transformados em planejamentos para melhores estratégias, que, por sua vez, se transformem na execução de um trade marketing de sucesso.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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