O que é Trade Marketing?
Quais são os objetivos e benefícios do Trade Marketing?
Quais são as melhores estratégias do Trade Marketing?
Como planejar e executar um plano de Trade Marketing?
Pronto(a) para aplicar seus conhecimentos?

Como fortalecer minha marca por meio do plano de Trade Marketing?

Conheça agora mesmo quais são as melhores estratégias para otimizar suas vendas e promover a sua marca por meio do seu plano de Trade Marketing.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como fortalecer minha marca por meio do plano de Trade Marketing?

Para o sucesso de qualquer empresa é fundamental que haja uma boa estratégia de marketing e uma ótima relação entre a organização e o seu canal de vendas, que são lugares físicos ou digitais que fazem a distribuição dos produtos.

Nesse sentido, é justamente dessa necessidade que surge o trade marketing, que faz parte do plano de marketing de uma empresa.

Trata-se de um grupo de estratégias B2B (Business to Business), que se baseiam em negócios realizados por duas empresas em uma relação de cliente e fornecedor.

Então, o principal objetivo do Trade Marketing é melhorar a relação entre o fabricante e o seu canal de venda para otimizar, assim, os resultados obtidos pela empresa.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então permaneça conosco, porque vamos aprender os seguintes tópicos:

●     O que é trade marketing?

●     Quais são os objetivos e benefícios do trade marketing?

●     Quais são as melhores estratégias do trade marketing?

●     Como planejar e executar um plano de trade marketing?

O que é Trade Marketing?

Trade marketing são estratégias que partem do fabricante para o distribuidor com o intuito de melhorar as vendas e a relação da empresa com os clientes.

Portanto, as estratégias de trade marketing garantem justamente que os centros de distribuição (como varejos ou supermercados) estejam expondo a sua marca de forma alinhada com o planejamento da sua empresa.

Assim, o trade marketing não só desenvolve o desempenho absoluto, mas também o desempenho relativo em comparação com o mercado (uma vez que cria-se mais demanda pelo seu produto, e preferência em relação aos demais).

Falaremos mais sobre isso no próximo tópico!

Quais são os objetivos e benefícios do Trade Marketing?

O Trade Marketing funciona como uma ponte que ajuda a impulsionar ambas as equipes, tanto o marketing quanto as vendas.

Dessa forma, ele engloba diversas ferramentas, como o merchandising e o branding, que, juntas, estabelecem indiretamente uma relação muito melhor com o consumidor, aumentando as chances de fidelização e de preferência da marca.

As técnicas de trade marketing, quando aliadas ao Inbound Marketing e ao Outbond Marketing possuem o potencial de garantir um melhor posicionamento da empresa no mercado, fazendo com que os clientes busquem especificamente pelos produtos da sua marca.

Por isso, ao estabelecer uma relação de parceria entre os fabricantes e o distribuidor, aumenta-se consideravelmente a capacidade de crescimento de uma empresa.

E, acompanhando as mudanças e preferências do mercado, aumenta-se, consequentemente, o número de vendas.

Para complementar sua jornada de aprendizado sobre o universo do Trade Marketing realizamos umWorkshop Gratuito de Marketing de Conteúdo cheio de conteúdos ricos!

Com ele você  estará mais preparado para conquistar seu lugar no mercado e, aprender as melhores estratégias para a divulgação do seu negócio!

Para assistir basta clicar no banner abaixo e, ao se inscrever, aplicar o cupom BLOG100. Você não perderá essa chance, né? É gratuito!

Workshop Marketing de Conteúdo


Agora vamos entender um pouco mais sobre as ferramentas do Trade Marketing e como construir um plano efetivo! Vamos lá?

Quais são as melhores estratégias do Trade Marketing?

Como foi dito anteriormente, o trade marketing se constitui como um conjunto de estratégias. Assim, para se obter sucesso é necessário antes realizar um planejamento estratégico, que utilizam diferentes estratégias de comunicação integradas.

Além disso, é importante aliar essas técnicas com outras estratégias como o marketing one to one, que possui um foco direto no consumidor final.

1. Branding

Dentre as estratégias do trade marketing, a mais famosa (e muitas vezes até confundida como trade marketing) é o branding.

Nessa estratégia, o objetivo é chamar a atenção do consumidor para que ele vire cliente e tenha preferência pelos seus produtos, trabalhando, assim, no reconhecimento da sua marca.

2. Merchandising

Outra estratégia de trade marketing bastante famosa é o merchandising, na qual há atuação direta nos canais de distribuição, de modo a tentar atrair a atenção do cliente com ferramentas como banners, panfletos entre outros diversos elementos.

3. Treinamentos

Um dos pilares do trade marketing consiste em uma equipe de campo bem qualificada. O papel do vendedor ainda é fundamental nas estratégias de trade marketing.

Afinal, os primeiros passos para alcançar os clientes são o planejamento estratégico e a capacitação dos profissionais (promotores e vendedores), para que esses possam demonstrar domínio sobre o produto que vendem.

4. Marketing digital

Como esperado, essa estratégia também se apresenta como uma base no trade marketing. Afinal, cada vez mais o comércio digital vem tomando espaço no mercado.

Com isso, as empresas precisam estar constantemente se adaptando às novas ferramentas, como ao processo de automação de marketing digital, por exemplo.

5. Relacionamento com os clientes

É possível, muitas vezes, fidelizar os clientes com gestos simples, como ao estabelecer postos para amostra grátis nos supermercados, ou com programas de fidelidade.

Atos como esses, que melhoram a experiência de compra, são ferramentas poderosas de trade marketing que podem contribuir efetivamente com as outras estratégias citadas.

Como planejar e executar um plano de Trade Marketing?

Como mencionado neste artigo, um plano de trade marketing necessita de um bom planejamento. E, de nada adianta planejar e não executar, não é mesmo?

Dessa forma, é necessário estar bem preparado e também estar disposto a mudar conforme a necessidade e eficácia das estratégias.

1. Preparação

Para planejar bem sua estratégia de trade marketing, é importante entender os princípios do marketing como um todo. Assim, será possível estabelecer estratégias mais especializadas e adequadas que conquistem o cliente.

Você pode aprender mais sobre o tema lendo os 13 melhores livros de marketing, além de acompanhar os diversos artigos publicados pelo nosso site.

2. Planejamento

Após estabelecer uma boa base de entendimento geral de marketing, a etapa do planejamento deve englobar temas que abrangem a distribuição e logística dos produtos, atrelado às estratégias citadas anteriormente.

Deste modo, será possível otimizar os resultados das vendas e fortalecer os aspectos mencionados anteriormente, como o branding.

3. Acompanhamento

Uma estratégia de trade marketing efetiva não funciona como um processo estático, na qual, uma vez planejado, o projeto não necessita de mudanças. Pelo contrário!

É necessário que haja o acompanhamento constante da estratégia, atrelado a disposição para melhorar no que for necessário.

Nesse ponto, além de acompanhar os resultados da própria empresa, como volume de vendas e controle de reposição, vale a pena também acompanhar os resultados das empresas concorrentes, para entender melhor o desempenho em relação ao setor, e quais pontos são passíveis de melhoria.

4. Mensuração

Essa etapa anda em conjunto com todas as outras. Uma análise efetiva dos dados obtidos é a chave para fechar o ciclo de desenvolvimento do trade marketing.

É a partir da mensuração que as equipes, tanto de vendas quanto de marketing, vão entender em que pontos há a necessidade de melhoria e quais devem ser mantidos.

Neste momento, é preciso entender como analisar os indicadores de marketing digital. E, novamente, de nada adianta um planejamento e mensuração ideal de uma estratégia de trade marketing se não forem colocados em prática.

Assim, é de extrema importância que os insights obtidos pela mensuração sejam transformados em planejamentos para melhores estratégias, que, por sua vez, se transformem na execução de um trade marketing de sucesso.

Pronto(a) para aplicar seus conhecimentos?

Seu objetivo é acelerar o desenvolvimento do seu negócio e alcançar ganhos expressivos? Então, chegou o momento de você se tornar um Especialista em Growth Hacking!

Com nossa formação, você aprenderá como lançar sua ideia no mercado de forma a criar e aumentar sua base de clientes por meio de conceitos como Product/Market Fit; desenvolver uma taxa de crescimento exponencial e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação.

Não perca tempo! Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialista em Growth Hacking!

Formação de Especialista em Growth Hacking

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Do Growth Hacking

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.