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O que é o tráfego orgânico?
E o tráfego pago? Qual a sua diferença para o orgânico?
Para que serve o tráfego orgânico?
Quais as vantagens de usar o tráfego orgânico?
Dicas para potencializar o uso do tráfego orgânico!
Dica Extra!

Tráfego Orgânico é a chave para fidelizar os consumidores do seu conteúdo?

Entenda por que as estratégias de tráfego orgânico devem ser aplicadas ao seu negócio e quais vantagens que só elas podem trazer!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Tráfego Orgânico é a chave para fidelizar os consumidores do seu conteúdo?

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o tráfego pago nem sempre é a forma mais efetiva de dar visibilidade para as suas redes sociais e sites. Por isso, hoje você vai entender como o tráfego orgânico traz benefícios únicos para o seu negócio!

Sem demandar compra de listas de e-mails ou pagamento de anúncios, o tráfego orgânico pode ser visto como a forma mais democrática de trazer novas visitas para uma página na internet.

Mas além disso, essa também é uma estratégia que se prova potente em longo prazo. Conectando você aos potenciais consumidores fiéis do seu conteúdo.

Quer conhecer mais a fundo sobre os benefícios dessa estratégia e também como elaborar os seus planos de marketing de conteúdo de maneira assertiva? Então, não perca as dicas desse conteúdo! Confira:

  • O que é o tráfego orgânico?
  • E o tráfego pago? Qual a sua diferença para o orgânico?
  • Para que serve o tráfego orgânico?
  • Quais as vantagens de usar o tráfego orgânico?
  • Dicas para potencializar o uso do tráfego orgânico!
  • Dica Extra!

O que é o tráfego orgânico?

Antes de mais nada, é preciso definir o que é o tráfego na visão do marketing digital. Esse é um termo que se refere ao número de visitas que uma determinada página recebe.

Quando falamos de tráfego orgânico, nos referimos às estratégias para chegar ao público-alvo sem investimento financeiro em anúncios. Ou seja, através de buscas no Google ou até mesmo com o uso de uma rede social para direcionar para outra.

Esse não é o único tipo de tráfego. Mas para entender melhor como ele funciona, é necessário conhecer as suas variações. Por isso, veja o resumo a seguir com as formas que ele pode ser estruturado.

Tráfego Direto

O tráfego direto é uma das maneiras de aumentar o seu resultado orgânico. Afinal, essa estratégia não envolve necessariamente o investimento de recursos em anúncios.

É possível definir essa vertente como a visita que vem através da busca pelo seu próprio domínio. Ou seja, não há o direcionamento de um site ou rede social para outra página.

Tráfego Social

O tráfego social é uma das maneiras de aumentar o número de visitas usando outras plataformas. Ou seja, usar as redes sociais a seu favor.

Como exemplo dessa prática existe a opção de compartilhar links nos stories do Instagram. Assim, as pessoas que se interessarem pelo conteúdo podem ser direcionadas diretamente para o seu site.

No entanto, vale lembrar que essa estratégia para aumentar seu tráfego só pode ser considerada orgânica se não envolver patrocínios e publicidades.

Tráfego de Referência

O tráfego de referência também pode ser uma maneira de aumentar a visibilidade de uma página de maneira orgânica.

Essa estratégia envolve diretamente a criação de um conteúdo de qualidade. Afinal, ela ocorre quando uma página direciona para outra através de backlinks, por exemplo.

Por isso, no tráfego de referência as palavras-chaves também são fundamentais. Elas facilitam que o seu artigo seja encontrado quando algum produtor de conteúdo irá escrever sobre um tema relacionado.

Sendo assim, aumentam ainda mais as chances dele reconhecer a qualidade do que foi produzido e utilizar a publicação como referência.

Vale ressaltar que essa estratégia não é utilizada para resultados de pesquisa no Google ou outros mecanismos de busca. Apenas outros sites de conteúdo.

E o tráfego pago? Qual a sua diferença para o orgânico?

Como o próprio nome já diz, o tráfego pago faz referência às estratégias que envolvem o investimento financeiro em links patrocinados, anúncios ou publicidades.

No entanto, muitas pessoas se enganam achando que o tráfego orgânico não possui custos. Ele também requer investimento, no entanto, os horizontes de retorno são diferentes.

O tráfego pago é voltado para potencializar publicações específicas em um recorte de tempo. Por exemplo, os anúncios no Instagram.

Já o orgânico, busca gerar mais tráfego a longo prazo. Por isso, envolve custos de elaboração de um plano para criar marketing de conteúdo, de pesquisas de temas mais relevantes e também na produção e atualização constante de artigos.

Entenda agora em detalhes para que serve o tráfego orgânico!

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Para que serve o tráfego orgânico?

Cada empresa precisa definir quais serão seus objetivos e indicadores de marketing digital para traçar estratégias para adquirir clientes.

Nesse sentido, é muito comum que eles sejam voltados para a fidelização do cliente. E esse é um dos pilares do tráfego orgânico!

Quando alguém já conhece o seu conteúdo e se interessa por ele, é mais fácil que se torne um consumidor ativo daquilo que você produz.

Sendo assim, cada vez as estratégias estão voltadas para alinhar a atração dos leads à sua fidelidade por uma marca ou negócio.

Além disso, o tráfego orgânico pode ser considerado mais democrático. Afinal, não envolve investimentos financeiros muito altos em um primeiro momento para ganhar visibilidade. Por isso, também serve para esse primeiro contato mais natural.

Entenda melhor quais as vantagens de colocar em prática estratégias de tráfego orgânico!

Quais as vantagens de usar o tráfego orgânico?

Para entender o porquê do tráfego orgânico estar se tornando o centro das estratégias de marketing digital de muitas organizações, é necessário saber quais são os seus benefícios imediatos e a longo prazo.

Por isso, preparamos uma lista com os principais benefícios dessa estratégia.

Escalabilidade

Ao contrário do tráfego pago que impulsiona conteúdos específicos e para maior visibilidade é necessário mais investimento, o tráfego orgânico possui uma relação inversa.

Você terá o investimento de uma única vez e quanto mais visibilidade tiver, menor será o custo proporcional por visita.

Fidelização por interesse

No tráfego orgânico você mostra ao seu consumidor o seu valor através da qualidade do conteúdo. Por isso, é mais provável que ele passe a consumir os materiais produzidos por você de maneira natural.

Vale também ressaltar que essa é uma maneira de transitar de forma escalável entre as plataformas.

Ou seja, fazer com que alguém que segue um perfil no Instagram, também passe a acompanhar conteúdos no blog ou YouTube, por exemplo.

Resultados a longo prazo

O tráfego pago se caracteriza por atrair consumidores pontualmente. Já o orgânico, tem o viés de trazer resultados a longo prazo.

Afinal, o conteúdo estará disponível por muito tempo. Podendo ser acessado até mesmo fora de períodos de campanhas publicitárias.

Se interessou e quer aplicar estratégias de tráfego orgânico no seu negócio? Confira dicas práticas para isso!

Dicas para potencializar o uso do tráfego orgânico!

Para que você potencialize os seus resultados com tráfego orgânico, separamos uma lista para aumentar a eficácia dessa estratégia. Sendo assim, segue seu bloco de anotações que já vamos começar!

Se aprofunde sobre SEO

O tráfego orgânico deve contar com um bom ranqueamento nos mecanismos de busca. Afinal, isso trará visibilidade para o seu conteúdo.

No entanto, para que isso aconteça é necessário aplicar estratégias SEO (Search Engine Optimization) na criação do seu conteúdo.

Tendo elas como base, será mais fácil que o Google valorize a qualidade dos artigos produzidos no seu site, por exemplo.

Foque em plataformas do momento

Quando o assunto é tráfego orgânico, usar as plataformas mais populares é um ponto chave para quem busca o marketing viral.

Você já pensou quantos criadores de conteúdo se beneficiaram com a criação de canais no YouTube, TikTok ou Instagram?

Pensando justamente nisso, uma das estratégias de um plano de marketing digital voltado para o tráfego orgânico consiste justamente na presença de conteúdos em diversas plataformas.

Use dados e gatilhos a seu favor 

Google Analytics, técnicas de copywriting e gatilhos de venda são bons exemplos de ferramentas e técnicas que podem ser utilizadas para aumentar o engajamento de um conteúdo.

Afinal, com elas será possível se diferenciar da concorrência e chamar mais atenção do seu público alvo.

Dica Extra!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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