Tudo está mudando rápido demais. Todos os dias as empresas lidam com o surgimento de novos métodos, ferramentas e produtos. O mercado e a economia seguem as mudanças e para conseguir se manter à frente é necessário se adaptar.
Dessa forma, surge o conceito de Transformação Ágil, que é a etapa pela qual uma organização tem a missão de otimizar seus processos e atender às necessidades dos clientes com soluções cada vez mais efetivas e inovadoras.
Quer entender mais sobre esse assunto? Então continue com a gente, porque abordaremos os seguintes tópicos:
A Transformação Ágil é o processo de aplicação de metodologias ágeis em todas as áreas e equipes de uma organização, como Scrum, Extreme Programming, SAFe, Kanban, entre outras.
Embora a Transformação Ágil siga os valores do Manifesto Ágil, ela não é aplicada somente no desenvolvimento de softwares, mas também na execução de qualquer produto ou serviço de um negócio.
Um dos principais objetivos da empresa, quando se adota a Transformação Ágil, é priorizar o cliente, entregando valor de maneira rápida, transparente e contínua.
Deste modo, mais importante do que um contrato assinado é entender, de fato, a necessidade do cliente.
Além disso, é recorrente encontrar receios com a adoção do Agile, já que há um equívoco em pensar que não há preocupação com documentações.
O fato é que a documentação necessária existe, mas não é algo muito burocrático. Ela é enxuta, porque o foco é o produto final.
Outro ponto muito importante é que a Transformação Ágil preza por comunicação eficiente e humanização de projetos.
Afinal, o que faz o sucesso de um negócio, muito mais que seus processos e ferramentas, são as pessoas que o formam, não é mesmo?
Para o Agile ser efetivo, é necessário também que a organização consiga se adaptar às mudanças. Métodos engessados e rígidos comprometem o sucesso da empresa e não têm mais espaço no mercado atual. Por isso, é preciso se atualizar constantemente.
Agora vamos te mostrar alguns pontos que precisam ser observados ao aplicar a transformação ágil na sua organização.
Jurgen Appelo, no Prefácio de Transformação e Adoção Agile Um Guia de Sobrevivência, por Michael Sahota, diz que:
“Uma adoção muda apenas o que se faz, uma transformação muda quem se é”.
Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?
O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.
Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?
Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!
Mudar a cultura de uma equipe não é uma tarefa fácil, já que uma transformação requer mudança de funções de colaboradores e líderes dentro da organização.
O intuito do modelo ágil é formar equipes pequenas e auto-gerenciáveis, em que todos possam assumir o protagonismo do projeto com criatividade e colaboração.
Dessa forma, todo o time precisa estar alinhado com as expectativas do projeto e conhecer a fundo as práticas ágeis adotadas, para que não haja desmotivação e desistência.
Em um ambiente ágil é preciso ter um fluxo contínuo e eficiente de informações. E para isso diversas práticas podem ser adotadas no cotidiano da empresa, como dailys e pontos de controle de sprints.
É importante certificar-se de que todos os empecilhos serão registrados e resolvidos rapidamente, a fim de que o andamento do projeto não seja prejudicado por problemas que são facilmente resolvidos.
Nas metodologias ágeis, os clientes estão envolvidos em todas as etapas de planejamento e execução do projeto, o que aumenta exponencialmente a chance de que, ao final, ambos estejam perfeitamente alinhados.
Isso acontece porque nas metodologias ágeis as entregas são pequenas e contínuas, na qual há interações curtas com o cliente em todas as entregas do projeto.
Nesses momentos é necessário se atentar às críticas e vontades do cliente, a fim de adequá-las no projeto.
Não é fácil transformar uma organização em um modelo ágil, mas não é impossível. Mesmo que o time saiba exatamente o que fazer é preciso que haja continuidade.
Para um bom resultado é necessário que a equipe exercite os novos hábitos diariamente, o que requer paciência, empatia, apoio dos líderes, investimento em treinamentos e acompanhamento durante o período de transição.
Já imaginou o cenário em que um projeto é desenvolvido por um ano e, na entrega, não foi o que o cliente esperava?
Durante este período houve investimento, salários, tempo, energia e mais. Se este projeto fosse feito de forma “ágil”, desde o início poderíamos economizar muito.
De acordo com um estudo publicado pelo Estadão, avaliando a adoção da filosofia ágil por grandes empresas, das 35 participantes, 52% tiveram redução de custos, 68% observaram diminuição de riscos e 94% ganharam maior velocidade de entrega.
São impressionantes os resultados quando se aplica, do jeito certo, a Transformação Ágil em uma organização. Desse modo, seu impacto pode ser visto em todas as áreas, como RH, financeiro, marketing, etc.
Quer aprender ainda mais sobre metodologias ágeis e como transformar sua empresa, saindo do modelo tradicional e agregando maior valor para o cliente?
Então olha só essa dica de ouro que separamos pra você!
O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!
Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.
Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!
Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.
Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!