Como essa proteção funciona?
Sobre os vídeos

Usuários do YouTube podem se prevenir contra fake news

Segundo estudo feito pela Universidade de Cambridge, vídeos curtos sobre desinformação podem preparar usuários contra notícias falsas.

Juliana Kaíza
Por: Juliana Kaíza
Usuários do YouTube podem se prevenir contra fake news

A pesquisa foi feita pela Universidade de Cambridge juntamente com a de Bristol e o com a chefe de P&D da Jigsaw, Beth Goldberg.

Encabeçado pelo Google Jigsaw, vinculado à Alphabet que procura saídas tecnológicas para as adversidades da sociedade, o estudo teve como base a apresentação de pequenos vídeos sobre desinformação com o propósito de "blindá-los" contra conteúdos falsos e prejudiciais.

Como essa proteção funciona?

Os vídeos, de aproximadamente 90 segundos, foram apresentados aos participantes da pesquisa, e traziam alertas de como identificar estratégias de controle. Em consequência disso, os espectadores ficaram mais predispostos a distinguir fake news.

Dentro da pesquisa, foi observado que a habilidade de identificar manipulações aumentou em 5% após integrantes dos Estados Unidos serem expostos aos vídeos “educativos”.

As descobertas da pesquisa mostraram que a introdução psicológica consegue “facilmente ser escalada para centenas de milhões de usuários em todo o mundo”, disse em comunicado o coautor, Sander van der Linden, chefe do Laboratório de Tomada de Decisão Social em Cambridge, líder do estudo.

Sobre os vídeos

Os clipes abordam as cinco técnicas de manipulação, sendo elas:

  1. Linguagem emocional manipuladora
  2. Incoerência
  3. Falsas dicotomias
  4. Bode expiatório
  5. Ataques ad hominem

Essa estratégia pode ser considerada mais eficiente que a checagem de fatos tradicional, já que esta pode ser feita em escala para vários lugares do mundo.

Além disso, a Jigsaw está programando promover uma campanha no fim do mês para várias plataformas com objetivo de alcançar usuários da Polônia, República Tcheca e Eslováquia e enfrentar a desinformação acerca dos refugiados da Ucrânia.


E aí, gostou do conteúdo? Para não ficar de fora de nada que acontece aqui no Blog Voitto, nos siga no Google News, assine nossa newsletter e não deixe de acompanhar as redes sociais. A Voitto está preparada para te transformar em um profissional de sucesso!

Juliana Kaíza

Juliana Kaíza

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Universidade Tiradentes em Aracaju - SE. Possui certificação em Copywriting, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo para Web. Atua com produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento e SEO do Grupo Voitto.

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.