O que é UX Research?
Quais são as principais características do UX Research?
Por que aplicar UX Research em sua empresa?
Como aplicar UX Research em sua empresa?
Venha aprimorar seus conhecimentos com a Voitto!

Entenda como o UX Research contribui para o sucesso do seu negócio!

Você sabe o que é o UX Research? Saiba mais sobre esse conceito e suas principais implicações investindo na leitura desse artigo!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda como o UX Research contribui para o sucesso do seu negócio!

Com a ascensão do marketing digital e sua consolidação como uma das principais estratégias que proporcionam visibilidade e resultados para um negócio, tal precisa entender o comportamento do usuário na web!

Pensando nisso, hoje vamos falar de um conceito muito importante: o UX Research! 

Você sabe do que se trata? Ela é uma ferramenta centrada em analisar e compreender como o usuário se comporta nas redes sociais e sites do seu negócio.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, não deixe de continuar a leitura desse artigo, pois, te contaremos mais detalhes sobre os seguintes tópicos:

  • O que é UX Research? 
  • Quais são as principais características do UX Research? 
  • Por que aplicar UX Research em sua empresa? 
  • Como aplicar UX Research em sua empresa? 

Vamos à leitura?

O que é UX Research? 

O UX Research pode ser definido como o estudo quantitativo e qualitativo de como o usuário se comporta através da pesquisa de experiência, ou seja, qual é a experiência desse usuário em meio a web. 

Dessa forma, a principal responsabilidade de um profissional de UX Research é conseguir tirar insights produtivos das rotinas de pesquisa do usuário, através do monitoramento e interpretação do mesmo.

Além disso, para trabalhar com pesquisa em UX é possível utilizar diferentes métodos de pesquisa, tais como: realizar testes de usabilidade do usuário, entrevistas direcionadas e análise de dados no dia a dia e de forma contínua.

Logo, as conversas do usuário se tornam uma ferramenta de aprimoramento da tomada de decisões para o desenvolvimento de produtos e serviços, o que aumenta a eficiência das implementações, que passam a focar no cliente prioritariamente.

Muito interessante, não é mesmo?

Agora que você já conhece esse  conceito, que tal conhecer as principais características de um profissional que deseja trabalhar com UX Research para ampliar ainda mais sua percepção sobre esse assunto? Veja no tópico a seguir!

Quais são as principais características do UX Research?

Para ser um profissional de UX Research ou até mesmo para aplicar essa estratégia em sua empresa, é essencial conhecer quais são as principais características que marcam esse conceito. Logo, confira:

Curiosidade

A curiosidade é um fator essencial para o UX Research porque buscar situações e interpretações que fogem do óbvio é muito importante para a análise da experiência do usuário.

Além disso, muitas informações podem estar contidas nas entrelinhas do comportamento que o usuário apresenta, o que faz da curiosidade uma ferramenta para explorar todas as interpretações possíveis.

Perfil análitico

A análise de informações, por meio de pesquisa quantitativa e qualitativa do user research, está fortemente atrelado à principal responsabilidade do UX Research, que é retirar insights que facilitem a tomada de decisão. 

Diante disso, essa visão holística dos dados é muito importante para que a análise dos mesmos seja feita da forma mais eficiente possível.

Gerenciamento 

Gerenciar é importante para todo e qualquer setor de um negócio, e para o UX Research não poderia ser diferente.

Nesse caso, o gerenciamento inclui também o planejamento de estratégias baseadas nas conclusões retiradas das análises, o que evidencia a visão sistêmica necessária para desempenhar esse papel.

Trabalho em equipe 

O UX Research é fundamental para alinhar o trabalho de toda a empresa, porque o foco no cliente é presente na maioria dos setores. Além disso, a colaboração com os UX designers é fundamental. 

Logo, para estabelecer essa estratégia é necessário ter o trabalho em equipe muito bem consolidado, envolvendo transparência e adesão de todos os colaboradores.

Diante disso, você pode estar se perguntando: será que é realmente vantajoso investir na implementação de UX Research em meu negócio? Para te ajudar a sanar essa dúvida, veja o tópico a seguir! 

Por que aplicar UX Research em sua empresa? 

Para compreender porque a aplicação do UX Research em um negócio é muito positiva, é necessário entender quais são as principais vantagens da aplicação dessa estratégia dentro do seu negócio!

Primeiramente, podemos destacar que o UX Research é um diferencial competitivo para o seu negócio, visto que, quanto mais profunda for a compreensão da experiência do usuário, maiores melhorias e destaques serão proporcionados à sua marca.

Isso porque, dentro de um mesmo nicho, o usuário se depara com muitas experiências generalizadas, o que não distingue uma experiência da outra. Com o estabelecimento de estratégias cada vez mais personalizadas, isso chama a atenção positivamente do usuário.

Além disso, o direcionamento das estratégias aos insights da análise de dados de UX Research é muito positivo para otimizar os processos e recursos, pois aumenta consideravelmente a eficiência das mesmas.

Diante disso, ficou bem mais claro as vantagens desse investimento, certo? E não acabou por aqui, confira no próximo tópico 4 dicas poderosas de como aplicar o UX Research em sua empresa, veja! 

Como aplicar UX Research em sua empresa? 

Para direcionar melhor como a aplicação desse conceito pode ser feita de forma simples e eficiente, separamos algumas dicas, veja: 

1. Invista em profissionais capacitados 

O investimento em profissionais capacitados é sem dúvidas o que traz mais retorno positivo para os resultados de uma empresa, pois, além do capital intelectual de qualidade, acrescentará também no capital humano da mesma.

Dessa forma, a busca por profissionais do curso de UX especializados em Research deve ser uma tarefa cautelosa e criteriosa, para garantir que os selecionados realmente estão dispostos a contribuir para com o propósito da empresa.

2. Alinhe as expectativas com toda a equipe 

Como já citado anteriormente, o trabalho em equipe é uma das características essenciais do UX Research. Logo, o alinhamento de expectativas sobre essa área é relevante para toda a equipe.

Desse modo, convém promover capacitações para que todo o time entenda qual é o seu papel dentro das estratégias da pesquisa em UX , visto que, todos serão impactados direta ou indiretamente por ela.

3. Use ferramentas de análise de dados 

São diversas as ferramentas de análise do comportamento do usuário na web, tais como podemos citar o Google Analytics e o Google Search Console. Através delas é possível realizar a pesquisa quantitativa e analisá-la.

Além disso, a pesquisa qualitativa também pode ser feita através da interpretação do comportamento com base na interpretação dos dados.

Dessa forma, investir no uso desses softwares é muito importante para ter uma fonte de dados robusta e facilitadora de interpretações que precisam ser geradas pela mesma.

4. Busque estar atualizados nas tendências 

Que o conhecimento é poder, isso você já sabe! E justamente por isso, estar sempre buscando capacitações é imprescindível, principalmente diante desse mundo dinâmico em que estamos inseridos hoje.

Dessa forma, certifique-se que suas práticas de UX Research estão dentro das tendências e sempre procure novas formas de inovar, o que com certeza trará frutos inestimáveis para o seu negócio.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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