O valuation é um dos principais indicadores financeiros que precisam ser avaliados na hora de comprar uma sociedade, ou até uma empresa.
Mas, você sabe o que, de fato, é o valuation e como você pode calculá-lo no seu negócio?
Se a resposta for "não", você está no artigo certo!
Confira abaixo os tópicos que serão abordados nesse texto:
Valuation, traduzido para o português como "avaliação de empresas", é o processo de estimar o valor de um determinado ativo e o retorno de um investimento em suas ações.
Para exemplificar vejamos como o valuation pode estimar o valor real de uma empresa: basicamente, quando uma pessoa quer vender a sociedade ou, até mesmo vender a empresa, é feito o valuation a fim de verificar qual é o valor do negócio, com base nos preços das ações de empresas listadas na bolsa de valores.
Mas, vale lembrar que o valuation não é feito somente no caso de venda da empresa.
Ele também é muito utilizado por investidores quando vão decidir as empresas que irão compor a sua carteira de ações e também investidores que vão ou adquirir uma empresa, ou atuar na administração de empresas que estão com má gestão, como forma de auxiliá-las a crescerem.
Mas, o valuation não é utilizado apenas para avaliar empresas, ele é utilizado para avaliar o valor de qualquer ativo. Portanto, pode ser um imóvel, uma empresa, uma ação e até uma dívida!
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Como você viu na definição, o valuation se trata de uma análise do valor real de um ativo (físico ou não).
E por que ele é tão relevante e tão falado no meio de negócios?
Por meio do valuation, você é capaz de determinar o valor justo de um ativo e isso proporciona uma melhor e mais justa negociação com os acionistas.
Além disso, fazer o valuation permite que você tenha uma visão sistêmica do seu negócio a longo prazo, de modo que você consiga traçar estratégias mais assertivas, como por exemplo abrir uma Spin-off.
No próximo tópico você vai conferir mais sobre os benefícios que fazer um valuation pode trazer a curto e a longo prazo.
Os principais benefícios de se fazer um valuation são:
Para se fazer um valuation, existem diversas formas, como por meio da renda (Fluxo de Caixa Descontado), pelo mercado (Múltiplos ou Cotação) e pelos ativos (Valor de Liquidação ou Valor Contábil).
A forma mais completa e mais utilizada de se fazer é a do Fluxo de Caixa Descontado, ou discounted cash flow, que é a que relaciona o valor de um ativo com base no fluxo de caixa presente e é o modelo que você vai conferir a seguir.
Nessa etapa, basicamente, você precisa projetar o fluxo de caixa (montante recebido - montante gasto) da empresa em um período futuro.
O tempo vai depender da estabilidade da empresa. Por exemplo, se for uma empresa já sólida no mercado, ela pode projetar o fluxo de caixa por um período maior, se quiser.
Já em empresas menores, como startups, é recomendado projetar o fluxo de caixa em um período de tempo menor, para obter dados mais confiáveis.
Nessa etapa, é importante descobrir um padrão para definição da taxa que será descontada do fluxo de caixa com o tempo. Em outras palavras, é a desvalorização do valor ao longo do tempo.
É importante frisar que esse percentual de valor precisa ser maior que a taxa selic!
Por último, nesta etapa ocorre a soma das duas etapas anteriores.
É somado o fluxo de caixa projetado com a taxa de desconto para saber o real valor da empresa.
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Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Copywriting e Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Mais Consultoria Jr como Consultora e Gerente de Projetos, onde obteve experiências nas áreas Financeira, Estratégica e de Qualidade. Aprofundou seus conhecimentos sobre gestão de negócios realizando um intercâmbio em San Diego na Califórnia, onde cursou Business Management na Stafford House International. É especialista em Marketing de Conteúdo. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Especialista na produção de conteúdo do Grupo Voitto.
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