Os parlamentares europeus decidiram, em uma sessão em Estrasburgo, na França, e através de votação, que o ano de 2035 deve marcar o fim da venda de veículos com motores a combustão em países da Europa.
A votação aconteceu na última quarta-feira (29) e teve 339 votos a favor, sobressaindo dos 249 votos contra e 24 abstenções. O objetivo dessa mudança é atingir a meta de neutralidade de carbono na Europa até 2050.
Sabendo que os veículos na União Europeia são responsáveis por 12% das emissões de carbono, o resultado da votação pretende “acender alerta” para fabricantes de automóveis a fim de acelerar a produção e distribuição de carros elétricos.
Serão proibidos veículos com motores a gasolina, gás, diesel e híbridos, pois a combustão resulta na emissão de dióxido de carbono (CO2), o principal gás do efeito estufa.
Segundo o Presidente da Comissão do Meio Ambiente do Parlamento, Pascal Canfin, “Essa é uma vitória importante e consistente com o objetivo de neutralidade de carbono em 2050".
Dessa forma, a Europa se destaca internacionalmente sendo o primeiro continente a determinar as primeiras medidas concretas e eficientes para alcançar o objetivo climático.
Apesar de 2021 ter sido um ano difícil para a indústria automobilística, as vendas de veículos elétricos dobraram em relação a 2020.
A Europa, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), é o segundo maior mercado de carros elétricos do mundo. Novos registros mostram aumento de quase 70%, para 2,3 milhões, dos quais cerca de metade eram híbridos plug-in.
Global Electric Car Sales Doubled in 2021. — Fonte: Statista
Porém, ainda de acordo com a AIE, apenas a China, a Europa e os Estados Unidos acumulam cerca de 90% das vendas globais de carros elétricos, o que evidencia que a mobilidade elétrica global não está acompanhando o mesmo ritmo.
Gostou desse conteúdo? Então siga o Blog Voitto, para ficar por dentro de notícias e artigos sobre educação, tecnologia e inovação! Além disso, assine nossa newsletter abaixo e nos siga no Google News para não perder nada!
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!