A utilização do WhatsApp não é mais novidade para ninguém. Ele é a ferramenta de comunicação preferida dos brasileiros e já está além do bate-papo convencional entre amigos. Hoje, o App é utilizado pelos mais variados motivos. E há algumas importantes maneiras para quem quer administrar as vendas efetivamente e fechar negócios pelo WhatsApp! E vamos te explicar como fazer isso!
Mas, antes de tudo, vamos entender através de qual WhatsApp você deve vender! Sim, existe mais de um. Com a popularidade crescente do aplicativo de mensagens, os desenvolvedores implementaram duas versões distintas e vamos primeiro te apresentar a diferença entre WhatsApp e WhatsApp Business.
A versão padrão, que todo mundo conhece, é a mais utilizada pelos usuários e se limita a comunicação entre amigos e familiares; e a versão WhatsApp Business é usada por empresas para se comunicar com seus parceiros e clientes.
A vantagem de utilizar uma conta específica para empresas está nos recursos extras que são oferecidos, como a opção de inserir os dados básicos do negócio, link para o site e catálogo de produtos. Então, se você não utiliza a versão Business, mude para ela agora mesmo, pois só assim você conseguirá administrar suas vendas efetivamente.
Quer atender seus clientes rapidamente, no momento em que eles entrarem em contato? Essa é a vantagem de utilizar o WhatsApp como forma principal de se comunicar com seu público. Você pode integrar a versão Business a um CRM e programar o envio de mensagens automáticas de acordo com cada interação que
seu cliente possa ter.
A ideia é não deixar o consumidor sem resposta, mesmo que a empresa esteja fora do horário de atendimento. Isso agiliza seu processo de venda e proporciona uma experiência positiva do cliente com sua empresa.
Existem ferramentas que, quando integradas a sua conta, facilitam a interação e a assistência, esclarecendo dúvidas de forma mais eficiente. Seu cliente pode solicitar a abertura de chamados de manutenção, por exemplo, ao invés de passar um longo tempo aguardando para ser atendido em uma ligação.
Há também a possibilidade de configurar chatbots de atendimento, com padrões de conversas no Whatsapp, que agilizam as demandas e podem facilitar muito o processo para a equipe, permitindo que um mesmo número de telefone seja usado para vários atendentes.
Crie listas de transmissão no App para compartilhar informações e promoções com todos os seus contatos cadastrados de uma única vez.
Diferente de um grupo, quando o cliente responder, apenas ele e você estarão interagindo. Dessa forma, você pode espalhar seu conteúdo, com informações dos seus produtos, de forma que o próprio cliente consiga compartilhar com seus contatos. Envie a comunicação específica para cada perfil de cliente, ampliando suas chances de fechar novos negócios.
Já precisou mudar o seu número de WhatsApp ou trocar de aparelho e perdeu todo o histórico de conversas? Com a modalidade Business você não perde nada e ainda consegue compartilhar com toda a sua equipe comercial.
É possível migrar todo o histórico de conversas e de contatos cadastrados para uma nova conta ou dispositivo. Com esse recurso você pode manter a organização dos seus dados e ter sempre um histórico do atendimento de cada cliente. Estas informações são valiosas para você mensurar quais produtos têm maior aderência e traçar estratégias comerciais mais assertivas.
Essas são maneiras práticas e rápidas que você pode empregar para administrar as vendas efetivamente, através de ações simples. A ferramenta é gratuita, oferece excelentes recursos para empresas e você pode otimizar seus lucros de forma eficiente e com baixo custo operacional.
E ainda reforça seu relacionamento com os clientes, que podem ser respondidos com agilidade e receber novidades mais rapidamente. Faça seu negócio crescer ainda mais!
Rafaele Querioz - Redatora, formada em Publicidade e Letras, com 10 anos de experiência. Apaixonada pelos livros e por aprender coisas novas.
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