A Via Varejo é uma rede varejista brasileira líder no varejo de eletrônicos que opera marcas como Casas Bahia, Pontofrio, Extra.com, Bartira, banQi, ASAP Log, i9XP e Distrito.
Ao todo, a rede conta com mais de 1000 lojas físicas, e-commerces e centros de distribuição, presentes em 20 estados brasileiros e milhões de clientes.
Recentemente, a Via Varejo iniciou seu processo de mudanças, que foi perceptível para todos os clientes. O foco principal? Modernização.
Vimos a Pontofrio se tornar Ponto e até a própria Via Varejo não existe mais, agora ela é Via.
Mas, as mudanças não estão somente no nome, e é sobre isso que vamos falar hoje. Então, permaneça conosco para saber mais, porque vamos abordar os seguintes tópicos:
Preparado(a)? Então vamos lá!
Já pensou em ter uma formação acreditada internacionalmente em uma das metodologias mais valorizadas do mercado? É exatamente esse patamar que você alcançará com a nossa Formação Especialista Green Belt em Lean Seis Sigma!
Além do curso de Green Belt, na formação especialista, você recebe 1 projeto prático aplicado para aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso e, ainda, terá acesso ao Ciclo de Mentoria para Projetos Lean Seis Sigma com suporte em tempo real do consultor e Master Black Belt Daniel Fraga, durante 5 encontros por transmissão ao vivo!
Está esperando o que? Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação Especialista Green Belt em Lean Seis Sigma!
A reinvenção da Via Varejo vem acontecendo desde o último ano. Além de se tornar Via, as frentes físicas e digitais foram unificadas em seus sites, lojas e aplicativos e a companhia repaginou suas lojas com reforma e novas cores.
A rede também inaugurou mais de 160 lojas em um único dia com a marca Ponto que, de acordo com lca Sierra, diretora de marketing da Via Varejo, trouxe à marca mais protagonismo e uma personalidade descontraída e bem humorada.
A Via também se associou às startups, buscando agilidade em seu sistema logístico e tecnológico, por meio de um programa de inovação aberta, juntamente com o Distrito, uma de suas marcas.
Esse programa tem como intuito oferecer às startups brasileiras oportunidades de conexão diretamente com a empresa, a fim de ajudá-la a superar os desafios cotidianos do negócio.
Além disso, só em 2020, a Via adquiriu várias empresas, dentre elas: banQi (carteira de pagamento digital), SAPLog (plataforma de logística), i9XP (tecnologia para o varejo online) e Celer (fintech de pagamentos e banco).
Da mesma maneira, a rede decidiu tornar a marca Casas Bahia mais jovem e modificou sua plataforma de marketplace.
No entanto, o que incentivou todas essas mudanças? É o que veremos agora!
O maior incentivo da rede ao praticar mudanças é, simplesmente, ser reconhecida como a melhor via de compras dos brasileiros, independentemente de onde estão.
De acordo com o CEO da companhia, Roberto Rulcherberguer:
“Estamos olhando para o futuro. A Via de hoje não é a mesma de ontem e não será a Via de amanhã. Vamos buscar inovação o tempo todo. Esses movimentos pelos quais estamos passando na companhia reforçam todo esse comprometimento e trabalho”
A companhia decidiu expandir seus negócios baseando-se em premissas ESG (Ambiental, Social e Governança).
Para isso, a Via renovou seu conselho de administração, estabeleceu comitês de assessoramento, Riscos, Comitê de Pessoas, Inovação e Governança e também o Comitê Financeiro.
Ainda, em 2020, a empresa destinou 5.200 toneladas de resíduos de escritórios, lojas, centros de distribuição e casas dos clientes (pela logística reversa), fazendo com que 250 famílias ligadas às cooperativas se beneficiassem.
A Via também conta com uma usina solar em Minas Gerais, que fornece 100% da energia elétrica que abastece 79 lojas localizadas no estado, além de diversos programas sociais liderados pela companhia.
Todas as frentes da companhia seguem as estratégias adotadas para alcançar, em 2025, o mercado de varejo próximo de 2,6 trilhões de reais em vendas, com grande parte desse dinheiro estimados para o varejo online.
A expectativa é que dobrem a base de clientes da empresa e alcancem um market share do e-commerce brasileiro de, no mínimo, 20%.
A companhia projeta ainda que as carteiras de crédito a respeito das vendas feitas nas lojas físicas e pela internet devem crescer aproximadamente sete vezes mais do que o valor reportado no final de 2020.
Deseja estar preparado para conduzir mudanças a caminho da excelência?
Para alcançar patamar profissional, nós oferecemos para você a Formação Especialista Lean. Com a nossa formação, você será capaz de dominar todas as ferramentas de controle de desperdícios nas empresas, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos ou serviços ofertados.
O pacote contempla Fundamentos Lean, 5S, Mapeamento de Fluxo de Valor, Kaizen e Manutenção Produtiva Total, que fornecerão todo o conhecimento necessário para que você aplique o Lean em qualquer área, da manufatura ao escritório!
Clique na imagem abaixo e inscreva-se!
Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!