As Web Rádios se tornaram uma tendência para o streaming na Web desde a ascensão da Internet e a decadência da Rádio tradicional.
Com elas, você pode ouvir o seu programa favorito em qualquer lugar que estiver,com qualquer canal de comunicação, seja um computador, um smartphone ou um tablet, por exemplo.
Continue neste artigo e saiba mais sobre o futuro da Rádio e sobre essa nova tendência por meio dos seguintes tópicos:
Vamos lá!
A Web Rádio - também conhecida como rádios via internet ou rádios online - é uma rádio digital que transmite os seus programas pela Internet utilizando a tecnologia streaming, por meio de um serviço de transmissão em tempo real.
Dessa forma, geralmente são utilizados os formatos de áudio MP3, MP4, OGG Vorbis, WebPlayer, Real Audio, Windows Media Audio e HE-ACC. Ela também pode apresentar imagens, vídeos, textos, fotos e links.
As Web Rádios são formas de facilitar a transmissão da informação e são bastante utilizadas por universidades e por projetos voluntários para a divulgação de suas atividades.
Assim como as Rádios tradicionais, as Web Rádios apresentam uma grade de programação, com programas de variedades e de músicas, além de transmissões de esportes.
Elas são opções para atrair mais espectadores para o seu site ou para as suas redes sociais,resultando em maior conversão em vendas.
O AdSense e outros acordos de publicidade podem ser utilizados para a sua expansão.
Enquanto a Rádio tradicional precisa de ondas hertzianas ou de satélite para transmitir as suas informações, a Web Rádio utiliza as ondas de Internet, muito mais acessíveis e baratas nos dias de hoje.
Além disso, a Rádio tradicional também exige uma maior regulamentação pública. O Governo Federal exige que as emissoras de rádio e de televisão sejam regulamentadas, já que o seu funcionamento afeta diretamente a população brasileira.
Enquanto isso, a Web Rádio possui maior liberdade para a transmissão de suas informações e para estar presente na Internet, meio onde é muito fácil a sua expansão e a regulamentação do Governo Federal e da Anatel não existe.
De acordo com o Inside Radio 2021, estudo realizado pela Kantar IBOPE Media, três em cada cinco brasileiros escutam rádio todos os dias, em qualquer meio, com uma média de tempo diário de quatro horas e 26 minutos.
Assim como a Web Rádio, o Podcasté uma das tendências para o Rádio nos dias de hoje.
Entretanto, algumas diferenças são perceptíveis. Na maioria das vezes, o Podcast não acontece ao vivo: é gravado, editado e compartilhado nos agregadores.
Já a Web Rádio possui uma programação específica durante o dia e as suas transmissões acontecem em tempo real.
Criar uma Web Rádio é bem acessível e todas as informações podem ser encontradas na Internet. Entretanto, você deve seguir alguns passos. Confira-os a seguir:
Um dos primeiros passos é definir qual será o tema da sua Web Rádio. Se seguirá os assuntos do seu site ou se será um assunto distinto. É necessária essa definição para tomar as próximas decisões.
Esta é a hora de procurar qual é o serviço mais adequado para a sua Web Rádio. Isso inclui motivos financeiros também, já que existem plataformas tanto gratuitas como pagas e ambas podem satisfazer as suas necessidades.
Você confere na próxima seção algumas plataformas utilizadas.
Apesar de existirem Web Rádios que apenas apresentam músicas, grande parte delas apresenta programas de variedade e, para colocá-los no ar, são necessários equipamentos como Microfone, Headset e Mesa de Som.
Você não precisa comprar os equipamentos de última linha: comece com equipamentos mais simples e, com o crescimento do projeto, invista em equipamentos mais modernos.
Assim como as redes sociais e portais presentes na Web, a Rádio também apresenta métricas de audiência, e elas devem ser avaliadas em relação às expectativas do projeto.
Caso essas expectativas não sejam atendidas, você deve elaborar estratégias para o alcance desse sucesso.
A definição de público alvo e da persona, presentes no Marketing de Conteúdo, são essenciais para o alcance dessas métricas.
Ter uma ideia pode parecer algo impossível, ou no mínimo muito difícil. Isso acontece pelo fato de que a representação de ter uma “Ideia” parece ser algo abstrato e que “vem do nada”.
Ao baixar nosso eBook, você terá um guia passo a passo e prático para conseguir ter boas ideias, melhorá-las e acelerá-las e também 10 passos práticos para tirar essas ideias do papel
Confira a seguir quais são as cinco melhores plataformas para você criar a sua Webrádio:
O Spreaker possui uma interface simples e possibilita transmissões via streaming e gravação de programas. No “ao vivo”, possui um limite de 30 minutos e armazenamento de 10 horas de gravação na conta gratuita.
A plataforma funciona como uma rede social e é possível interagir com os espectadores e com outros criadores de conteúdo.Também permite adição de efeitos, vinhetas e músicas nos programas ao vivo.
A BRLogic é uma das plataformas brasileiras que possui várias funcionalidades para as transmissões.
Com ela, você terá um domínio e um site para hospedar o player da rádio, e poderá tanto transmitir programas ao vivo como programas e podcasts já gravados anteriormente. É uma plataforma paga.
O Radionomy é uma plataforma mais complexa, mas apresenta ferramentas bastante úteis, como a possibilidade de criação de programações de músicas.
As transmissões podem ser gravadas ou realizadas ao vivo.
O Radio Station é um plugin para adicionar a sua rádio no Wordpress, Com ele, você pode adicionar administradores, criar playlists e agendar programação.
Além disso, os seus visitantes também conseguem visualizar o que estão ouvindo.
Apesar de o Youtube ser uma plataforma de vídeos, muitas Web Rádios estão presentes na rede social. Isso porque podem atingir mais pessoas com o algoritmo do site, além de utilizar o próprio programa de monetização do Youtube.
Vivemos um momento de intensa digitalização das mais diversas atividades. No entanto, muitos negócios não compreendem o que isso afeta nos padrões de consumo de seus clientes e como lidar com isso. Pensando nisso, desenvolvemos nosso Programa de Formação em Marketing e Vendas.
Voltado a você, empreendedor que deseja escalar seu negócio, mas que tem encontrado muitos desafios, tanto no meio físico, quanto no meio digital, este programa trabalha com os principais fundamentos de Marketing, Vendas e Growth Hacking, conhecimentos aplicados com sucesso em empresas de alto nível.
Não perca essa oportunidade! Saiba mais clicando na imagem abaixo:
Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!