Como funciona a versão gratuita do Zoom?
Como funciona a versão gratuita do Google Meet?
Quais são as vantagens de uma conta premium?
Qual é a melhor escolha: Zoom ou Google Meet?
3 plataformas de videoconferência alternativas
Como impulsionar a produtividade no trabalho remoto?

Zoom ou Google Meet? Descubra qual a melhor ferramenta para fazer reuniões online!

Descubra quais as principais diferenças entre o Zoom e Google Meet e escolha a ferramenta certa para realizar suas reuniões online.

Amanda Tartarotti
Por: Amanda Tartarotti
Zoom ou Google Meet? Descubra qual a melhor ferramenta para fazer reuniões online!

A digitalização dos ambientes de trabalho já é uma realidade. Muitas empresas têm adotado o modelo híbrido como uma rotina entre seus colaboradores e logo o uso de plataformas como Zoom ou Google Meet para realizar videoconferências também cresceu exponencialmente nos últimos anos.

Mas afinal, qual a melhor ferramenta para realizar reuniões online?

Nesse artigo vamos explorar as funcionalidades das duas plataformas, conferir as vantagens de uma conta premium, e, ainda, apresentar três ferramentas alternativas que você pode utilizar no dia a dia do seu ambiente de trabalho.

Acompanhe essa leitura e fique por dentro dos tópicos:

  • Como funciona a versão gratuita do Zoom?
  • Como funciona a versão gratuita do Google Meet?
  • Quais são as vantagens de uma conta premium?
  • Qual é a melhor escolha: Zoom ou Google Meet?
  • 3 plataformas de videoconferência alternativas
  • Como impulsionar a produtividade no trabalho remoto?

Vamos lá?

Como funciona a versão gratuita do Zoom?

A versão gratuita do Zoom permite criar reuniões com até 100 pessoas e duração máxima de 40 minutos, sem a possibilidade de gravar a videoconferência.

É possível entrar em uma reunião por qualquer navegador pela internet, porém, o Zoom possui um aplicativo próprio, que pode ser baixado no seu dispositivo móvel Android, IOS ou no computador.

Se você optar por utilizar a versão online vai ter que ignorar os pedidos de download do programa, o que pode afetar de forma negativa a experiência do usuário. Além disso, para iniciar uma nova reunião é necessário baixar o softwaredo Zoom.

Falando em reuniões, você é do time de pessoas que, mesmo sem querer, chega atrasado nas reuniões e sente dificuldade em organizar a agenda? Talvez o seu problema esteja na gestão do tempo!

Faça nosso teste de princípios da gestão do tempo!

Você sabe o que precisa ser feito para ter uma boa Gestão de Tempo? Não? Avalie agora a sua habilidade de gerenciar os horários da sua rotina com o nosso Teste Princípios da gestão do Tempo.

Nele, você encontrará perguntas referentes as suas atividades profissionais e pessoais. Contabilizando a sua pontuação e trazendo seu resultado com dicas de como melhorar a sua Gestão de Tempo. Para aproveitar esse teste, clique na imagem abaixo e tenha acesso gratuito!

Baixe agora nosso teste gratuito Princípios da Gestão do Tempo

Como funciona a versão gratuita do Google Meet?

A versão gratuita do Google Meet permite criar reuniões com até 100 participantes e duração máxima de 60 minutos, ou seja, 20 minutos a mais do que a ferramenta concorrente Zoom.

Também não é possível gravar as videoconferências, sendo esse um recurso exclusivo de contas premium, como veremos adiante.

Para usar o Google Meet é necessário ter uma conta google, e as reuniões podem ser acessadas por meio de um link, sem a necessidade de baixar um aplicativo, o que torna o seu acesso rápido e prático.

Uma das vantagens de utilizar a plataforma é a integração com o Google Workspace (GSuite), facilitando o compartilhamento entre Gmail, Google Agenda e Google Cloud, por exemplo.

Quais são as vantagens de uma conta premium?

As vantagens de uma conta premium do Zoom ou do Google Meet é o acesso a recursos exclusivos de usuários pagantes destas plataformas, como:

  • Tempo de videoconferência ilimitado,
  • Possibilidade de gravar a reunião,
  • Maior número de participantes por chamada.

Na versão premium do Zoom, é possível realizar reuniões com até 500 pessoase gravá-las na nuvem. Por outro lado, o Google Meet permite criar chamadas com até 250 participantes e gravá-las na Nuvem do Google, com espaço ilimitado.

Ambas as ferramentas possuem interfaces intuitivas, possibilidade de compartilhamento de tela e planos gratuitos que atendem as necessidades básicas.

Mas afinal,qual é a melhor escolha para realizar reuniões online? Continue com a gente para descobrir!

Qual é a melhor escolha: Zoom ou Google Meet?

A melhor escolha vai depender das suas necessidades e familiaridade com as plataformas. Para usuários de MacBook, o Zoom possui maior compatibilidade, por exemplo.

Na versão gratuita, ambas as ferramentas possuem limite de tempo, capacidade máxima de 100 participantes e algumas outras limitações.

A tabela abaixo compara as suas características:

Diferenças entre Zoom e Google Meet

Imagem: reprodução / infotecblog


Se você trabalha em casa mas ainda não se convenceu com nenhuma dessas ferramentas, fique tranquilo. Conheça agora outras três plataformas de videoconferência que são queridinhas do home office!

3 plataformas de videoconferência alternativas

Se você está buscando outras alternativas para realizar reuniões online saiba que a Internet tem a ferramenta certa para todos os usuários.

Separamos aqui três plataformas que estão disponíveis gratuitamente para todos, e, assim como o Google Meet e o Zoom, também são amplamente usadas no meio corporativo e no dia a dia para um encontro entre amigos.

Confira as vantagens de cada uma!

1. Discord

Muito conhecido entre o público gamer, o Discord é um aplicativo disponível para Microsoft Windows, MacOS, Android, iOS, Linux e navegadores da Web.

Por meio da plataforma, é possível criar salas de bate papo por chat, canais de voz, compartilhar a tela ou fazer chamadas em vídeo.

É possível ficar online, definir status personalizados e conectar o Discord a outros programas como Spotify e League of Legends, para assim os outros usuários saberem o que você está fazendo.

2. Skype

O Skype é um software disponível em várias plataformas incluindo computadores, smartphones, tablets e consoles de videogame.

A ferramenta possui sua versão corporativa (Skype for Business) e permite criar reuniões de conferência gratuitas com até 100 pessoas. Não é necessário ter uma conta ou baixar algum aplicativo e as chamadas podem durar até 24 horas.

Também é possível compartilhar tela ou gravar as reuniões, os registros são mantidos por até 30 dias. O Skype é uma ferramenta da Microsoft, assim como o Microsoft Teams.

3. Microsoft Teams

O Microsoft Teams, em sua versão gratuita, permite reuniões de até 60 minutos com 100 participantes, oferece 5 GB de armazenamento na nuvem, compartilhamento de arquivos, tarefas e chat de mensagens.

Existem alguns planos premium que oferecem mais vantagens e inclusive acesso a outros aplicativos e serviços do pacote Office, tendo versões corporativas e para uso doméstico.

Na imagem abaixo você pode conferir os pacotes para empresas:

Planos Premium do Microsoft Teams para Empresas

Imagem: Caputura de Tela / Microsoft.com


Com tantas ferramentas digitais, trabalhar de forma remota se tornou uma alternativa prática e popular.

Ainda assim, muitas pessoas não conseguem atingir seu potencial máximo fora do escritório. Você quer aprender os segredos para um home office produtivo seguindo apenas algumas dicas fáceis? Então continue com a gente!

Como impulsionar a produtividade no trabalho remoto?

O que é o novo normal? Essa pergunta ainda não está respondida e apenas com o tempo aprenderemos a lidar com esse novo cenário.

Mas de uma coisa temos certeza: cada vez mais a habilidade de saber trabalhar remotamente, entregando resultado, e não apenas tempo trabalhado, faz-se necessária.

Por esse motivo, no curso Home Office de Alta Performance mostraremos a você que não importa mais onde é o trabalho, mas o quanto você entrega. Além disso, iremos te ensinar que a comunicação, grande responsável pelo insucesso de algumas empresas remotas, não será mais sua dificuldade, mas sim, fator de potencialização dos seus resultados.

Gostou da ideia e quer se preparar mais para o novo normal? Então, se inscreva agora no nosso curso de Home Office de Alta Performance!

Home Office de Alta Performance

Amanda Tartarotti

Amanda Tartarotti

Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Home Office De Alta Performance

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.