ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

Qual o conceito de Administração Científica?
Quais são os princípios da Administração Científica?
Quais as aplicações da Administração Científica nos dias atuais?
Como aprender Lean Seis Sigma?

Entenda a influência que a Administração Científica possui ainda nos dias atuais!

A Administração Científica também é conhecida como Taylorismo, mas você sabe como esse modelo de administração está sendo aplicado nos dias atuais? Veja aqui!

Letícia Basso
Por: Letícia Basso
Entenda a influência que a Administração Científica possui ainda nos dias atuais!

A Administração Científica é um modelo de administração que foi desenvolvido por Frederick Winslow Taylor e é popularmente conhecido como Taylorismo.

A abordagem da Administração Científica se concentra em uma gestão para a aplicação de métodos científicos para melhorar a eficiência e a produtividade do trabalho.

O início desse modelo se deu no início do século XX e um dos seus principais pontos é garantir o melhor custo/benefício e aumento de produtividade aos diversos tipos de sistemas de produção.

A principal aplicação da Administração Científica ocorre em empresas e sistemas produtivos como citado anteriormente. Porém, pode ser aplicada em outros setores, pois seus princípios são versáteis para diversas ocasiões.

E por conta da versatilidade dos seus princípios, ainda é possível aplicar a Administração Científica em partes nos dias de hoje para solucionar problemas, desenvolver projetos e, claro, melhorar linhas de produção.

Entenda melhor o assunto e veja como essa teoria tem sido aplicada nos dias atuais, acompanhando o artigo pelos tópicos abaixo:

  • Qual o conceito de Administração Científica?
  • Quais são os princípios da Administração Científica?
  • Quais as aplicações da Administração Científica nos dias atuais?

Qual o conceito de Administração Científica? 

A Administração Científica é um modelo de gestão desenvolvido no início do século XX por Frederick Winslow Taylor, que tem como objetivo aplicar métodos científicos para melhorar a eficiência e a produtividade das organizações.

Para isso, essa metodologia foi baseada na ideia de que as tarefas do trabalhador devem ser pormenorizadas, ou seja, divididas em pequenas partes. Além disso, os processos são padronizados para garantir a repetição consistente do trabalho e a maximização da produção.

A Administração Científica/Taylorismo surgiu em uma época onde as empresas estavam procurando por maior produtividade e alto custo/benefício. Portanto, toda premissa dessa abordagem está associada a esses fatores: ser produtivo gastando pouco e tendo diversos benefícios.

Com isso, Taylor observou possíveis falhas na gestão dos estabelecimentos, o que gerava baixo rendimento, lucro mínimo e diversas falhas.

Sendo assim, Frederick Winslow Taylor desenvolveu os quatro princípios da Administração Científica:

  • Embasamento científico; 
  • Distribuição de atividades; 
  • Aptidão e conhecimento para desenvolver atividades; 
  • Monitoramento. 

Veja mais sobre cada tópico abaixo.

Quais são os princípios da Administração Científica?

Os princípios da Administração Científica propostos por Frederick Winslow Taylor são:

Embasamento científico

De acordo com a Administração Científica, todos os atos deviam ser comprovados com algum estudo e com algum embasamento. Desse modo, todas as atividades deveriam ser executadas de uma maneira específica que já foi comprovada cientificamente como a melhor.

Esse tópico pode tornar o trabalho um pouco engessado, deixando o trabalhador sem liberdade para realizar o trabalho que foi designado a ele, porém é uma maneira de garantir um trabalho de qualidade e padronizado.

Ter aptidão e conhecimento para desenvolver uma atividade

Outro fator é possuir aptidão e conhecimento para desenvolver uma atividade, ou seja, é importante contratar profissionais qualificados para cada tipo de cargo, onde o trabalhador saiba exatamente o que está realizando e tenha conhecimento sobre todo o processo.

A instituição pode ainda disponibilizar especializações ou contratar profissionais já previamente aptos.

Distribuição de atividades

A distribuição de atividades é de extrema importância para o Taylorismo, onde os cargos maiores estudam, treinam e planejam as atividades e os cargos menores ficam responsáveis pela execução do que foram capacitados.

Essa distribuição é importante para não sobrecarregar nenhum trabalhador e ter todas as funções divididas, possuindo uma pessoa responsável por ela.

Monitorar funções 

O monitoramento é essencial para a instituição ser capaz de acompanhar o desenvolvimento e produtividade de cada um de seus trabalhadores, sendo possível realizar um acompanhamento e orientação sempre que necessário.

Tais princípios foram desenvolvidos no início do século XX e depois disso importantes leis trabalhistas foram instauradas, garantindo direitos aos trabalhadores e também diversos modelos de gestão lançados.

Uma das principais metodologias utilizadas nos dias de hoje é a Lean Seis Sigma, que visa a diminuição de desperdícios e tem foco na qualidade do produto para aumentar a satisfação do cliente.

Voltando ao assunto, a aplicação da Administração Científica na íntegra nos dias de hoje não é possível, mas existe como aplicar alguns dos seus princípios de maneira isolada! Veja no próximo tópico.

Quais as aplicações da Administração Científica nos dias atuais?

Conhecendo os princípios do Taylorismo que já foram citados, fica fácil entender como a Administração Científica pode ser aplicada atualmente e também quais os tipos de implementações possíveis.

O embasamento científico continua sendo essencial para diversos negócios, mesmo o trabalhador tendo certa liberdade para inovação, existem diversas atividades que é necessário seguir um método específico, que é considerado o melhor por possuir alguma comprovação.

O (POP) Procedimento Operacional Padrão não teve seu desenvolvimento ligado ao Taylorismo, porém pode ser uma das funções que substituiu o embasamento científico, no sentido de seguir sempre o mesmo processo por ele ser o melhor.

Além disso, a contratação de profissionais capacitados é extremamente visível nos dias atuais em qualquer empresa. Para um cargo no setor financeiro é preciso contratar um contador, administrador ou algum outro profissional que tenha as características e o conhecimento necessário para realizar as tarefas.

Portanto, esse é um dos princípios mais utilizados no mundo moderno.

A distribuição de atividade ocorre em grande escala na maioria das empresas atuais, mostrando que diferentes trabalhadores possuem diferentes níveis de importância e diferentes funções.

Por fim, falando do monitoramento, existem diversas ferramentas que monitoram os mais diversos fatores dentro de uma empresa, seja o tempo que o trabalhador leva para realizar cada tarefa, a qualidade do produto, a produtividade, entre outros.

Juntando todos esses princípios, é possível aplicar em diversas atividades e projetos dentro de uma empresa.

Por exemplo, um novo projeto iniciará para a implementação do Lean Seis Sigma em uma empresa, o embasamento científico é de extrema importância para saber o que estão implementando e como fazê-lo, assim como a contratação deprofissionais qualificados ou a certificação dos trabalhadores da empresa.

A distribuição de atividades, onde os profissionais mais qualificados tomam a frente do projeto com posições de liderança maiores planejando e ensinando os outros profissionais a aplicar o que foi ensinado.

E por fim, monitorar todo o processo para saber se está tudo indo de acordo com o previsto, aplicando métricas e metas.

De tanto falar em Lean Six Sigma você já deve estar se perguntando “Onde posso entender mais sobre essa ferramenta?”, não é? Então confira a nossa dica abaixo!

Como aprender Lean Seis Sigma?

Você tem interesse em aprender uma metodologia para melhorar a qualidade dos seus produtos ou serviços?

Preparamos o curso de White Belt em Lean Seis Sigma, uma introdução completa ao assunto para os profissionais que desejam conhecer ferramentas para otimizar os processos e projetos da empresa através da melhoria contínua e redução de desperdícios e custos.

Clique no banner abaixo, adicione o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente com a Voitto!

Treinamento de White Belt em Lean Seis Sigma

Letícia Basso

Letícia Basso

Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

planilha gestão financeira

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Gestão Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.