CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é alfabetização digital?
Qual a importância da alfabetização digital?
Quais são os desafios de promover a alfabetização digital?
Como melhorar a alfabetização digital nas escolas?
Transforme o seu futuro com a nossa formação!

Compreenda os desafios da alfabetização digital e o que fazer para fomentá-la

Descubra o que é a alfabetização digital, qual é a sua importância e seus principais desafios, além de o que pode ser feito para promovê-la.

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Compreenda os desafios da alfabetização digital e o que fazer para fomentá-la

Nos últimos anos, a grande maioria das crianças já crescem em contato com diversas ferramentas tecnológicas, mas muitas vezes sem instrução. Quando adicionamos orientação a esse processo, estamos falando da alfabetização digital. 

Com a transformação digitalacontecendo a todo vapor, é necessário que as pessoas saibam lidar com as diversas plataformas existentes da melhor forma possível, a fim de obterem sucesso, por exemplo, no meio profissional. 

Dessa forma, neste artigo te explicaremos melhor sobre a alfabetização digital e questões como: sua importância, desafios e dicas de como promovê-las nas escolas, nos seguintes tópicos:

  • O que é alfabetização digital?
  • Qual a importância da alfabetização digital? 
  • Quais são os desafios de promover a alfabetização digital?
  • Como melhorar a alfabetização digital nas escolas?

O que é alfabetização digital?

A alfabetização digital é definida como a habilidade de manusear as tecnologias, ou seja, de saber entender e utilizar as informações provenientes de fontes digitais.

Segundo Paul Gilster, escritor especialista em tecnologia, existem quatro principais competências que são desenvolvidas em um processo de alfabetização digital. São elas: capacidade de procurar informações na internet, saber navegar por intermédio dos hipertextos, conseguir reunir informações e a habilidade de avaliar conteúdo.

Assim, apesar de muitos desde a infância já saberem fazer uso dos recursos tecnológicos através da observação e intuição, proporcionada pelas pessoas ao seu redor, a alfabetização digital busca ir além do básico, ampliando o aprendizado e otimizando o uso das ferramentas digitais. 

Ou seja, para ser alfabetizado digitalmente não basta apenas utilizar um dispositivo tecnológico e a internet, mas sim realmente compreender como se utiliza, e utilizá-lo bem.

Dessa forma, ela é um processo imprescindível quando falamos de iniciativas de inclusão digital, pois é por meio dela que crianças ou adultos passam a ter conhecimento das possibilidades que são ofertadas pelo mundo cibernético.

Visto isso, vamos te explicar melhor sobre a sua importância no mundo digital no tópico a seguir.

Qual a importância da alfabetização digital?

A alfabetização digital abre diversas novas oportunidades, especialmente no mercado de trabalho.

Isso pois, com a crise do novo coronavírus, diversas empresas partiram para a digitalização de seus processos, ação que, além de atender às necessidades do trabalho remoto e das reuniões online, deu agilidade e redução de gastos aos negócios.

Portanto, os colaboradores precisam ter a capacidade de acompanhar essa mudança, já que quase não existem possibilidades de atuação nas profissões do futuro estando longe das ferramentas digitais.

Além disso, existem diversos outros benefícios que a alfabetização digital proporciona aos profissionais que buscam por esse tipo de instrução. São eles:

  • Crescimento da vontade de aprender coisas novas;
  • Desenvolvimento do raciocínio lógico e exercício da memória;
  • Evolução na capacidade e na qualidade de comunicação;
  • Maior facilidade nos processos de tomada de decisão;  
  • Melhor habilidade de obter conhecimentos multidisciplinares. 

Porém, existem empecilhos que impedem que a alfabetização digital alcance a população no geral. Vamos então te apresentar quais são os seus principais desafios na atualidade.

Mas antes, temos algo para você! Como vimos, a qualidade da comunicação é um dos benefícios da alfabetização digital.

Algumas pessoas possuem grande dificuldade nesse tópico, e por isso, a Voitto desenvolveu um material para dar uma mãozinha aos que precisam! Veja só:


Você sabia que um dos fatores que mais atrapalha uma comunicação efetiva é o julgamento? Pois é, e nós somos acostumados a julgar o tempo todo.

A comunicação não-violenta (CNV) vem justamente para ajudar a passarmos adiante nossas verdadeiras necessidades e não colocar julgamentos em nossa fala.

Este e-book de Comunicação Não Violenta na Prática vai te ensinar se a comunicar melhor quando está estressado, influenciar melhor as pessoas e desenvolver mais essa habilidade através da comunicação não-violenta.

Bora começar? Não perca tempo Baixe agora o nosso ebook gratuito!

Comunicação Não Violenta Na Prática

Quais são os desafios de promover a alfabetização digital?

Os desafios da alfabetização digital estão muito relacionados com a desigualdade social, principalmente no Brasil, onde esse desnível é tão acentuado.

Deste modo, para promover a alfabetização digital no país é necessário driblar os seguintes obstáculos:

  • Taxa de analfabetismo muito alta entre a população;
  • Ausência de recursos financeiros e tecnológicos;
  • Falta de acesso a computadores, internet, equipamentos e softwares de qualidade nas escolas públicas;
  • Carência de capacitação de gestores e professores. 

A partir disso, além de entender as maiores dificuldades, podemos perceber que o principal local para a promoção da capacitação digital é dentro das escolas.

Já que, deve-se promover o desenvolvimento desse aprendizado desde cedo, com as crianças e adolescentes, para que no longo prazo, elas possam usufruir das habilidades adquiridas.

Por essa razão, a alfabetização digital tem ganhado espaço nas instituições de ensino. Dessa forma, vamos te apresentar os principais métodos utilizados para implementá-la nesses ambientes.

Como melhorar a alfabetização digital nas escolas?

Capacitando professores 

O primeiro passo para promover a alfabetização digital é instruir aqueles que precisam primeiro: os professores.

Com tantas novas ferramentas no ambiente de aprendizagem, esses profissionais precisam ser capacitados para que suas habilidades estejam alinhadas com as ferramentas utilizadas nas escolas.

Assim, eles poderão fazer o uso adequado das plataformas de aprendizado, além de conseguirem acompanhar as atividades dos alunos e outras práticas educacionais.

Investindo em plataformas, aplicativos e softwares

Atualmente existem diversas empresas que oferecem serviços especializados na alfabetização digital, além de diversas plataformas, aplicativos e softwares que possuem o mesmo fim.

Nesse sentido, é importante pensar no objetivo de cada instituição e investir nas ferramentas que mais vão se adequar às suas necessidades.

Além disso, para esse investimento personalizado, deve-se também obter informações sobre o nível de alfabetização digital dos alunos.

Utilizando diferentes recursos didáticos

É importante não apenas aprender como utilizar os recursos tecnológicos, mas também utilizá-las no ensino. Assim, os professores devem fazer o uso de diferentes recursos didáticos para incorporar seu ensino em sala de aula.

Sejam eles jogos educativos, bibliotecas virtuais, vídeos, e-books, entre outras possibilidades.

Além do mais, vale ressaltar que não existe a necessidade de que tudo seja digital. É interessante manter o equilíbrio entre diversos materiais, sejam eles digitais ou não.

Desse jeito, intercalar as diferentes metodologias é a maneira ideia de trabalhar, sempre fazendo seu uso de acordo com as necessidades de cada turma.

Promovendo o ensino de habilidades que vão além das ferramentas digitais 

Como já mencionamos antes, a alfabetização digital vai muito além de saber como usar instrumentos tecnológicos, mas sim trata da capacidade do aluno de entender, saber interpretar e questionar, e ir além do que ele descobre na internet.

Desta maneira, faz parte desse aprendizado o desenvolvimento do pensamento crítico, já que os alunos precisam encontrar, avaliar e transmitir informações.

Por isso, é importante estimular essa habilidade, levantando temas para que os alunos discutam e levantem diferentes pontos de vista a respeito deles.


Por fim, além de investir no desenvolvimento dos presentes nas escolas, podemos pensar também na alfabetização digital de adultos e profissionais que queiram alcançar posições de destaque no mercado.

Visto isso, se você é estudante ou atua na engenharia e quer aprender mais sobre as novas tecnologias para enxergar novas oportunidades para você e para sua organização, vem se transformar com a gente!

Transforme o seu futuro com a nossa formação!

O mundo está cada vez mais dinâmico e as inovações e tendências da tecnologia não param de surgir!

Por isso, alinhar as expectativas para se adaptar à transformação digital é tão importante. Diante disso, a Engenharia não poderia ficar para trás, afinal, o avanço da tecnologia acarreta em novas ferramentas e estratégias para que os resultados na engenharia sejam ainda mais satisfatórios!

Por isso, não perca a oportunidade de aprender mais sobre esse assunto, clique na imagem:


Transformação Digital para Engenheiros

Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.