ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é a Amazon Go?
Como funciona a Amazon Go?
Quais as vantagens e desvantagens da Amazon Go?
Não pare por aqui!

Conheça agora a Amazon Go! O Supermercado inovador do futuro!

Aprenda neste artigo sobre a Amazon Go, um serviço que usa da tecnologia para proporcionar uma maior agilidade na hora de ir ao supermercado.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça agora a Amazon Go! O Supermercado inovador do futuro!

Sem dúvidas a tecnologia busca facilitar inúmeras atividades do nosso dia a dia. A Amazon Go é uma delas. Um serviço que revolucionou a forma de fazer compras, garantindo uma maior velocidade e autonomia. Ideal para quem faz compras e não possui muito tempo.

A empresa de Jeff Bezos já está ficando conhecida pela criação de diversos tipos de tecnologias e inovações disruptivas. A exemplo disso, temos a grande revolução logística que a empresa desenvolveu no varejo, a Amazon Web Service e também o Prime Air.

Tendo isso em vista, separamos alguns tópicos para ajudar você a entender melhor o que é e como funciona a Amazon Go, essa tecnologia criativa e inovadora que busca resolver um simples problema, sendo eles:

  • O que é a Amazon Go?
  • Como funciona a Amazon Go?
  • Quais as vantagens e desvantagens da Amazon Go?
  • Não pare por aqui!

Vamos à leitura?

O que é a Amazon Go?

A Amazon Go é um supermercado tecnológico e inteligente desenvolvido pela Big Tech Amazon, empresa na qual já atua com o e-commerce em todo o mundo, cujo CEO é o Jeff Bezos.

O principal objetivo da Amazon Go é realizar vendas sem qualquer tipo de intervenção humana, não sendo necessário funcionários na loja. Isso também garantirá uma maior velocidade para quem precisa fazer compras de maneira rápida e ágil.

Em 2020, haviam 29 lojas abertas, espalhadas em Seattle, Chicago, São Francisco, Londres e Nova York, sendo que a primeira loja foi aberta em janeiro de 2018 em Seattle, após diversos testes terem sido realizados desde 2016.

As lojas basicamente vendem produtos normais de supermercados, tais como: produtos alimentícios, mantimentos, refeições e também bebidas alcoólicas. Algumas delas funcionam por meio da variante “Amazon Go Grocery”, nas quais possuem uma variedade um pouco maior de produtos.

Além disso, por volta de março de 2020, a Amazon passou a oferecer esta tecnologia inovadora para outros varejistas que desejam que seus clientes possam fazer compras sem o envolvimento de caixas e filas.

Os serviços logísticos são uma parte importante de uma empresa que busca se destacar no mercado. Eles afetam diretamente a performance e a lucratividade do negócio. Porém, você já se perguntou se os seus serviços logísticos estão conectados ao futuro?

Ao baixar esse conteúdo, você entenderá o quanto da Logística 4.0 está incorporada à sua empresa e se suas práticas te conectam ao futuro. Com isso, você entenderá a importância de solucionar problemas de distribuição e armazenagem com elementos digitais e se envolver com as mudanças do mercado.

Não perca tempo! Faça agora mesmo o nosso teste e descubra agora o seu nível de entendimento em Logística 4.0 e se você está conectado ao futuro!

 Logística 4.0: Você está conectado ao futuro?

Como funciona a Amazon Go?

Seu funcionamento se assemelha ao de um supermercado normal, com uma vasta variedade de produtos. Porém, a grande diferença é a experiência de compra que a empresa desenvolveu, chamada de “Just Walk Out”, tecnologia da qual se assemelha muito às que são usadas em carros autônomos, utilizando visão computacional, diversos sensores e complexos algoritmos de inteligência artificial.

Através desta tecnologia, a empresa consegue identificar automaticamente quando algum produto é retirado da prateleira ou quando é retornado a prateleira. Sendo assim, ao terminar de realizar a compra, basta sair da loja! A Amazon Go irá automaticamente realizar o check out, cobrar a compra na sua conta Amazon e lhe enviar o recibo por e-mail.

O que é necessário fazer antes de entrar na loja da Amazon Go?

Antes de entrar na loja, é necessário que o usuário tenha uma Amazon account e o aplicativo Amazon Go instalado em seu smartphone. É possível baixar o App tanto na Google Play Store (para sistemas Android) quanto na App Store (para dispositivos Apple).

Com o aplicativo instalado, qr codes serão apresentados nas telas dos smartphones dos usuários, e pronto, agora basta apresentar o qr code no leitor na entrada da loja.

Ao entrar na loja, os sensores irão identificar que aquele código de barra pertence a você, agora, você pode comprar os produtos que deseja e andar à vontade pela loja.

Vale lembrar que o sistema irá cobrar no cartão de crédito da pessoa que pegar o produto. Por exemplo, caso você retire um produto da prateleira e o entregue para um amigo, a Amazon Go irá cobrar de você, e não de seu amigo.

Quais as vantagens e desvantagens da Amazon Go?

Agora que você já sabe o que é e como funciona a loja Amazon Go, vamos conhecer algumas de suas vantagens e desvantagens.

Vantagens e desvantagens da Amazon Go

Vantagens da Amazon Go

Sem dúvidas, a principal vantagem oferecida pelo serviço é a eficiência de tempo. O fato de você simplesmente entrar na loja, pegar o que precisa e sair, lhe garante uma maior velocidade e gestão de seu tempo. Pessoas que já estão acostumadas com a localização dos produtos, conseguem fazer uma compra em menos de 30 segundos;

Esta tecnologia se faz muito útil em meio a sociedade acelerada que temos hoje, sem dúvidas, um serviço essencial para pessoas muito ocupadas, pois proporciona maior facilidade de pagamento e também ausência de filas.

Com certeza você já passou pela situação de precisar comprar um item pequeno no supermercado e ter que enfrentar uma longa fila para poder pagar e finalmente ir embora com seu item.

Este modelo de negócio mais “enxuto”, permitirá também que seja possível pagar pouco menos nos produtos, mas, por ainda ser novidade, o preço da loja é semelhante ao de mercados normais.

Uma outra vantagem que podemos acrescentar, é que serviços como esse, incentiva outras empresas a adicionarem tecnologia em seu modelo de negócio, buscando transformar a vida das pessoas para melhor.

Desvantagens da Amazon Go

Apesar da tecnologia ser na maior parte do tempo excelente para nosso dia a dia, ela está fadada a diminuir a quantidade de empregos, principalmente daqueles que não exigem uma mão de obra especializada.

Por exemplo, o emprego de caixa é o segundo mais popular em todo o Estados Unidos. A introdução de lojas semelhantes a Amazon Go no país, acabará resultando na realocação de muitos trabalhadores devido a tecnologia.

Por um outro lado, será necessário mão de obra especializada e um alto investimento, pois, com certeza, criar um serviço semelhante ao Amazon Go não deve ser nada fácil, exige um time com um alto conhecimento técnico.

O mundo do varejo está com os olhos voltados para o que a Amazon vem fazendo com a Amazon Go, para ver se realmente será um sucesso. Vale dizer que a Amazon vem apostando cada vez mais em outros negócios de maneira física, como por exemplo em livrarias nos Estados Unidos, e também ao adquirir a Whole Foods por R$ 13,7 bilhões.

Será que a empresa que revolucionou a maneira de comprar online, também irá revolucionar a maneira de comprar presencialmente?

Não pare por aqui!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

10 empresas com cultura data-driven para se inspirar

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

10 Empresas Com Cultura Data Driven Para Se Inspirar

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.