ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

Como tudo isso começou?
Como tudo isso afeta o meio ambiente e a sociedade?
Qual é a principal mensagem que podemos captar através disso?

Entenda como o novo “lixão” dos EUA agora é a América Latina

Século XXI, e ainda enfrentamos problemas ambientais, parte disso tem se originado do lixo exportado dos EUA para a América Latina, entenda!

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Entenda como o novo “lixão” dos EUA agora é a América Latina

Os problemas ambientais acompanham a nossa evolução na história do planeta como um todo, e ao passar dos anos, eles tem aumentado! Atualmente, por exemplo, a América Latina tem enfrentado grandes problemas com o lixo exportado dos Estados Unidos.

Existem diversas formas de emissão de poluição, que tem como consequência diversos problemas tanto ambientais como o surgimento de fenômenos naturais como fortes chuvas, tornados, secas, terremotos e furacões.

E tudo isso, é resultado de atitudes de empresas, pessoas, e organizações que negligenciam as normas e leis que regem a segurança e a preservação do meio ambiente.

O Estados Unidos, por exemplo, embora seja uma potência mundial, ainda tem se mostrado de maneira negativa em relação a isso! E os problemas encontrados na américa latina é um exemplo que comprova tudo isso.

Para contextualizar mais sobre o assunto, separamos os seguintes tópicos:

  • Como tudo isso começou?
  • Como tudo isso afeta o meio ambiente e a sociedade?
  • Qual é a principal mensagem que podemos captar através disso?

Então, bora começarmos a nossa leitura?

Como tudo isso começou?

A América Latina acabou sendo utilizada como espaço para depositar resíduos e lixos que eram produzidos pelos Estados Unidos, isso devido a alguns acontecimentos políticos, mas agora grupos ambientalistas têm chamado a atenção para as consequências do problema.

Ano após anos, as exportações de resíduos plásticos que ocorreram entre os Estados Unidos para a América Latina aumentaram consideravelmente, e no ano de 2021 a América Latina, foi considerada o quintal dos Estados Unidos.

Dados mostram que desde 2018 os níveis de exportação são altos, em 2021, foram contabilizados o dobro do que em 2020. Ambientalistas da região dizem que isso vem ocorrendo durante anos no mundo todo!

A Last Beach Cleanup, organização ambientalista, sediada na Califórnia, registrou mais de 89.824.167 kg de resíduos plásticos que foram exportados para a América Latina até outubro de 2021.

Os grupos ambientalistas da região e as organizações do Caribe e América Latina, exigiram um posicionamento dos governos e do mundo da política, para a tomada de ações para cessar e controlar tudo isso, considerando uma emergência e perigo iminente para a região.

Além disso, a Plataforma Ambiental Gaia que conta com 130 organizações foi acionada para ajudar a resolver o caso.

Mas você sabe como os resíduos plásticos impactam a nós e ao meio ambiente? Descubra a seguir!

Como tudo isso afeta o meio ambiente e a sociedade?

Você sabia que o plástico leva cerca de 450 anos para de decompor no meio ambiente de maneira natural? E você já parou pra pensar, que a garrafinha que você tomou água por exemplo, vai existir além do tempo da geração do seu tataraneto? Chocante não é?

Segundo a ONU Meio Ambiente, um dos maiores desafios da nossa sociedade, em relação ao meio ambiente, é o plástico. Ao longo dos anos, a cada ano são somadas cerca de 13 milhões de toneladas na natureza.

Além disso, a cada produto produzido, estima-se que 40% deles sejam utilizados uma única vez, antes de ser descartado! E apenas 9% deles passam pelo processo de reciclagem, e volta a ser utilizado.

E isso impacta diretamente nos oceanos e no desequilíbrio do ecossistema como um todo, e quem mais sofre com isso são os animais marinhos!

Segundo uma pesquisa da World Wide Fund For Nature, em 2050 haverá mais plásticos do que peixe nos oceanos, isso é muito triste não é mesmo?

Além desse dano, nós também sofremos com a qualidade dos recursos naturais como: solo, água, e também qualidade do ar que nós respiramos!

E como podemos encarar tudo isso? Veja a seguir!

Qual é a principal mensagem que podemos captar através disso?

A mensagem é clara: nós temos que trabalhar para reivindicar políticas públicas que fundamentam e exijam das organizações e dos principais poluentes uma postura mais coerente, e atitudes que realmente façam a mudança.

E o exemplo pode partir de nós também! A cada pequena ação que tomamos, podemos juntos, fortalecer essa ação para impactar de maneira positiva a natureza, e aumentarmos a nossa qualidade de vida, a vida dos animais e recursos naturais!

Seja diminuindo o consumo de plásticos, reutilizando as garrafinhas, separando o lixo e descartando corretamente, ou adquirindo produtos que não utilizam o plástico e possuem um período de vida maior, como os canudos de metal por exemplo.

Todas as cidades oferecem a coleta seletiva, então comece hoje mesmo! Procure saber quais são as datas e horários de coleta, e contribua com o meio ambiente fazendo a sua parte!

Finalizamos aqui, mas continue navegando pelo blog Voitto, para ficar por dentro das notícias!

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

[KIT] Calendario e Planner 2023

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Calendario E Planner 2023

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.