ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é Antifrágil?
Como e onde surgiu o conceito de Antifrágil?
Como se tornar uma pessoa antifrágil?
Comece agora!

Como se tornar uma pessoa Antifrágil em 7 passos

Neste artigo, apresentaremos o conceito de Antifrágil, como e onde surgiu, e como se tornar uma pessoa antifrágil para que você aprimore sua Inteligência Emocional.

Matheus Ferreira
Por: Matheus Ferreira
Como se tornar uma pessoa Antifrágil em 7 passos

Como você lida com situações adversas? Você é do tipo de pessoa que se desmotiva quando as coisas saem de controle? Ou você é daquele tipo de pessoa que não se deixa abalar por nada?

Cada um de nós possui uma característica única frente aos imprevistos que a vida trás, isso é completamente normal, porém, é preciso controlar a nossa mente para que os problemas não sejam o centro da nossa vida.

Muitas pessoas gastam toda sua energia tentando evitar o caos do dia a dia, no entanto, isso é algo que foge ao nosso alcance, e por isso, não devemos evitar os imprevistos. Devemos sempre buscar novos aprendizados diante desses desafios.

Nesse artigo, iremos falar sobre como tratar a incerteza como algo não prejudicial e como o modelo do antifrágil está diretamente relacionado o sucesso, nos seguintes passos:

  • O que é Antifrágil?
  • Como e onde surgiu o conceito de Antifrágil?
  • Como se tornar uma pessoa Antifrágil?
  • Comece agora!

Preparado? Então se ajeite e continue comigo!

O que é Antifrágil?

Antifrágil é tudo aquilo que pode-se beneficiar de impactos. Este conceito foi criado por Nassim Nicholas Taleb, em seu livro “Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos”.

Apesar de possuir semelhanças, esse conceito é diferente de resiliência, que apenas resiste ao caos, mas não se beneficia dele.

Ou seja, a pessoa antifrágil é capaz de transformar o que é estressante em oportunidades e ferramentas de crescimento. Nicholas Taleb acredita que o conforto excessivo enfraquece a vontade humana, reduz a atenção e prejudica o desenvolvimento de habilidades.

Taleb até exemplifica isso com uma analogia com a corrida de cavalos: Os melhores cavalos de corrida tem mais chances de perder para os mais lentos, do que quando competem com seus principais rivais. Ou seja, a falta de desafios desmotiva até os mais experientes.

O que é algo frágil?

Algo frágil, do dicionário, é algo que se quebra facilmente, de natureza fraca e que se deteriora com facilidade.

Esse conceito pode ser facilmente trazido para o nosso cotidiano. Se uma pessoa é frágil, ela se desestabiliza em todos os eventos adversos que ocorrem em sua vida. É muito comum encontrarmos pessoas com esse perfil, não é mesmo?

Por outro lado, uma pessoa antifrágil, é aquela que não evita a todo custo os problemas da vida, ao contrário, ela encara todos eles de frente e sempre busca um aprendizado contínuo com eles.

A lógica do antifrágil é algo muito interessante, pois faz o rompimento completo com as teorias convencionais, em que o oposto de fragilidade é algo extremamente forte e que possui uma enorme resiliência.

É mais do que simplesmente possuir resiliência, sabe por quê? A pessoa resiliente sofre algum impacto e retorna ao ponto inicial. Já a pessoa antifrágil resiste a todos os impactos e se torna ainda mais forte.

O conceito de antifrágil sempre leva em consideração fatores externos que não dependem exclusivamente de nossas ações, ele encara esses eventos de maneira natural, e nos ensina a utilizá-los como um ponto positivo em nossas vidas. Enquanto a grande maioria aposta na prevenção de riscos, ele nos incentiva a encarar os riscos de uma vida repleta de caos.

Antes de darmos sequência ao nosso artigo, nós da Voitto, separamos um material exclusivo para você.

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

Você talvez deve estar curioso sobre como e onde surgiu esse conceito, certo? Vamos aprender isso agora!

Como e onde surgiu o conceito de Antifrágil?

O conceito de Antifrágil surgiu através do professor do Instituto Politécnico da Universidade de Nova York Nassim Thomas Nicolas Taleb, que é especialista (um dos maiores do mundo diga-se de passagem) no mercado financeiro.

Para se ter um ideia de quem é Taleb, saiba que ele previu em 2008 a quebra do banco Lehman Brothers, o que o deixou com fama mundial.

Ele adotou a nomenclatura de categorizar os grandes acontecimentos que não podem ser previstos, e que trazem enormes consequências ao mercado financeiro. Baseado nisso, ele lançou outra grande obra "A lógica do cisne negro", que foi publicado em 2012 na versão em português.

Como se tornar uma pessoa antifrágil? 

Para se tornar uma pessoa antifrágil, como já mencionamos, é preciso assumir situações de risco, pois somente assim estaremos suscetíveis a acertos e fracassos, e como consequência, ao aprendizado.

Há uma grande tendência no mundo atual em se pensar que o aprendizado ocorre através de horas de estudo. Sinto te dizer, mas essa afirmação é equivocada. O real aprendizado ocorre a partir de algum ato de falha.

Um profissional que adota a metodologia do antifrágil, se preocupa em aprender a todo momento com suas falhas, através de feedbacks sinceros de seus gestores.

A seguir iremos listar 7 dicas para ajudar você a aplicar a antifragilidade na sua vida:

1- Não tenha medo de agir 

Desafia-se constantemente a sair da zona de conforto. Se expor aos riscos da vida é essencial, através deles você irá evoluir em todos os aspectos. Podemos comparar essa dica com o ato de frequentar uma academia.

No primeiro dia, você provavelmente sairá de lá com uma enorme dor no corpo, no entanto, com os passar de alguns meses seus músculos estarão fortes e você conseguirá um desempenho muito melhor.

O que eu quero dizer é que o desgaste muscular é que faz seus músculos crescerem. E isso vale para qualquer coisa que você tentar, somente o esforço diário leva ao amadurecimento.

2- Não deixe seus problemas para depois

Se você tem algum problema a ser resolvido, faça isso agora! Acredite, adiar os seus problemas não vai te levar a lugar algum. Um problema nunca é algo desejável, mas é preciso encarar a realidade de frente.

Pense comigo, como você conseguirá evoluir se você o tempo todo maquia os defeitos e falhas? Muitas vezes o "depois" se torna "nunca". Encare os problemas de imediato. Afinal, todo desafio é combustível para conquistas maiores

3- É necessário saber cair

Todo mundo sabe lidar bem com o sucesso, agora, o que a maioria das pessoas não lida bem é com o fracasso. Portanto, todo mundo deve saber cair, pois momentos ruins podem chegar a qualquer instante. Ou seja, encare a inconstância como algo normal da vida, e se reerga sempre que tiver uma queda.

4- Se tudo está indo muito bem, cuidado

É necessário aprender a desconfiar, pois assim, você sempre estará preparado para encarar os problemas. Portanto, treine sua mente para que seja capaz de enxergar oportunidades onde aparentemente não existe.

Uma pessoa de sucesso deve saber que a sua vida está em constante mudança e que em um milésimo de segundo tudo pode mudar.

5- Estude sobre crises passadas

É muito importante aprender com o passado para não cometer os mesmo erros no futuro. Não deixe que seus erros passem sem tirar proveitos deles. Portanto, estude e compreenda as ações tomadas por gerações passadas e pelas suas próprias decisões passadas, para superar as crises. Reflita constantemente sobre quais aprendizados você pode tirar deles.

6- Saiba receber feedbacks

Faz parte da cultura antifrágil o reconhecimento de seus erros, portanto você deve saber receber feedbacks, sobretudo os negativos. Lembre-se que todos podem errar, porém não podemos permanecer no mesmo erro sem tentar ao menos corrigi-lo.

7- Persevere

A perseverança é o segredo para o sucesso. Fracassar é algo normal, todo mundo passa por momentos ruins, e isso é uma etapa importante do processo de crescimento.

Você deve saber fracassar, pois ficar por aí se lamentando não vai fazer com que você cresça como profissional e como pessoa.

Comece agora!

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:

  • Entender suas próprias emoções e ter consciência de raciocinar perante elas para controlar suas ações.
  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
  • Perceber as relações de comportamento de sua equipe de trabalho e entender o caminho de ações para melhorar as situações de convívio.
  • Influenciar Pessoas.
  • Se destacar e se tornar um líder inspirador capaz de motivar e potencializar o trabalho de toda uma equipe.

Ficou interessado em nosso treinamento? Então, clique na imagem abaixo e tenha maiores informações sobre o nosso curso Inteligência Emocional além de, com o cupom BLOG50, ter 50% de desconto no curso!

Clique e saiba mais!

Por último, não esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos. Até a próxima!

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira

Grad. em Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Atuou como bolsista no PET (Programa de Extenção Tutorial), onde desenvolveu um protótipo para o auxílio da didática de Redes Industriais, além de ministrar minicursos de Arduíno e participar de projetos sociais. Atualmente, ê integrante do projeto de iniciação científica "Sistemas de gestão de micro fontes de energia elétricas em redes BAN" e integrante da área de aerodinâmica da equipe IFly aerodesign. Possui certificação pelo SENAI, no Programa Futuros Engenheiros e também possui curso técnico em Eletromecânica com ênfase em transporte ferroviário. Formação em White Belt Lean Seis Sigma, Master em Excel, VBA Aplicado a Negócios, Gestão do Tempo e Produtividade Pessoal Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Ebook - A importância da inteligência emocional! Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

A Importancia Da Inteligencia Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.