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Quais são as 11 habilidades do profissional do futuro?

Aprenda quais habilidades você precisa desenvolver para se destacar como o profissional do futuro

Saiba quais são as 11 habilidades do profissional do futuro que você precisa desenvolver para sobreviver às mudanças no mercado de trabalho.

Larissa Nunes
Por: Larissa Nunes
Aprenda quais habilidades você precisa desenvolver para se destacar como o profissional do futuro

De acordo com um relatório intitulado "O Futuro dos Empregos" realizado em 2018 pelo Fórum Econômico Mundial, por conta das mudanças ocasionadas pela indústria 4.0, o mercado de trabalho será afetado com o desaparecimento 75 milhões de empregos! Mas em contrapartida, 133 milhões de novas vagas serão criadas.

E é aí que entram as habilidades necessárias para o profissional do futuro.

Mas não se desespere!

Apesar das mudanças serem inevitáveis, há diversas formas de nos prepararmos para elas e não sofrermos consequências negativas, como o desemprego.

Há estudos que afirmam que o investimento apropriado em recursos humanos e em soft skills, como liderança, criatividade, inteligência emocional e pensamento crítico, seria capaz de reduzir significativamente o índice de desemprego.

Então, é preciso estar preparado! E é por isso que separei para você neste artigo as 11 habilidades que serão essenciais para os profissionais do futuro.

Vamos começar?

Quais são as 11 habilidades do profissional do futuro?

A seguir, apresento para você 11 habilidades essenciais para o profissional do futuro se destacar no mercado de trabalho.

1 - Gestão de conflitos

Em meio a constantes mudanças, o ambiente de trabalho tem se tornado cada vez mais complexo.

Estudos afirmam que os profissionais costumam gastar. Desse modo, é necessário saber lidar com diferentes tecnologias, nacionalidades, culturas e formas de trabalho.

Assim, o profissional do futuro precisa dominar a habilidade de gerenciar conflitos que possam advir dessa complexidade, sabendo integrar equipes, solucionar problemas e aprimorar a comunicação dentro da empresa.

2 - Negociação

Negociar é outra habilidade do profissional do futuro que nunca será substituída por uma máquina e que é importantíssima para qualquer empresa!

Assim, para se destacar no mercado com as características do profissional do futuro, é necessário dominar a arte de persuadir e convencer pessoas das suas ideias, a fim de fechar grandes acordos.

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3 - Inteligência emocional

Hoje, mais importante do que as habilidades cognitivas, são as habilidades interpessoais.

Assim, o profissional do futuro deve ser capaz de gerenciar suas emoções, moldar o seu comportamento e exercer controle sobre a intensidade de seus sentimentos.

Pessoas que dominam essa habilidade costumam gerenciar melhor equipes, saber ouvir e apresentar foco maior.

Também são vistas como mais empáticas, comunicativas, flexíveis e boas ouvintes.

4 - Agilidade e adaptabilidade

Para enfrentar as grandes mudanças que estão por vir, o profissional do futuro deve ser flexível e ágil para se adaptar a elas e não ser "descartado" pela empresa.

Assim, é importante transformar o seu mindset, manter-se sempre atualizado e conhecer ferramentas que tornem o cotidiano empresarial mais ágil, como o método Scrum.

Além disso, o conhecimento multidisciplinar é um bom meio de se tornar flexível e dotado das habilidades do profissional do futuro.

5 - Iniciativa e espírito empreendedor

A proatividade é fundamental não apenas atualmente, como também para o profissional do futuro, que deve tomar a frente e enfrentar as mudanças que dominarão o mercado.

Além disso, o trabalhador deve desenvolver o espírito empreendedor, de forma a contestar processos e ideias, ser inconformado e buscar incessantemente por melhorias para a empresa.

"Nada é tão bom que não possa ser melhorado" é um dos pensamentos que devem ser incorporados pelo profissional do futuro.

6 - Capacidade de analisar informações

Já sabemos que a tecnologia trará grandes impactos e que as máquinas substituirão muitos dos empregos atuais, mas uma coisa é certa: as pessoas são necessárias para analisar informações e tomar decisões!

Assim, apresentar um pensamento crítico, saber analisar dados e interpretar informações são habilidades essenciais para o profissional do futuro.

Afinal, todos os dias são produzidos 2,5 quintilhões de bytes de informações, sendo que muitas dessas são incorretas e espalhadas rapidamente, o que demanda muito senso crítico e habilidade de análise pelo profissional que será responsável por verificar esses dados.

7 - Criatividade

Uma característica fundamental para o profissional do futuro é a capacidade de conseguir enxergar além do convencional e fornecer soluções únicas para a empresa em que atua.

Pensar fora da caixa é uma habilidade que torna o empregado valioso, fazendo com que ele se destaque na organização e esteja mais apto a se adaptar à mudanças dos próximos anos.

Para desenvolver essa importante habilidade do profissional do futuro, há diversas práticas que você deve adotar em sua rotina. Para saber mais sobre quais são elas, confira o artigo: "Como pensar fora da caixa: 7 dicas para aumentar a criatividade".

8 - Comunicação

Como já vimos anteriormente, as habilidades interpessoais estão em alta e são as mais visadas pelas empresas.

Dessa forma, o profissional do futuro, assim como o de hoje, deve saber se comunicar de forma assertiva, expor suas ideias com clareza e se conectar com outras pessoas.

Para isso, confira as 8 dicas da Voitto para se tornar um comunicador melhor.

9 - Liderança

A liderança, que já é figurinha repetida nesse papo sobre habilidades profissionais, tem a sua importância aumentada no futuro.

Então, se você deseja se destacar no mercado com as características do profissional do futuro, não pode deixar de buscar formas de melhor.

Então, para começar a desenvolver sua habilidades de liderança, confira oEbook com as 5 Práticas Exemplares de Liderança. É só clicar no botão abaixo para fazer o download:

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10 - Gestão do Tempo

Outra importante habilidade do profissional do futuro é fazer mais com menos. Assim, é necessário buscar constantemente formas de ser o mais produtivo possível no dia a dia, o que demanda um bom gerenciamento de tempo.

Afinal, para dar conta de diversas tarefas e responsabilidades é essencial que o profissional do futuro tenha muita organização e disciplina!

11 - Capacitação

Como nós vimos, as mudanças são inevitáveis, mas há diversas formas de nos prepararmos para elas. Entre todas elas, há uma coisa que está sempre presente: a capacitação!

Para desenvolver as habilidades de um profissional do futuro, é necessário buscar conhecimentos em áreas distintas e desenvolver as habilidades certas por meio de muito empenho.

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

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Larissa Nunes

Larissa Nunes

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Trabalhou na empresa Mais Consultoria Jr. e participou de programas de ensino, pesquisa e extensão da UFJF, como GET e a organização da Mostra de Extensão. Aprofundou seus conhecimentos sobre liderança participando de seminários no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa em Portugal. É especialista em Lean Manufacturing, Dashboards de gestão, Black Belt em Lean Seis Sigma e tambêm ê auditora do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001. Está sempre em busca de novos conhecimentos para aplicar e se desenvolver em sua área. Especialista em geração de conteúdo do Grupo Voitto.

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