ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é assistente virtual?
Como se tornar assistente virtual?
Assistência virtual de inteligência artificial
Assistente virtual humana versus assistente artificial
Dica de ouro!

Entenda as funções do assistente virtual e como a inteligência artificial está influenciando o mercado!

Veja a importância do assistente virtual, saiba quais as principais funções e descubra o papel da inteligência artificial nisso tudo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda as funções do assistente virtual e como a inteligência artificial está influenciando o mercado!

Ultrapassando a barreira da vida real e conquistando participações em diversos filmes e séries, o papel das(os) secretárias(os) multitarefa já é bem conhecido. Agora, com todos os avanços tecnológicos, temos o assistente virtual.

Com os novos modelos de gestão que vem surgindo, os quais há o aumento do valor dado às novas práticas de trabalho, como o Home Office, está ficando cada vez mais claro que diversas funções podem ser executadas de forma remota.

Nesse sentido, os assistentes virtuaisvêm ganhando bastante importância. Diante das diversas vantagens de se manter um emprego a distância, como a redução de custos, essa modalidade vem crescendo rapidamente com o passar do tempo.

Em um mundo no qual as Startups e empresas menores (ou até mesmo MEI's) estão crescendo e se tornando exponencialmente partes mais significativas para a economia, terceirizar funções administrativas muitas vezes é a solução para manter a organização.

Muitas vezes o assunto parece ser complexo demais, ou pouco conhecido, e é para simplificar o tema que falamos sobre assistente virtualnesse artigo.

Se você quer entender melhor sobre os tópicos abaixo, não deixe de acompanhar esse texto até o final:


●     O que é assistente virtual?

●     Como se tornar assistente virtual?

●     Assistência virtual de inteligência artificial;

●     Assistente virtual humana versus assistente artificial.

O que é assistente virtual?

O assistente virtualé uma pessoa contratada para realizar algum serviço administrativo de forma terceirizada e virtual (sem atuar de forma presencial no escritório da empresa).

Assim, assistentes  virtuais geralmente se encarregam de serviços administrativos, como o controle da agenda de compromissos e outros documentos no geral, tudo de forma online.

Outros possíveis serviços remotos que o assistente virtualpode atuar são os relacionados ao mercado digital. As funções e possibilidades aqui são amplas, e abrangem design gráfico, redes sociais, blogs e entre muitos outros.

Dessa forma, o principal objetivo do assistente virtualé facilitar a gestão dos serviços que não estão ligados diretamente a área de atuação da empresa, permitindo que os esforços sejam mais assertivos

Com isso, a empresa pode focar nas decisões estratégicase em entregar o produto ou serviço de melhor qualidade possível, precisando apenas realizar uma gestão dos funcionários à distância, que serão responsáveis pelas tarefas terceirizadas.

Como se tornar assistente virtual?

Se tornar assistente virtualé um processo muito simples, e requer apenas, essencialmente, que você saiba realizar a tarefa que o contratante demanda, além do domínio das ferramentas digitais necessárias.

Assim, o assistente virtual pode trabalhar com diferentes focos, e com diferentes especialidades, variando de traduções a documentações, e podendo exigir diferentes habilidades ou experiências.

Ainda, por ser uma atividade remota, é esperado de todo assistente virtualque se domine as ferramentas digitais relacionadas a sua função, sendo algumas dessas comuns a maioria dos serviços (como e-mail e pacote Office) e outros sendo mais específicos (como Photoshop ou Wordpress).

Diante disso, é preciso entender em que área exatamente se pretende atuar dentre os possíveis nichos de assistente virtual. Se você possui experiência em atender clientes, por exemplo, buscar trabalhos relacionados a isso é o ideal.

Sobre isso, as opções são diversas. Descubra as principais áreas na lista abaixo:


●     Organização e controle de documentos;

●     Atendimento ao cliente;

●     Controle do e-mail;

●     Controle da agenda de compromissos;

●     Captação de clientes de forma remota;

●     Gestão das redes sociais;

●     Escrita para blog;

●     Suporte técnico;

●     Vendas onlines;

●     Controle financeiro;

●     Tradução ou transcrição de vídeos e documentos;

●     Planejamento de eventos.


Após ter estabelecido a área em que se pretende atuar, é necessário conseguir clientes. Para isso, novamente, há diversas formas possíveis, que vão desde o envio tradicional de currículo até plataformas especializadas.

Atualmente há bastantes sites direcionados para quem deseja realizar serviços como freelancer, oferecendo inclusive oportunidades internacionais. Então, é primordial que se procure bem para encontrar a vaga mais adequada para o seu perfil.

Com isso, após estabelecer o contrato com algum cliente, você já é assistente virtual! Por ser um serviço independente, você (em acordo com o empregador) é quem estabelece os termos do serviço.

Então, é possível definir horários que combinem com a sua produtividade, trabalhando em casa e estabelecendo serviços relacionados com as áreas que você mais gosta!

Assistência virtual de inteligência artificial

Com o avanço do machine learninge da inteligência artificial, cada vez mais pessoas estão contando com softwares para ajudar na organização.

Seja a Siri, Alexa, Google Assistan, a Vitória da Voitto, ou qualquer outra ferramenta de assistência virtual de inteligência artificial, esses programas vêm crescendo no mercado graças à vasta gama de serviços integrados oferecidos.

Ainda mais com a evolução da inteligência artificial emocional, na qual essas tecnologias de assistência virtual estão se tornando cada vez mais pessoais e humanizadas, esse setor só tende a crescer.

Afinal, assistentes virtuais desenvolvidos com inteligência artificial estão sendo desenvolvidos pelas maiores empresas,  que lideram as tendências em processos de negócios, com acesso a extensas bases de dados.

Assistente virtual humana versus assistente artificial 

Então, o assistente virtualideal para você é uma pessoa ou um programa? Confira a melhor forma de conciliar os dois.

Abaixo estão as principais vantagens de assistentes artificiais:

●     Grande capacidade de processamento;

●     Baixo custo;

●     Praticidade;

●     Disponibilidade ilimitada.

Entretanto, mesmo com o desenvolvimento dessas ferramentas, grande parte do ofício de assistentes ainda só podem ser exercidas por humanos.

Olhando na lista das principais áreas para se trabalhar como assistente virtual,  fica claro que o atendimento e criatividade humana são indispensáveis para a maioria delas.

Seja para a captação de novos clientes, ou na escrita para blogs, há funções que nem mesmo as melhores assistências virtuais de inteligência artificial podem substituir o papel humano.

Por isso, o ideal é que se alie os dois, podendo os assistentes artificiais serem inclusive um ferramenta poderosa para auxiliar o trabalho de assistentes virtuais.

Assim, dependendo do grau de dificuldade da tarefa, e do quão desenvolvido é o software, o assistente virtual pode trabalhar com supervisor, corrigindo e garantindo o toque humano quando necessário.

Dica de ouro!

Você tem uma ótima gestão de tempo e de produtividade? Não? Vem que nós podemos te ajudar:

O maior desafio de hoje é fazer a gestão de negócios pessoais paralelamente a projetos profissionais.

No contexto atual, quem desenvolve métodos e controles que possibilitem conciliar interesses profissionais e viabilizar a execução de seus planos está sempre a muitos passos à frente da concorrência.

Por isso, e a partir de lições que tratam desde fundamentos básicos e da importância do autoconhecimento até ferramentas práticas para você gerenciar melhor o seu tempo, o curso de Produtividade e Gestão do Tempo te capacitará a tornar seu ambiente de trabalho muito mais produtivo, delegando tarefas e lidando com imprevistos de maneira eficiente e ágil!

Além disso, com o cupom BLOG50 você tem 50% de desconto no curso!

Corre a aproveita!

Clique e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Como Se Adaptar Ao Home Office De Maneira Agil E Produtiva

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.