ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é autocuidado?
Quais são os tipos de autocuidado?
5 dicas para implementar o autocuidado em sua vida
Qual é a importância e os benefícios do autocuidado?

Saiba o que é autocuidado e quais benefícios ele pode trazer para sua vida!

Você sabe o que é autocuidado? Entenda sua importância, tipos e, ainda, como aplicar essas práticas para melhorar sua qualidade de vida!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba o que é autocuidado e quais benefícios ele pode trazer para sua vida!

Você sabia que o autocuidado é uma ótima forma de melhorar a qualidade de vida e também a autoconfiança?

Cada vez mais se torna importante ter um tempo para si e poder cuidar de si mesmo, principalmente hoje em dia que muitas pessoas enfrentam muitos problemas de ansiedade e depressão, devido aos grandes desafios e tomada de decisões que temos que realizar.

Caso queira saber mais sobre o autocuidado, continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é autocuidado?
  • Quais são os tipos de autocuidado?
  • 5 dicas para implementar o autocuidado na sua vida
  • Qual a importância e os benefícios do autocuidado?

Vamos à leitura?

O que é autocuidado?

O autocuidado é um conjunto de ações que são praticadas pelos indivíduos com objetivo de cuidar de si e promover uma maior qualidade de vida para si mesmo.

A maneira pela qual será realizado o autocuidado deve estar de acordo com os objetivos, prazeres, desejos e interesses de cada pessoa, buscando as melhores maneiras de autocuidado para si.

Em geral, o autocuidado corresponde a tudo aquilo que você faz para você mesmo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida. O simples fato de ir cortar o cabelo, praticar um esporte no dia a dia ou tirar um tempo para você, já podem ser consideradas formas de autocuidado, desde que façam bem para você e causem satisfação.

Quais são os tipos de autocuidado?

Existem diferentes tipos de autocuidado, vamos ver abaixo alguns dos principais, bem como os benefícios que cada um oferece para quem o pratica.

Autocuidado físico

O autocuidado físico é um dos mais comuns de encontrarmos outras pessoas praticando.

Sempre quando pensamos em cuidar de nós mesmos, já pensamos em voltar para a academia, cortar o cabelo, começar um esporte novo etc.

Além disso, o autocuidado físico também ajuda a melhorar nossa saúde mental. Procurar uma alimentação mais balanceada, um melhor sono e também praticar seu hobby favorito ajudam a diminuir o estresse e prevenir o aparecimento de possíveis doenças.

Autocuidado Social

É extremamente importante, aliás, o homem é um ser social. Portanto, devemos cultivar e fomentar a interações sociais na nossa vida.

Na pandemia tivemos a oportunidade de perceber o quanto a falta das interações sociais pode ser prejudicial e causar danos à vida de diversas pessoas.

Autocuidado Emocional

Ter uma rotina de autocuidado emocional é muito importante para a qualidade do lado sentimental e também do físico, afinal, ninguém gosta de se alimentar com sentimentos ruins.

A educação emocional busca não apenas afastar os sentimentos de tristeza, estresse e vários outros sentimentos ruins que podemos ter, mas sim faz com que nós aprendamos a lidar melhor com esses sentimentos para ter maior clareza a respeito deles.

Como está sua inteligência emocional?

Você sabia que 87% das empresas demitem funcionários por problemas comportamentais, ou seja, que possuem o desempenho de baixo nível de inteligência emocional?
Pensando nisso, desenvolvemos um teste totalmente gratuito para te ajudar a identificar como anda a sua inteligência emocional, e te livrar dessa situação aliás você não precisa estar dentro dessa porcentagem! Então se liga nessa dica:
Faça agora mesmo o nosso teste e descubra quais competências melhorar.

Como está sua inteligência emocional?

Autocuidado Espiritual

Antes de falarmos sobre o autocuidado espiritual vamos deixar claro que para este, não é necessário que o praticante esteja ligado à alguma prática religiosa.

Assim como o autocuidado emocional, o autocuidado espiritual busca equilibrar os sentimentos mas com a diferença de alimentar melhores as emoções para elevar a autoconfiança.

E para aquelas pessoas que têm fé, esta pode ser uma ótima oportunidade para fortalecer a crença, através de algumas atividades religiosas.

Também vale a pena meditar, praticar mindfulness, participar de eventos sociais etc.

5 dicas para implementar o autocuidado em sua vida

Existem diversas variáveis que impactam diretamente em nossa saúde física e emocional. Isso acontece principalmente por causa das rotinas pesadas e do trabalho, em casa e de estudos e também por relacionamentos, tomadas de decisões e momentos de dificuldade.

Em meio a tantas dificuldades e desafios, é normal esquecermos de dar atenção ao nosso corpo e mente. Pensando nisso, separamos algumas dicas para implementar o autocuidado em sua vida.

1. Pratique exercícios físicos

A própria Organização Mundial da Saúde OMS recomenda a prática de exercícios físicos com a orientação de um profissional, pois ela é fundamental para possuir uma boa qualidade de vida.

Existem diversas maneiras de realizar as práticas, sendo corridas de rua, caminhadas, indo até a academia etc.

Além disso, hoje, existem diversos aplicativos para smartphone que auxiliam você a realizar exercícios diretamente de sua casa e até mesmo receber orientações de um profissional de maneira online.

2. Preserve a vida social

Nos tempos de pandemia pudemos observar a falta que a vida social nos faz, várias pessoas sofreram com problemas de ansiedade e depressão.

Independente do seu temperamento, é necessário ter uma vida social, e caso não seja possível sair de casa, você pode usar da tecnologia para matar a saudade de pessoas queridas por meio de chamadas de vídeos.

Hoje em dia é até mesmo possível assistir Netflix juntos, mesmo estando em lugares diferentes.

3. Tenha uma boa alimentação

Ter uma alimentação regulada é essencial para o bom funcionamento e obtenção de energia no organismo.

Consulte um profissional da área para indicar a dieta adequada para seu próprio corpo.

Além disso, preparar os alimentos pode ser um ótimo hobby e também uma forma de reunir a família e amigos.

4. Cuide de seu sono

O sono é fundamental para recuperarmos a energia e estarmos preparados para o dia seguinte.

Descubra qual é o tempo necessário de sono para seu corpo, evite consumir substâncias estimulantes como café e energético e comidas pesadas horas antes de dormir.

5. Procure diminuir o estresse

Algumas maneiras de diminuir o estresse é ler um livro, cozinhar, reunir os amigos, assistir séries e filmes e também estar presente junto com a família.

Caso ainda não tenha, descubra um hobby, é uma ótima maneira de fazer amigos e interagir.

Qual é a importância e os benefícios do autocuidado?

Quando entendemos que o autocuidado pode melhorar nossa autoestima e também a nossa capacidade de tomar decisões, fica muito mais fácil se esforçar e passar a praticar o autocuidado.

Portanto, o autocuidado nos proporciona maior qualidade de vida, pois ajuda a fortalecer nossa autoestima, autoconfiança e a nossa capacidade de enfrentar os desafios do dia a dia.

Uma maior qualidade de vida reduz também o sofrimento psíquico e o adoecimento do corpo, diminuindo gastos com saúde e melhorando o bem-estar.

Como trabalhar suas emoções pode te beneficiar na vida profissional?

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:

  • Entender suas próprias emoções e ter consciência de raciocinar perante elas para controlar suas ações.
  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
  • Perceber as relações de comportamento de sua equipe de trabalho e entender o caminho de ações para melhorar as situações de convívio.
  • Influenciar Pessoas.
  • Se destacar e se tornar um líder inspirador capaz de motivar e potencializar o trabalho de toda uma equipe.

Ficou interessado em nosso treinamento? Então, clique na imagem abaixo e tenha maiores informações sobre o nosso curso Inteligência Emocional além de, com o cupom BLOG50, ter 50% de desconto no curso!

Clique e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Ebook - A importância da inteligência emocional! Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

A Importancia Da Inteligencia Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.