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O que é a avaliação 360?
Qual o objetivo da avaliação 360?
Como é feita a avaliação 360 em home office?
Como aplicar a avaliação 360 em home office?
Dica bônus!

Aprenda os objetivos e como aplicar a avaliação 360 em home office

É um questionário de avaliação 360 que observa o desempenho do profissional em relação às suas ações e à tomada de decisão.

Victória Gonçalves
Por: Victória Gonçalves
Aprenda os objetivos e como aplicar a avaliação 360 em home office

A avaliação de desempenho 360 é um processo de grande importância não só para a empresa como, para o profissional. Não é uma metodologia complexa mas, deve ser feita observando os parâmetros necessários a sua aplicação no ambiente de trabalho.

Para esclarecer os principais conceitos desses temas, organizamos os seguintes tópicos para você:

  • O que é a avaliação 360?
  • Qual o objetivo da avaliação 360
  • Como é feita a avaliação 360 em home office?
  • Como aplicar a avaliação 360 em home office?

Quer saber mais sobre esse método que tem inovado a vida das empresas em home office? Ensinaremos a você como aplicá-lo. Para isso, continue lendo esse artigo.

O que é a avaliação 360?

Avaliação 360 graus é uma ferramenta de gestão para alcançar a melhoria contínua dos profissionais e, por conseguinte, das empresas.

Consiste em aplicar uma avaliação de desempenho, por meio de um questionário formulado pelo setor de Recursos Humanos da firma, direcionada a um colaborador. O intuito é analisá-lo a partir do olhar dos colegas de trabalho e de si próprio.

Além disso, é um processo que auxilia não só no reconhecimento, como no autoconhecimento profissional, uma vez que é capaz de medir seus pontos fortes e fracos por meio de uma autoanálise.

Nesse sentido, é necessário que os avaliadores se atentem a observar certos requisitos no colaborador avaliado a exemplo da produtividade, agilidade e autoconfiança.

Qual o objetivo da avaliação 360?

O objetivo central é aprimorar os resultados da empresa por meio de uma pesquisa de satisfação do trabalho do profissional, ao analisar o papel desempenhado por ele de forma crítica.

Com o mundo em constante transformação, a finalidade é recriar a aproximação da equipe e o sentimento de união entre todos, já que precisarão ajudar um colega de trabalho a saber como e onde melhorar.

Após o retorno dos questionários preenchidos, é hora de mapear em que aspectos o colaborador mais agrega à empresa e como ela pode ajudá-lo a desenvolver suas habilidades.

Assim, o intuito da avaliação 360 é apontar em quem e em quais atividades realizar adequações, além de buscar um maior conhecimento e correção do que segue ou não em conformidade entre profissional e empresa, para atingir as metas estipuladas.

Dessa forma, é alcançar uma satisfação permanente da empresa em relação ao colaborador por meio de certos parâmetros, que serão mencionados mais à frente.

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Como é feita a avaliação 360 em home office?

Para saber como essa avaliação é feita, é necessário adequá-la ao home office. Abaixo será listado o passo a passo para fazê-la no modo remoto:

1. Estabelecer os parâmetros

É preciso determinar os parâmetros que serão utilizados como perguntas, ao escrever o questionário para avaliar o colaborador. Alguns exemplos apontados são quanto ao perfil de ação e a capacidade de tomada de decisões. Essas características variam, se aplicadas ao home office.

2.  Sigilo de informações 

É necessário acordar com os colaboradores um sigilo total sobre todas as informações privadas da empresa presentes no questionário.

3. Instrução

É de muita importância explicar para os colaboradores como funcionará a avaliação em home office e como respondê-la.

Também é necessário mencionar o que um feedback é, um processo de respostas obtidas dos profissionais, pelo qual a empresa poderá iniciar melhorias. Você pode marcar uma reunião em modelo remoto para sanar as dúvidas levantadas.

É ideal esclarecer o objetivo da aplicação do questionário para os profissionais e também perguntá-los o que acham relevante na avaliação de si e dos outros.

4. Quem avalia quem em uma avaliação 360?

O ideal é que todos avaliem e sejam avaliados. Porém, é necessário selecionar de forma correta os funcionários que irão responder e ser objeto de avaliação.

Os gestores, os colegas da mesma equipe, os superiores e os subordinados de forma direta serão os melhores avaliadores desse profissional.

Definir um avaliador que não tenha contato com o colaborador em questão pode alterar os resultados da pesquisa.

Desse modo, quanto maior o número de avaliadores selecionados de maneira assertiva, maior as percepções em relação àquele profissional e mais detalhado o feedback é. É essencial o trabalho em equipe.

Se sua empresa tem um consultor, ele também será um ótimo avaliador e executor de estratégias para melhorar os pontos fracos apontados no mapeamento. Se ainda não tem, é a hora de se tornar um.

5. Mapeamento e Feedbacks

Após realizar esse tipo de avaliação, é hora de comparar todas as informações obtidas por meio do formulário.

Relacionar todos os questionários fará com que você tenha um perfil traçado daquele profissional e realize feedbacks mais assertivos quanto aos pontos de falha de cada um.

Outra questão importante é oferecer espaço para que eles possam se manifestar. Assim, você evita aquele sentimento de julgamento que os profissionais têm sempre que um questionário é aplicado.

Como aplicar a avaliação 360 em home office?

Preparamos um lista com as melhores características a serem aplicadas na avaliação 360 em home office.

Com a popularização desse novo modelo de trabalho, diversas empresas optaram por iniciar sua adaptação à forma remota e isso dificulta um pouco os processos de aplicação desse questionário.

Nesse sentido, o intuito é te inspirar a montar o questionário que mais se identifique ao seu ambiente de trabalho, para melhorar a quantidade e a qualidade dos feedbacks.

Depois de ter passado pelos cinco passos de estruturação desse mapeamento, a aplicação será muito mais fácil, mas ainda há alguns aspectos a serem analisados para uma boa aplicação.

O primeiro deles é que as avaliações não sejam aplicadas somente uma vez por ano. Elas necessitam de permanência.

Além disso, é preciso traçar estratégias para corrigir as falhas e não deixá-las apenas a encargo do colaborador.

Para isso, é necessário impulsionar os pontos de melhoria deste profissional com cursos de melhoria contínua, como os apresentados ao longo deste artigo.

Assim, serão listadas as três principais competências a serem constatadas no seu formulário de avaliação 360 em home office:

1.  Pontualidade 

Uma boa alternativa para avaliar esse quesito, no modelo remoto, é pedir aos colaboradores que enviem uma mensagem de bom dia, com horário estabelecido, em algum grupo de rede social que a empresa já utilize.

Assim, será mais fácil para os avaliadores observaram essa característica e respondê-la de maneira assertiva no formulário.

2.  Autoconfiança 

Uma das características mais importantes observadas pelos avaliadores é a autoconfiança.

No home office, o colaborador pode se sentir menos preparado a tomar uma decisão, por não enxergar o apoio da equipe de maneira imediata, como poderia ver presencialmente.

Porém, fazer reuniões remotas de forma regular pode ajudá-lo a recuperar sua confiança e liderança quanto a tomada de decisões, justamente por haver como discutir com a equipe o melhor caminho a seguir.

3.  Proatividade 

Você sente que a produtividade dos membros da sua empresa caiu?

Isso pode ser explicado pela falta de flexibilidade na adaptação ao novo modelo, característica que um profissional proativo tem de sobra já que, possui uma alta capacidade de ação.

Caso tenha se lembrado de uma firma que necessita da avaliação 360  encaminhe esse artigo para seus membros e principalmente, para os Recursos Humanos da empresa.

Dica bônus!

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Victória Gonçalves

Victória Gonçalves

Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto

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