ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

Como funciona uma avaliação de competências?
Por que a avaliação de competências é importante para as empresas?
Quem é o responsável por fazer essas avaliações?

Entenda o que é uma avaliação de competências e qual a sua funcionalidade

Saiba como funciona uma avaliação de competências e qual a sua importância para o desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa.

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Entenda o que é uma avaliação de competências e qual a sua funcionalidade

Já ouviu falar das OKR's ou Objective Key Results? Se ainda não, está perdendo tempo!

Ela é uma metodologia muito importante e um modelo sólido de gestão, bastante utilizado pelas empresas na busca de uma gestão eficiente. Porém, nem todos conseguem sair do papel e aplicar com facilidade.

Pensando nisso, desenvolvemos uma Planilha de OKR'spara te ajudar a desmistificar a metodologia e colocar em prática. Com esse material, você terá a oportunidade de utilizar as OKR's de forma otimizada e funcional, garantindo a você e seu time o monitoramento das metas e alcance dos objetivos da sua empresa.

Baixe o material e estabeleça direções claras para alcançar o crescimento do seu negócio!

OKR

Para uma empresa conseguir alavancar sua gestão, seja na área de pessoas ou na gestão geral da empresa, é necessário que os conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores sejam monitoradas e desenvolvidas individualmente.

Dessa forma, a avaliação de competências surgiu. Na urgência de destacar ainda mais seus pontos fortes, as empresas decidiram aderir a esse tipo de avaliação para ter um maior controle sobre seus funcionários no que diz respeito às suas habilidades.

A avaliação de competências, por sua vez, é uma ferramenta para medir o conhecimento técnico e comportamental do indivíduo mapeando o seu perfil levando em consideração suas maiores características.

Confira os próximos tópicos e saiba mais sobre o assunto conosco!

  • Como funciona uma avaliação de competências?
  • Por que a avaliação de competências é importante para as empresas?
  • Quem é o responsável por fazer essas avaliações?

Como funciona uma avaliação de competências?


Para fazer uma avaliação de competências é necessário definir quais são as habilidades e competências necessárias para sua empresa crescer, e também, quais são as habilidades que você deseja que sejam executadas com alta performance dentro da corporação.

Para defini-las, a missão e os valores da empresapodem ser uma bússola para te guiar na direção correta. Se a corporação é conhecida por seus altos resultados, é imprescindível, por exemplo, que seus colaboradores sejampessoas proativase com um mindset de crescimento!

Dessa forma, uma avaliação de competência pode ser feita de diversas formas, entre elas, através de:

Questionários NPS

Os questionários NPS são formulários repassados para os colaboradores em com objetivo de avaliar a satisfação delesem relação a empresa em que trabalham

A partir das perguntas realizadas e das respostas inseridas, há como traçar o perfil comportamental do participantee obter insights sobre pontos de melhorias em cada cargo.

Feedbacks corporativos

A prática dos feedbacks são importantes em vários quesitos, e na avaliação de competências pode ser crucial para a definição das habilidades necessárias para obter melhores resultados internos.

Através do elo entre liderança e liderado, os feedbacks podem ser um momento de escuta e alinhamento de expectativas quanto às metas da empresa.

No processo de avaliação de competências, essa prática é muito importante pois, a partir da fala do liderado, é possível interpretar as suas falas e as dificuldades apontadas no dia a dia.

Testes técnicos

Se o objetivo é medir o conhecimento, nada melhor do que um teste técnico. Com perguntas bem elaboradas dá pra ter uma noção do quão o funcionário entende do assunto!

Autoavaliações periódicas

A melhor forma, de fato, de avaliar as competências necessárias, além dos tópicos anteriores, é a disponibilização de autoavaliações periódicas.

A autoavaliação pode ser disponibilizada através do Google Forms e serve para o próprio colaborador avaliar o seu desempenho. Isso ajuda também a definir e medir aexpertise dele em assuntos diversos.

Por que a avaliação de competências é importante para as empresas?

Uma empresa sem metas é uma empresasem perspectivas de crescimento. Para alcançar bons resultados é imprescindível que os objetivos sejam traçados e estratégias sejam criadas para alcançar o que se deseja.

Saiba identificar e organizar suas metas!

Agora que você já sabe mais sobre como estruturar os seus objetivos, vamos falar sobre o por quê a avaliação de competências é importante para as empresas.

A avaliação de competências é importante porque afeta diretamente o crescimento da empresa. Uma vez que, é a partir da colaboração de cada funcionário que a equipe poderá alcançar resultadosmaiores, em conjunto.

Além disso, sabendo em quais pontos há a necessidade de investir, a gestão de pessoas também se torna mais eficiente.

Muitas empresas hoje em dia oferecem cursos de capacitação e tentam desenvolver seus colaboradores o máximo possível para que haja o seguimentode um plano de carreira.

Isso acontece pois, ajudando os colaboradores em seu plano de desenvolvimento individual, há a grande possibilidade disso também impactar o crescimento da corporação, quedepende da qualidade dos serviços prestados.

Falando por outro ponto, investir em seus colaboradores éinvestir na sua empresa.

Dessa forma, podemos citar que a prática auxilia a:

Quem é o responsável por fazer essas avaliações?

Todo o processo de avaliação é feito pelo setor de recursos humanos. Essa área da empresa é responsável pela gestão de pessoas e se prontifica para desenvolver os colaboradores e se certificar que os mesmos estejam satisfeitos.

O profissional do RH é treinado justamente para isso. Na maioria desses setores, há a predominância deprofissionais graduados em psicologia, que por sua vez, possuem autorização para mapear os comportamentos e analisar as situações fazendo o uso das técnicas.

Ter profissionais capacitados para fazer a gestão de pessoas ser mais eficiente é essencial para uma empresa que deseja crescer. O maior segredo para o sucesso é cuidar dos processos internos para que eles possam se externalizar com poder.

Na avaliação de competências, a área de recursos humanos é essencial! Por isso, te indicamos o nossocurso de estruturação de um sistema de recursos humanos!

Amplie o seu conhecimento!


Quer saber como você pode transformar a sua maneira de lidar com pessoas, se tornando um líder de alta performance?
Tem uma coisa que eu posso te afirmar: os principais líderes que você já teve tem algumas características similares. Para você entender quais são elas e como desenvolvê-las, o eBook Guia prático para ser um líder de alta performance será seu aliado.

Conheça nesse material as principais qualidades de um líder e 5 práticas exemplares de liderança. E aprenda de vez que a liderança não é um "traço" e, sim, uma "ação". Aproveite essa oportunidade, clique e baixe agora!

Guia prático para ser um líder de alta performance

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Estruturação de Sistema de Recursos Humanos, garanta sua vaga!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Estruturação De Sistema De Recursos Humanos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.