CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é uma avaliação de treinamento?
Por que realizar uma avaliação de treinamento?
Como ter uma avaliação de treinamento eficaz?
Quais as 4 principais vantagens da avaliação de treinamento?
Faça junto com a gente a avaliação de treinamentos!
Veja na videoaula o funcionamento da planilha avaliação de desempenho
Entenda a Ferramenta Avaliação de Desempenho
Interpretação dos Resultados
Quer aprender mais?

Descubra o que é avaliação de treinamento e como realizá-la no Excel!

Entenda o que é e como realizar uma avaliação de treinamento no Excel e descubra se o investimento em capacitação está gerando resultados!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra o que é avaliação de treinamento e como realizá-la no Excel!

Você já pensou o quão seria interessante saber a eficácia de treinamentos oferecidos pela sua empresa dados aos funcionários? Isso é possível por meio da avaliação de treinamento!

Mas o que seria essa avaliação de treinamento?

Quer saber mais sobre avaliação de treinamento? Neste artigo você verá:

  • O que é uma avaliação de treinamento?
  • Por que realizar uma avaliação de treinamento?
  • Como ter uma avaliação de treinamento eficaz?
  • Quais as 4 principais vantagens da avaliação de treinamento?
  • Faça junto com a gente a avaliação de treinamento!
  • Veja, na videoaula, o funcionamento da planilha avaliação de treinamento
  • Entenda a Ferramenta Avaliação de Desempenho

O que é uma avaliação de treinamento?

Avaliação de Treinamento é uma ferramenta que possibilita à sua empresa avaliar a eficácia de treinamentos dados aos funcionários.


Ela possibilita avaliar uma grande variedade de informações relacionadas ao treinamento como conteúdo, ministrante, infraestrutura e material, por exemplo, bem como os custos envolvidos em todo o processo. Simples e direto, não é mesmo?


Mas, qual a importância de fazer essa avaliação de treinamentos? Descubra agora!

Por que realizar uma avaliação de treinamento?

Treinamento é uma ação que busca auxiliar o colaborador na execução de atividades, bem como objetiva alinhar as entregas com os objetivos da organização.


Logo, realizar treinamentos é estratégico! E nenhuma empresa quer investir em um treinamento que não esteja gerando retorno, não é mesmo?


Logo, como saber então se o investimento em treinar funcionários está dando resultados? A única forma de descobrir isso é justamente através de uma avaliação do treinamento realizado.


Por isso, continue lendo para aprender a avaliar de forma objetiva a eficácia de treinamentos, por meio de notas obtidas pelos funcionários,pesquisa de satisfação, avaliação dos custos envolvidos e os resultados obtidos.


É importante ressaltar que para cada treinamento deve-se utilizar uma planilha de avaliação de treinamentos, ok?


E então, preparado para ter acesso ao modelo de avaliação de treinamento?

Como ter uma avaliação de treinamento eficaz?

É importante olhar para a avaliação de treinamento como uma ferramenta de gestão. Através dela, é possível ter uma base para o desenvolvimento de competências dos colaboradores de uma empresa.


Por exemplo, é possível, com os dados gerados após uma avaliação de treinamento, identificar quais as principais dificuldades dos colaboradores e personalizar os treinamentos.

Quais as 4 principais vantagens da avaliação de treinamento?

Anteriormente, vimos a importância de realizar uma avaliação de treinamento. Agora, iremos listar as 4 principais vantagens. Confira!

1 - Comprovar a eficácia do programa de treinamento e desenvolvimento

Ao coletar dados que atestam a evolução dos colaboradores, após o treinamento, é possível justificar os investimentos que foram realizados. Isso demonstra que o setor de treinamento e desenvolvimento está trazendo treinamentos que possibilitaram  à empresa alcançar suas metas.

2 - Auxilia na definição das estratégias de treinamento

Com os resultados da avaliação de treinamento, é possível identificar os pontos positivos e os pontos negativos do treinamento. Dessa forma, os próximos treinamentos são selecionados de forma mais assertiva.

3 - Ajuda a reter os colaboradores 

Após uma avaliação de treinamento, é possível identificar o motivo do colaborador não estar tendo bons resultados no programa de treinamento e criar uma solução para melhorar o seu desempenho. Dessa forma, você garante com que o colaborador fique engajado no programa e o conclua.

4 - Aumento na qualidade dos próximos treinamentos

A avaliação de treinamento permite que o setor de treinamento e desenvolvimento recolha feedbacks importantes para a criação de novas estratégias para os próximos programas de treinamento da empresa.

Faça junto com a gente a avaliação de treinamentos!

Para ler o artigo de forma dinâmica, que tal fazer o passo a passo com a gente?


Para facilitar sua vida, estamos disponibilizando uma planilha de avaliação de treinamentos incrível para que você possa colocar todo conhecimento adquirido em prática!


Está esperando o que? Baixe logo a planilha, leia os estudos e aproveite!


Você quer que a sua equipe performe bem? Então invista em educação.

Ao investir na educação, por meio de treinamentos, invista em entender as lacunas que faltam. Ou seja, quais treinamentos sua equipe ainda precisa ter, a qualidade deles e o orçamento necessário para a sua aplicação.

Quer facilidade na hora de planejar tudo isso?

Baixe a nossa planilha gratuita de Avaliação de Treinamentos, coloque suas ideias em prática e veja sua equipe ter uma melhoria em performance!

Planilha de Avaliação de Treinamentos

Veja na videoaula o funcionamento da planilha avaliação de desempenho

Entenda a Ferramenta Avaliação de Desempenho

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo.


Utilize os botões para navegar entre as abas, bastando apenas clicar nos botões que lhe direcionam para a respectiva aba. Ao clicar nas setas localizadas no canto superior esquerdo de cada aba retorna-se à página inicial da avaliação de treinamento.

Avaliação de treinamento

Cadastro de Notas

Esta etapa representada pela aba "Notas" corresponde ao primeiro passo para utilização desta planilha, onde se inserem os nomes dos participantes e suas respectivas notas e avaliações.


Para registro das notas existem duas formas possíveis, que podem ser utilizadas de acordo com o tipo de avaliação que a empresa deseja adotar.


Observe que existem três colunas chamadas pré-avaliação, avaliação 1 e 2.


Caso queira atribuir uma nota inicial para cada participante antes de iniciar o treinamento utilize a coluna pré-avaliação. Esta nota pode ser originada de um teste objetivo ou subjetivo, podendo ser o próprio participante avaliando o seu conhecimento sobre o conteúdo do treinamento. Se julgar que não seja necessário utilizar a pré-avaliação deixe a coluna toda em branco.


As colunas "avaliação 1" e "avaliação 2" são referentes às notas atribuídas ao treinamento.


Caso o treinamento possua alguma avaliação e se deseja atribuir uma nota (objetiva ou subjetiva) só que ao término do treinamento, utiliza-se uma das colunas de avaliação para isto.


Porém, é interessante, neste caso, utilizar a coluna de pré-avaliação também, para que seja possível fazer avaliação da eficácia do treinamento.


A avaliação de treinamento pelo RH é indispensável para ter parâmetro para observar se a empresa teve retorno com a capacitação, ou seja, se o funcionário melhorou nota/desempenho.

Avaliação de Treinamento - Cadastro de notas


Em resumo, podem ser utilizadas uma, duas ou as três colunas de avaliação em um mesmo treinamento. Vai depender do formato de avaliação adotado pela empresa e/ou pelo professor/palestrante do treinamento.


Observe na figura acima que ao lado direito existe uma pequena tabela que resume os dados da tabela à esquerda, expondo o total departicipantes com aproveitamento positivo e as médias de cada avaliação.


Para o cálculo de participantes com aproveitamento positivo, consideram-se os que obtiveram melhoria em comparação com a nota da pré-avaliação, que pode ser observado na coluna Variação Absoluta.


Consideram-se também os participantes que obtiveram média final igual ou superior à nota mínima aceitável (adotada pela empresa). Note que as colorações nas colunas de Variação Absoluta e Média Final alteram conforme as notas para uma melhor visualização.

Pesquisas de Satisfação

Esta etapa da avaliação de treinamento consiste em preencher as respostas de cada participante na planilha, conforme ilustrado abaixo:

Avaliação de Treinamento - Pesquisas de satisfação


A coluna "Participantes" já possui os nomes vindos da aba "Notas", portanto, não necessita ser preenchida.


Os demais campos já possuem as respostas pré-definidas, sendo necessário apenas clicar sobre a célula de interesse e surgirá automaticamente uma seta ao seu lado direito, onde as respostas possíveis podem ser escolhidas. Este procedimento é adotado para cada pergunta e participante, exceto quando algum participante não tiver respondido o questionário.


A coluna de "Comentários" é a única que não possui resposta padronizada, pois é de tema livre e não pode ser quantificada em números na aba "Resultados".

Interpretação dos Resultados

Esta parte da planilha corresponde à aba Resultados, em que se encontram os gráficosem formato de pizza, que resumem as informações cadastradas na Pesquisa de Satisfação. Para cada pergunta há um gráfico, totalizando sete gráficos de resultados.

Avaliação de Treinamentos - Interpretação dos resultados


Para entender melhor os resultados, observe o gráfico a seguir:

Avaliação de desempenho


As interpretações deste e demais gráficos da planilha mostram que do total de participantes que responderam a pesquisa de satisfação da avaliação de treinamento, - ou seja, que estão marcados com SIM na segunda coluna da aba "Satisfação" -, 25% deste total se mostrou estar muito satisfeito com o professor/palestrante, outros 25% estão satisfeitos com o ministrante do treinamento.

A mesma interpretação segue para o item insatisfeito e muito insatisfeito, ambos também como 25% cada.

E então, aprendeu a como fazer um relatório de avaliação de desempenho?

Quer aprender mais?

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Avaliacao De Treinamentos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.