CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

1. Foco é tudo!
2. Pesquise
3. Compare
4. Cheque a empresa
5. Fique de olho na Black Week e Black Month
6. Cuidado com as compras on-line
7. Verifique se a loja possui o selo Black Friday Legal
Cuide das suas finanças pessoais

Confira 7 dicas para aproveitar a Black Friday e conseguir descontos imperdíveis

Veja como economizar ao máximo na Black Friday com as nossas dicas de como comparar os preços entre as lojas para garantir os melhores descontos.

João Henrique
Por: João Henrique
Confira 7 dicas para aproveitar a Black Friday e conseguir descontos imperdíveis

Praticada no Brasil desde meados de 2010, a Black Friday é um evento muito ligado ao varejo e que é marcado pelas compras com grandes descontos em sites e lojas físicas.

Apesar da fama no nosso país, a Black Friday tem origem nos Estados Unidos como uma comemoração do início da temporada de compras natalinas.

Além disso, o momento é marcado por muitas promoções, além de ser aguardado tanto pelo mercado quanto pelos consumidores. Normalmente, as metas são comumente batidas ano após ano.

Como em qualquer evento, há partes boas e ruins. O lado ruim da Black Friday é que existem fraudes, golpes virtuais e compras por impulso, o que leva ao endividamento.

A parte boa é que você pode aproveitar descontos imperdíveis e economizar muito mais seguindo as nossas dicas e orientações. Confira a seguir:

1. Foco é tudo!

Não adianta nada querer o mundo durante a Black Friday. Desse modo, você vai se esquecer de muitas coisas ou comprar o que não quer ou precisa. A principal dica aqui é: tenha planejamento das suas finanças!

Nos dias que antecedem o evento, é importante elaborar uma lista com os itens que você mais necessita ou deseja. Pense nos eventos futuros, como Natal, festas de fim de ano, aniversários e datas comemorativas. A Black Friday sempre é uma ótima oportunidade para economizar.

Além disso, fazer essa lista ajuda a evitar as compras por impulso e a manter o controle perante a tantas ofertas. Confira esse vídeo para entender mais sobre como manter a saúde financeira durante a Black Friday:

2. Pesquise

Existem muitos sites que podem te ajudar na difícil missão de pesquisar os produtos durante a Black Friday. Por meio deles é possível pesquisar o mesmo produto em diversas lojas de uma só vez, para que assim você possa comparar os preços de diversos itens ao mesmo tempo. Separamos para você os principais:

Buscapé

O site Buscapé é um dos pioneiros no segmento e há anos vem ajudando muitos seguidores na difícil missão de encontrar os produtos mais desejados pelos melhores preços.

O serviço é totalmente gratuito e eles contam com uma operação especial para a Black Friday.

Buscapé

Zoom

Outro mecanismo de buscas focado em produtos, muito bem reconhecido e recomendado. Assim, o Zoom vem despontando no mercado e ganhando a preferência de diversos consumidores.

Também tem uma operação especial para a Black Friday, uma parceria com diversos players do segmento varejista brasileiro.

Zoom

Bondfaro

Por último, mas nem de longe o menos útil, o Bondfaro é outro agregador de ofertas muito utilizado por consumidores de todo Brasil e tem um grande histórico de números de buscas durante a Black Friday.

Bondfaro

3. Compare

Uma das melhores funcionalidades desses mecanismos de busca é a comparação de preços. Assim, você consegue encontrar o melhor preço entre os principais varejistas do país.

Um fator muito importante e que influencia totalmente na decisão de compra é o frete. Mesmo que um produto esteja mais barato em uma loja, podem ocorrer mudanças quando calculamos o frete.

4. Cheque a empresa

Não adianta nada comprar o produto pelo melhor preço do mercado se ele não chegar ou vier estragado, por isso é importantíssimo checar as referências do fornecedor. Um dos métodos mais fáceis é buscar a empresa no Reclame Aqui.

Nesse site, as pessoas, além de avaliarem a empresa, registram reclamações sobre as mesmas. Assim, é possível ter uma boa noção sobre a reputação da empresa e aumentar ou diminuir a confiança em comprar aquele produto com eles.

5. Fique de olho na Black Week e Black Month

Pela Black Friday ter ganhado o coração dos brasileiros, muitos varejistas investem na divulgação das promoções e prolongamento das ofertas durante todo o mês de novembro (Black Month) ou durante a semana do evento (Black Week).

O legal disso é que muitas dessas promoções antecedem o dia da Black Friday em si, então é possível aproveitar diversas ofertas por muito mais tempo e que podem até ser melhores.

Além disso, os sites citados acima permitem que você coloque um rastreador em alguns produtos selecionados e assim que surge uma oferta, você é notificado por e-mail.

6. Cuidado com as compras on-line

Até aqui você já entendeu que as lojas, tanto físicas quanto e-commerce, costumam caprichar nas ofertas. Contudo, não é normal se deparar com produtos com descontos absurdos e que estão saindo praticamente “de graça”, não é verdade?

Por isso, desconfie se o preço estiver muito baixo. Muito provavelmente essa oferta é uma isca para que você forneça seus dados financeiros e pessoais para uma armadilha.

Além disso, muitos varejistas sabem que as pessoas aguardam a Black Friday ansiosamente durante o ano para irem às compras. É por isso que eles investem em anúncios e propagandas que parecem conversar diretamente com você.

Contudo, cuidado com o senso de urgência! Repense se você precisa tanto daquele eletrodoméstico que a empresa X disse e está quase te convencendo a comprar.

7. Verifique se a loja possui o selo Black Friday Legal

Já que falamos sobre golpesnas compras on-line, a nossa última dica é: verifique se a loja possui o selo Black Friday Legal.

Esse selo é uma certificação fornecida pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico ao verificar que a empresa está regular perante o CNPJ, endereço e telefone.

Dessa forma, o consumidor fica seguro quanto às práticas das lojas durante a Black Friday que devem incluir descontos reais, cumprimento do Código de Defesa do Consumidor e transparência durante a comunicação.

Cuide das suas finanças pessoais

Como você cuida das suas finanças pessoais?

Sabia que aproximadamente 70% dos brasileiros gastam mais do que recebem? A consequência disso é clara: o endividamento surge em uma bola de neve.

Para que você não faça parte dessa estatística, é importante entender como gerir as próprias finanças e aproveitar com consciência as promoções não só da Black Friday, como também as do ano inteiro.

Preparamos para você um curso completo de Finanças Pessoais!. Com ele você será capaz de aprender sobre diversos conceitos do mundo das finanças, estruturar sua vida financeira, sem que dependa do cheque especial, sair das dívidas, organizar-se com antecedência para declarar seu imposto de renda e manter o controle do dinheiro no seu dia a dia.

Aprenda como transformar a sua vida financeira. Não perca essa oportunidade e se inscreva clicando na imagem abaixo:

Curso Gestão Financeira Pessoal

João Henrique

João Henrique

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção e Revisão de Conteúdo para Web e Copywriting. Trabalhou de 2019 a 2020 na Soluções Consultoria como Consultor, Assessor Financeiro Jurídico e Gerente de Inteligência Comercial. Foi um dos escolhidos para o Summer Job 2020 da B2W Digital, atuando no desenvolvimento do Dashboard de Performance do setor de BI da companhia. Coordenou a equipe de Comunicações do Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção UFV em 2019, onde despertou o interesse por marketing digital. Integrou a Comissão Organizadora do XV Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (EMEPRO), também em 2019. De 2016 a 2018, participou da Atlética das Engenharias UFV como Assessor Administrativo Financeiro e Diretor de Gestão de Pessoas e Qualidade. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Atualmente, atua na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Controle Financeiro Pessoal E Familiar

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.