ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é o blockchain Polkadot?
Quais são as funcionalidades do blockchain Polkadot?
Como o Polkadot pode ser utilizado?
Como adquirir Polkadot?
Saiba mais sobre a Blockchain!

Conheça a Polkadot e porque ela consiste no próximo nível da Blockchain!

Aprenda neste artigo o que é a Polkadot e como ela pretende elevar a Blockchain para outro nível por meio da conexão das Parachains.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça a Polkadot e porque ela consiste no próximo nível da Blockchain!

Muito vem se falando sobre blockchain, criptomoedas, DEFI, finanças, aplicativos e até mesmo organizações descentralizadas. Isso mostra uma limitação ainda existente dentro da blockchain, mas a Polkadot criou a solução!

A Polkadot é uma plataforma de blockchain, de código aberto, responsável pelo desenvolvimento de uma rede de comunicação personalizada e integrada.

Deseja aprender mais sobre esta incrível solução? Continue neste artigo e entenda o fenômeno Polkadot por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é o blockchain Polkadot?
  • Quais são as funcionalidades do blockchain Polkadot?
  • Como o Polkadot pode ser utilizado?
  • Como adquirir Polkadot?
  • Saiba mais sobre a Blockchain!

Vamos à leitura?

O que é o blockchain Polkadot?

A Polkadot é um protocolo open source que proporciona uma rede de comunicação personalizada entre diferentes blockchains e aplicações descentralizadas.

A plataforma foi desenvolvida por Gavin Wood e sua primeira versão foi lançada em agosto de 2020. Wood é uma das principais figuras de criptografia do mundo, elevando a blockchain para um outro nível.

Dessa forma, a Polkadot permite que várias blockchains se comuniquem em uma rede unificada, compartilhando dados entre elas, algo que antes não era possível.

Além disso, a Polkadot foi projetada para ser um ecossistema mais rápido e escalável, fazendo com que aplicativos descentralizados (DApps) rodem na rede e que novas criptomoedas sejam criadas.

Existem algumas outras blockchains que também permitem a execução de aplicativos descentralizados, porém não possuem a vantagem de compatibilidade entre outras redes, como por exemplo: EOSIO EOS, Cosmos ATOM e Ethereum ETH.

As blockchains, em geral, permitem ao usuário muitas funcionalidades, hoje podemos encontrar casos de uso até mesmo em cartórios, na autenticação dos documentos.

O token da sigla DOT representa a criptomoeda utilizada no projeto. Esse token pode ser comercializado por meio das principais corretoras de criptomoedas do mundo.

Achou complexo o tema? Fique calmo, o tópico seguinte irá explicar detalhadamente quais são as funcionalidades da blockchain Polkadot. Bora lá?

Quais são as funcionalidades do blockchain Polkadot?

A tecnologia de blockchain é algo revolucionário, e que ao decorrer do tempo, com o aumento do uso da tecnologia pelas pessoas, foi percebido que a tecnologia sofria de certas limitações.

Um grande exemplo é a incapacidade de se comunicar com diferentes blockchains, algo que o ecossistema Polkadot visa solucionar.

Por meio da interoperabilidade entre as cadeias, a Polkadot garante e facilita a troca de informações e de dados, resultando na criação de aplicativos e de serviços descentralizados.

A Polkadot Dot também está diretamente relacionada com a Web 3.0, a próxima geração da internet. Ela está ligada ao uso de máquinas e de inteligência artificial, com o objetivo de criar aplicativos mais inteligentes e interligados.

Essa conexão permite a captação, o processamento e a interpretação de dados, principalmente daqueles que se dizem a respeito do comportamento do usuário dentro da rede mundial de computadores.

Muitas startups vêm utilizando as blockchains, devido à sua segurança e à sua capacidade de trabalhar dados.

Dessa forma, por meio de técnicas de inteligência artificial e aprendizado de máquina, a web3 foundation visa fornecer aos usuários informações cada vez mais personalizadas e relevantes com base em seu comportamento online.

Como a Polkadot pretende criar uma plataforma que facilite a comunicação entre diferentes sistemas, incluindo aplicativos descentralizados, isso terá um grande impacto nesse campo tecnológico. Para tal, investidores e instituições têm investido fortemente no projeto.

A cadeia principal do Polkadot é chamada de Relay Chain, enquanto as outras blockchains individuais desenvolvidas em seu ecossistema são chamadas de parachains.

BlockChain é um assunto em alta e uma área extremamente promissora no mercado profissional. Mas você tem conhecimento sobre o assunto? Quer dar os primeiros passos?

Então essa é a sua chance!

No nosso Ebook Guia de Carreiras em BlockChain, você aprenderá sobre a tecnologia BlockChain, iniciando nos conceitos mais básicos e indo até as certificações para destacar sua carreira. Está esperando o que?

Clique no botão abaixo e baixe gratuitamente!

Baixe agora o guia carreiras em Blockchain

Parachains

As parachains possuem uma estrutura própria para a sua criação, possuindo um sistema para personalizar a sua criação, sendo ela criptomoedas ou aplicativos descentralizados.

Ao criar uma parachain, ela se conecta à polkadot network e passa a usufruir de todas as suas principais vantagens, da interoperabilidade e da comunicação com todas as outras blockchains.

Por meio dessa inovação, ficou muito mais fácil criar novos produtos que possuem interação entre cadeias (cross chain). Além disso, também permitiu a realização de troca de informações entre blockchains.

Para manter seu funcionamento, a Polkadot possui um sistema para a proteção e validação dos dados que a rede possui. O processo possui validadores para a distribuição das informações entre as parachains.

Mas onde que a criptomoeda da Polkadot entra nessa história toda?

O token nativo da rede criptomoeda da polkadot é o DOT, que funciona exclusivamente para dar suporte dentro da rede, garantindo a segurança das transações e velocidade, semelhante ao que acontece com o token Ether ETH da rede Ethereum.

Este token possui funções que possibilitam o bom funcionamento do sistema, sendo elas o staking e o bonding. Vamos conferir mais a respeito delas no tópico seguinte?

Como o Polkadot pode ser utilizado?

O Staking é uma forma de obter renda passiva de criptomoeda em uma carteira virtual. Isso porque se você mantiver a moeda digital por um tempo, poderá recebê-la ao validar blocos através do proof os take. Usuários com moedas são selecionados aleatoriamente para criar um bloco.

Dentro da rede polkadot existem algumas funções do staking.

A primeira delas é a governança que a pessoa que faz staking de Polkadot recebe, ou seja, através dela, os investidores podem votar e participar nas decisões do projeto.

A segunda consiste em garantir que a rede funcione em consenso e que a comunidade siga o projeto.

A terceira e principal é conhecida como bonding. Para que as parachains se conectem à rede principal é necessário que ocorra o bonding. Durante todo o processo de conexão, o token DOT fica bloqueado por um período de tempo até que o bonding termine.

Como adquirir Polkadot?

Hoje em dia, ficou muito fácil adquirir Polkadot, o processo todo pode ser feito através de corretoras especializadas em criptomoedas.

Basta se cadastrar em alguma delas, como por exemplo a Binance ou a Crypto.com, fazer o depósito da moeda convencional (BRL) e comprar o token DOT.

Algumas corretoras não permitem a compra direta de DOT com o real, porém basta converter a moeda para Bitcoin BTC ou para outras criptomoedas que permitem realizar a troca para o DOT.

Saiba mais sobre a Blockchain!

Quer dar um salto na sua carreira e se preparar para as Certificações Blockchain Foundation e Essentials da EXIN? Então esse é o curso certo pra você!

Com essa formação você irá aprender os conceitos básicos de blockchain! Assim como, quais as principais áreas de aplicação, conceitos de criptografia, chaves públicas e privadas, hashes e algoritmos de consenso.

Além disso, o curso Preparatório para as Certificações Blockchain Foundation e Essentials da EXIN oferece cases de aplicação, questões comentadas, simulados para você se preparar para o exame de certificação e se destacar no mercado de trabalho!

Não perca a chance de se preparar para uma das certificações mais conhecidas no mercado, se inscreva agora no curso Preparatório para as Certificações Blockchain Foundation e Essentials da EXIN!!


Preparatório para Certificação Blockchain Foundation e Essentials EXIN

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.